Seminário “Gas Release: a solução para aumentar a competitividade no mercado de gás natural”

Evento realizado pela Abrace, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), tornou público o estudo “Gas Release Para o Mercado Brasileiro de Gás Natural”, elaborado pela consultoria internacional The Brattle Group. O seminário, promovido em 15 de março, contou com a participação de representantes do governo e de diversas entidades que debateram sobre a promoção da desconcentração do mercado de gás no Brasil, por meio de uma modelagem para o programa de gas relese, o qual pode garantir mais competitividade ao setor.

Na abertura do evento, o presidente da Abrace, Paulo Pedrosa, a diretora de relações institucionais da CNI, Mônica Messenberg, diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Daniel Maia, e o diretor do departamento de gás natural no Ministério de Minas e Energia (MME), Artur Watt, iniciaram as discussões, apontando o potencial do Brasil no setor de gás natural.

Em seguida, Carlos Lapuerta da consultoria The Brattle Group apresentou os detalhes do estudo, trazendo experiências internacionais e propostas direcionadas ao Brasil. Entre as conclusões, o documento aponta que para que o Brasil chegue num nível adequado de competição e atratividade de investimentos no setor de gás natural, é preciso que a Petrobras deixe de ter os 90% de participação que tem hoje e chegue a algo em torno de 25%, nos próximos cinco anos. Saiba mais sobre o estudo aqui.

A programação seguiu com o debate técnico entre representantes da Abrace, Firjan, Abpip, ANP e MDIC, que apontaram caminhos e perspectivas para o mercado de gás no Brasil. Para assistir ao evento na íntegra, clique aqui.

Confira a seguir a galeria de fotos:

Créditos/Foto: Raphael Padilha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *