Parcerias

Fórum das Associações Empresariais Pró Desenvolvimento do Mercado de Gás Natural – Fórum do Gás

O Fórum do Gás iniciou suas atividades no inicio de 2012 com o objetivo de discutir e propor medidas de estímulo ao setor. buscando expandir. diversificar a oferta e elevar a competitividade do gás natural no País.

O grupo congrega 18 associações empresariais que atuam em diversos segmentos da cadeia: consumo industrial e térmico. comercialização, distribuição, autoprodução, cogeração e produção. A ABRACE atua no Fórum na função de coordenadora e responsável pelos trabalhos técnicos.

União Pela Energia

O movimento União pela Energia, criado em 2021, reúne mais de 70 associações e federações do setor produtivo que acompanham e contribuem com a formulação de politicas públicas voltadas ao setor energético brasileiro. A ABRACE é uma das entidades coordenadoras do grupo e atua como porta-voz do movimento,

Frente Nacional dos Consumidores de Energia

Pela primeira vez, os consumidores se articulam para participar ativamente das discussões sobre o futuro do Setor Elétrico Brasileiro (SEB). Entidades e associações de defesa do consumidor estão juntas na Frente Nacional dos Consumidores de Energia desde 2022. A ABRACE é uma das instituições que coordenam os trabalhos técnicos do grupo.

Fórum de Associações do Setor Elétrico – FASE

O Fórum das Associações do Setor Elétrico (FASE) teve início em 2013 com o objetivo de facilitar a interlocução com órgãos de governo e com o Congresso Nacional. Hoje, o grupo congrega 27 associações representativas dos segmentos de geração. transmissão, distribuição, comercialização e consumo de energia, entre elas a ABRACE

Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Elétrico – FMASE

Fundado em 2011, o FMASE objetiva discutir e apresentar sugestões técnicas e regulatórias socioambientais do setor aos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e à organizações ligadas à governança setorial, além de contribuir para a promoção do equilíbrio entre as necessidades de desenvolvimento e preservação do meio ambiente sob a ótica do desenvolvimento sustentável. A ABRACE é uma das entidades associadas ao Fórum.

Conselho Superior de Infraestrutura – Coinfra/Fiesp

A Fiesp promove a permanente interação das entidades com o tema da infraestrutura, acompanhando o desenvolvimento das iniciativas e posições da Federação, contribuindo para o diálogo com os demais segmentos da classe empresarial e da sociedade em geral. A ABRACE ocupa a posição de membro do Conselho e atua como coordenadora do GT de Energia, fórum de discussões sobre o setor dentro do Coinfra.

Conselho de Infraestrutura – Coinfra/CNI

O Coinfra da CNI tem como atribuições defender os interesses da indústria nos diversos setores de infraestrutura, transporte de cargas e portos, energia (elétrica, petróleo e gás, dentre outras), saneamento básico e telecomunicações; contribuir para o aprimoramento e implementação de ações que possam aumentar a eficiência da infraestrutura; e desenvolver ações para reduzir o preço e aumentar a oferta de serviços de infraestrutura para a indústria nacional. A ABRACE é uma das entidades participantes do Conselho.

Programa Aliança

Reduzir o custo da energia para a indústria brasileira é o objetivo primeiro do Programa Aliança, um projeto que incentiva ações de eficiência energética no setor produtivo com vistas a fomentar a competitividade no País. A iniciativa reúne a ABRACE, Eletrobras e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O programa oportuniza uma parceria voluntária entre a indústria energo-intensiva e a CNI, com apoio de órgãos governamentais e institucionais. A ABRACE atua como facilitadora do processo, intermediando as conversas com as indústrias associadas. Sob os pilares da eficiência energética, sustentabilidade e produtividade, o Programa oferece aporte financeiro, um time de especialistas, ferramentas tecnológicas, treinamentos e metodologia de trabalho às empresas participantes.