Workshop da ABRACE reúne 130 pessoas em São Paulo

A ABRACE promoveu, nos dias 21 e 22 de outubro em São Paulo, o Workshop “Desvendando os setores de energia elétrica e gás natural”. Destinado a profissionais de todas as áreas do setor produtivo e da área associativa, o curso visa contribuir para uma maior compreensão do setor e dos temas em debate para profissionais que indiretamente atuam na área, seja nas questões jurídicas ou tributárias, nas relações comerciais ou governamentais. Representantes das empresas associadas da ABRACE, membros de associações de setores industriais, profissionais da Confederação Nacional da Indústria, entre outros, aprenderam com a equipe técnica da ABRACE como funciona o setor de energia elétrica, os desafios de modernização no cenário brasileiro. No setor de gás natural, o desenho de mercado e a transição pela qual o Brasil passam atualmente foram parte do curso, que abordou a legislação e os caminhos da cadeia produtiva do gás natural, da produção à distribuição.

Conheça os palestrantes da ABRACE:

  • Paulo Pedrosa, presidente da associação, Engenheiro  com mais de 30 anos de atuação no setor de energia elétrica e gás natural, foi Ministro Interino de Minas e Energia, presidente de associações do setor elétrico, conselheiro de empresas de distribuição, de Itaipu e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Diretor da Aneel. Percorreu várias entidades e empresas do setor privado, nas áreas de distribuição, comercialização e geração de energia elétrica. Possui graduação pela Universidade de Brasília (UnB) e especialização em turbinas hidráulicas e projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), além de MBA pela Fundação Instituto de Administração (FIA-USP).
  • Fillipe Soares, diretor técnico, ex-membro dos conselhos da Abrace e da Abiape – Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia. Fillipe é Engenheiro Eletricista, formado pela Universidade Mackenzie, de São Paulo. Possui  Mestrado e Doutorado pela Escola Politécnica da USP e atua no setor energético e associativo há mais de 15 anos. Foi gerente de energia da Alcoa durante oito anos. Antes, trabalhou na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), como especialista em desenvolvimento de mercado, atuou em duas usinas hidrelétricas, como diretor e membro do Conselho de Administração.
  • Aline Bagesteiro, Gerente Jurídica e de Gestão da ABRACE há 12 anos, Aline é formada em Direito pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Foi assessora da Consultoria Jurídica do Ministério de Minas e Energia por quatro anos, antes de chegar à associação, onde acompanha toda a legislação e os aspectos regulatórios que determinam os setores de energia elétrica e gás natural.
  • Victor Hugo Iocca, coordenador técnico da equipe de energia elétrica da ABRACE, trabalha na associação há quase 10 anos. Victor é Engenheiro Eletricista formado pela Universidade de Brasília (UnB), possui especialização em regulação pelo European University Institute e MBA em Economia e Gestão Empresarial pela Escola de Negócios da UFRJ (Coppead).
  • Adrianno Lorenzon, coordenador técnico da equipe de gás natural da ABRACE  desde 2017. Antes, trabalhou durante 6 anos com gestão e aquisição de energia em indústria no Espírito Santo. Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo, possui MBA em Economia de Energia pela UFRJ e especialização em mercado e regulação de gás natural pelo European University Institute.
  • Juliana Rodrigues, Especialista em Energia na ABRACE há quatro anos. Juliana é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi analista de mercado da Vale e trabalhou no MInistério da Fazenda, durante dois anos, realizando análise econômica de mercados e práticas limitadoras da livre concorrência.

Outros membros da equipe ABRACE, como a Diretora de Relações Institucionais, Daniela Coutinho, o assessor jurídico Matheus Prado, as especialistas em energia elétrica Natália Seyko Aoyama e de gás natural Karoline Martins Cabral e a trainee de Relações Institucionais e Comunicação Beatriz Freire acompanharam os dois dias de workshop

O curso foi de iniciativa da ABRACE com o apoio das comercializadoras Stima Energia e Esfera Energia e do escritório de advocacia Julião Coelho. A MegaWhat Inteligência em Energia patrocinou o encontro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *