Vozes da Energia: Os caminhos para a descarbonização

O Vozes da Energia de número 7 traz para uma conversa a coordenadora da Iniciativa de Descarbonização da Indústria do Instituto Clima Sociedade (ICS), Victoria Santos. No bate-papo conduzido pelo presidente da Abrace Energia, Paulo Pedrosa, ela fala sobre a atuação do ICS e as iniciativas para a neo-industrialização, além de experiências de outros países em relação à transição energética e as oportunidades para o Brasil.

Em uma perspectiva global, algumas nações já estão se movimentando no sentido de incentivar projetos sustentáveis, com baixa emissão, e fontes renováveis. Esse é o caso de países como Estados Unidos e a China, que têm programas financiados pelo governo. No entanto, de acordo com Victoria, o Brasil ainda não alcançou este patamar. “O Brasil está um pouco atrasado nisso, mas eu acho que tem uma capacidade de fazer o que é chave, de dar o salto e de ter um papel preponderante também nessa agenda”, afirma. Segundo ela, é possível dar uma resposta com velocidade se foram aproveitadas as oportunidades do país, a partir das fontes energéticas e pela capacidade humana e tecnológica construída.

A partir de sua experiência internacional na Alemanha, França, Holanda e Coreia do Sul, Victoria, conclui que é imprescindível que cada país olhe para a sua realidade, entendendo suas capacidades e lacunas. “O Brasil precisa olhar para si e dar a sua resposta e sua mensagem para o mundo. A gente precisa construir esse posicionamento”, reitera. Assim, pode-se trazer um desenvolvimento que também inclua a sociedade.

E a oportunidade está no setor siderúrgico, campo que tem a maior capacidade de alavancagem climática. Globalmente, o setor é responsável por cerca de 8 a 9% das emissões de gases de efeito estufa. No Brasil, esse número corresponde a 4% das emissões de todo o país. Ou seja, a descarbonização da produção do aço é um ponto central a ser pautado como case e banchmarking para a indústria. “A gente começa o principal impacto do Brasil na indústria pesada, sendo puxada pela indústria de siderurgia, que também é uma indústria altamente internacionalizada”, conclui.

Victoria Santos também falou sobre eólica offshore, biogás, preço da energia, contratação de termelétricas, inclusão social, diversidade, inovação tecnológica e muito mais! Veja a seguir o episódio #7 do Vozes da Energia:

Sobre o Vozes da Energia

O programa Vozes da Energia apresenta, em transmissão ao vivo pelas redes sociais da Abrace, alguns dos principais nomes da energia para aprofundar temas importantes do setor, debater novas ideias, discutir soluções e trocar informações. Acompanhe todas as edições pelo Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *