Vozes da Energia: O papel do Brasil na transição

A Abrace recebe no terceiro episódio do Vozes da Energia, a presidente da ABEEólica, Elbia Gannoum, para uma conversa sobre a agenda do Brasil na transição energética. Paulo Pedrosa, presidente da Abrace, conduz o bate-papo, que traz para o debate temas como hidrogênio verde, competitividade da indústria e diversidade no setor de energia.

Na entrevista, Elbia inicia seu posicionamento a partir de um cenário internacional, que já vem discutindo a transição energética e tem o anseio em zerar as emissões de carbono até 2050. Para isso, os países já priorizam o avanço tecnológico das energias renováveis e essa onda de investimentos favorece também as nações com o potencial de agregar em geração de energia limpa. “O Brasil é uma grande potência energética de combustíveis fósseis, mas também uma grande potência de recursos renováveis para produção de energia e tem um potencial de liderar essa transição energética, de se colocar como um país que pode trazer soluções energéticas numa quantidade abundante e competitiva”, pondera a presidente da ABEEólica.

Nesse sentido, muito tem se falado da revolução que o hidrogênio verde pode trazer para as economias e o Brasil tem a oportunidade de reindustrializar o país a partir da energia. É preciso, no entanto, que o País transforme a vantagem comparativa em vantagem competitiva. Além disso, de acordo com Elbia, é importante que haja um posicionamento por meio do governo federal, mostrando o interesse e a intenção de colocar o Brasil neste cenário internacional de mudanças climáticas e transição energética.

A indústria já está caminhando nessa direção e tem percebido o valor da competitividade dos produtos sendo impactados pelo investimento em sustentabilidade. Porém, essa trajetória tem grandes desafios, e um deles é o custo da energia. O Brasil é uma economia que produz energia barata e entrega uma energia muito cara para o consumidor. “Nós precisamos trabalhar, e nós já discutimos isso há anos, no sentido de modificar essa equação, porque essa equação onera muito o consumidor e onera muito a indústria, que tem que competir com outros países lá fora”, argumenta Elbia.

Para encerrar o episódio, Paulo Pedrosa resgata a temática da diversidade no setor de energia. Segundo Elbia, a diversidade, especialmente relacionada à questão de gênero, vem sendo discutida no setor há algum tempo e já vê resultados, com o aumento da participação feminina nesta área, apesar de em números ainda tímidos. Mas esse é um movimento crescente e é papel das empresas e das associações trazer esse debate para o centro das discussões e participar ativamente do fomento a esta pauta.

Elbia Gannoum também falou sobre eólicas offshore, cenário internacional, o potencial do Brasil e muito mais! Veja a seguir o episódio #3 do Vozes da Energia:

Sobre o Vozes da Energia

O programa Vozes da Energia apresenta, em transmissão ao vivo pelas redes sociais da Abrace, alguns dos principais nomes da energia para aprofundar temas importantes do setor, debater novas ideias, discutir soluções e trocar informações. Acompanhe todas as edições pelo Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *