Vozes da Energia: Lei do Gás e o futuro do mercado

Vigente há dois anos, a Nova Lei do Gás estabelece um novo marco para o setor de gás natural no Brasil, com o objetivo de aumentar a concorrência no mercado, atraindo novos investidores e, consequentemente, reduzindo os custos de produção e o preço final do insumo para o consumidor. A diretora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Symone Araújo, participou ativamente na construção do texto e detalha o histórico da Lei na nona edição do Vozes da Energia. No bate-papo, Symone também aborda a utilização do gás do Pré-sal para a reindustrialização e descarbonização da produção, a importância da diversificação do mercado de gás e da diversidade no setor de energia.

A entrevista tem início a partir de um panorama geral do processo histórico de introdução do gás natural no Brasil, desde estudos técnicos até programas de fomento. Symone compara a realidade brasileira com outros países do mundo, e lembra que, apesar de o País ter iniciado esse processo posteriormente, já podem ser observados diversos avanços e oportunidades. Quanto ao futuro, o gás natural tem um papel relevante para a descarbonização da indústria e para a reindustrialização. Para Symone, o insumo é fundamental na busca pela sustentabilidade. “Se eu não acreditasse que o gás é o combustível da transição, […] então eu não estava aqui, porque eu não faço o que eu não acredito”, afirma a diretora da ANP.

Recentemente, observou-se certo conflito nos discursos do ministro  do Ministério de Minas e Energia e do presidente da Petrobras a respeito da reinjeção do gás natural. Para a Abrace, essa polarização é positiva, uma vez que cada agente está cumprindo com o seu papel, seja construindo um projeto de desenvolvimento com base em política pública, seja com uma visão voltada para o mercado. No entanto, a Associação defende que é fundamental que a ANP, como órgão regulador, deve avaliar e definir o real potencial do Brasil em relação à oferta de gás natural. Symone compartilha a visão da Abrace e afirma que é papel da Agência fazer a regulação na hora certa, de maneira célebre, eficiente, produtiva e transparente. “Então, pensando nisso, significa que nós, reguladores, temos que ter bom senso, nós temos que buscar a isonomia, a justiça nas nossas decisões. Mas no caso do gás, a gente tem a clareza da importância dessa agenda regulatória”, diz.

Symone Araújo também falou sobre concessões, gas release, diversidade e muito mais! Veja a seguir o episódio #9 do Vozes da Energia:

Sobre o Vozes da Energia

O programa Vozes da Energia apresenta, em transmissão ao vivo pelas redes sociais da Abrace, alguns dos principais nomes da energia para aprofundar temas importantes do setor, debater novas ideias, discutir soluções e trocar informações. Acompanhe todas as edições pelo Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *