Vozes da Energia: Conheça a Frente Nacional dos Consumidores de Energia

O Vozes da Energia da última semana contou com a participação de Luiz Eduardo Barata, presidente da Frente Nacional dos Consumidores de Energia. O grupo congrega entidades e associações que defendem os interesses dos consumidores, em especial sobre temas relacionados à energia. No bate-papo, conduzido pelo presidente da Abrace, Paulo Pedrosa, Barata comenta sobre a origem e as pautas prioritárias da Frente.

Ao longo da entrevista, foi pontuado que o setor de energia conta com diversas entidades representativas das mais variadas etapas da cadeia. Os consumidores, porém, não contavam com uma organização formal que reunisse desde o consumidor industrial, até o de baixa renda. “[A Frente] nasce da tomada de consciência de entidades que já há algum tempo defendiam os interesses dos consumidores, mas, eu diria, de forma desagregada”, conta Barata.

O custo da energia é a pauta de maior destaque na atuação da Frente dos Consumidores. A mobilização dos agentes integrantes do grupo vai no sentido de trabalhar para que movimentos que visam aumentar o preço não encontrem espaço nas discussões, sem antes ouvir o lado do consumidor. “Nós sabemos que o Brasil tem condições de ter uma das energias mais baratas, se não a mais barata do mundo. Isso decorre do fato de termos uma matriz de produção de energia diversificada e calcada em cima daquelas fontes de custo mais barato”, defende o presidente da Frente. Além disso, a entidade marca presença em discussões no Congresso Nacional, a exemplo do PDL365/22 e do PL2703/22.

No sentido de mapear e entender as decisões e resultados em projetos que tratam sobre energia no parlamento, Barata anuncia que a Frente dos Consumidores irá lançar um ranking. A lista será lançada ainda em outubro de 2023 e apresentará uma avaliação dos congressistas, evidenciando aqueles que têm defendido os interesses dos consumidores.

Luiz Eduardo Barata também falou sobre Angra 3, Itaipu, apagão, modernização do setor elétrico e muito mais! Veja a seguir o episódio #11 do Vozes da Energia:

Sobre o Vozes da Energia

O programa Vozes da Energia apresenta, em transmissão ao vivo pelas redes sociais da Abrace, alguns dos principais nomes da energia para aprofundar temas importantes do setor, debater novas ideias, discutir soluções e trocar informações. Acompanhe todas as edições pelo Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *