Vozes da Energia: Aquecimento global e potencial para o mercado de carbono

A sexta edição do Vozes da Energia, exibida pelo perfil da Abrace no Youtube em 27 de abril, contou com a participação de Rafael Kelman, diretor-executivo da PSR. Na conversa, conduzida pelo presidente da Associação, Paulo Pedrosa, foram discutidas questões relacionadas à energia e ao clima, tais como aquecimento global, transição energética, investimento em estratégias nacionais de proteção e atração de cadeias produtivas e a geração de créditos de carbono.

Começando o bate-papo no campo do clima, Kelman aponta que a ciência ainda tem dúvidas sobre o que pode acontecer com relação ao aquecimento global e como essa realidade pode impactar a população. No entanto, o consenso é de que haverá uma ocorrência de eventos extremos mais frequentes, fato que já pode ser observado ao redor do mundo por meio de eventos como furacões. E é a partir desse ponto de vista que as nações estão buscando agir, priorizando fontes renováveis e reduzindo emissões.

Para alcançar esse patamar, diversos países têm investindo em programas de subsídios, a fim de incentivar o uso da energia renovável e promover investimentos em áreas como o hidrogênio verde e o mercado de carbono. Segundo Kelman, o Brasil também está observando este cenário e já começa a dar os primeiros passos. No entanto, ele pondera que o País está em uma situação frágil, que é aproveitada no comércio internacional. “Nós vamos rastrear os produtos brasileiros, nós queremos rastrear de onde vem o bife, de onde vem a soja, de onde vem o café e se junto desse produto tem algum desmatamento associado. Então, nós estamos na posição hoje meio frágil, que a gente tem que reverter essa visão”, afirma o diretor-executivo da PSR.

Nesse sentido, é importante que o Brasil atue com paciência, a fim de analisar até que ponto vale à pena acelerar o passo para acompanhar outras nações, tendo em em vista as características únicas do Pais, que já tem uma matriz elétrica limpa, além de abundância de vento, sol e água. Kelman lembra ainda da necessidade de melhorar a forma como o Brasil é visto internacionalmente. “O Brasil tem que fazer um trabalho grande para melhorar a sua imagem internacional. E aí, num segundo momento, a alavancagem em cima de tudo isso que o mundo vai querer, que a gente pode resumir de uma maneira mais ampla em produtos de baixo carbono que podemos oferecer”, diz.

Rafael Kelman também falou sobre hidrogênio verde, indústria verde, gás natural, biocombustíveis, mercado de carbono e muito mais! Veja a seguir o episódio #6 do Vozes da Energia:

Sobre o Vozes da Energia

O programa Vozes da Energia apresenta, em transmissão ao vivo pelas redes sociais da Abrace, alguns dos principais nomes da energia para aprofundar temas importantes do setor, debater novas ideias, discutir soluções e trocar informações. Acompanhe todas as edições pelo Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *