Seminário dá voz aos consumidores de energia

A Frente Nacional dos Consumidores de Energia e o Instituto dos Consumidores de Energia (ICEN) promoveram na última semana o 1º Seminário Nacional dos Consumidores de Energia, em Brasília. O evento uniu todos os representantes dos consumidores, desde o baixa renda até o grande industrial. A Abrace teve a oportunidade de fazer parte desse movimento, participando de dois painéis de debate, levando o posicionamento da Associação para a mesa. Também estiveram presentes e contribuíram com as discussões profissionais da Aneel, MME, MMA, MDIC, ONS e EPE, além de parlamentares do Congresso Nacional.

No primeiro painel, “Uma Conta que não para de Subir”, o presidente da Associação Paulo Pedrosa lembrou do peso da energia para a economia e para o dia a dia dos brasileiros. Além disso, reforçou que ter energia limpa, barata e segura e produzir ‘produtos verdes’, é a grande vocação do Brasil. “Não se trata de exportar hidrogênio verde para descarbonizar a indústria da Europa, mas, sim, exportar aço verde, gerando emprego e desenvolvimento no país”, afirma.

Em seguida, o diretor de energia elétrica, Victor Iocca, participou do painel “Políticas Públicas e Energia: Atuação do Executivo e Legislativo”. Em sua fala, enfatizou que o custo da energia vai além da conta de luz e está presente em todos os produtos e serviços consumidos. Afirmou, ainda, que se o Brasil tivesse condições de oferecer uma energia competitiva, teríamos a capacidade de gerar pelo menos sete milhões de empregos diretos. “São pequenos movimentos, pequenas atitudes, que podem ser corrigidos e diminuir um pouco essa conta de R$350 bilhões [de faturamento do setor elétrico], trazendo desenvolvimento e alavancando a nossa economia”, finalizou.

Confira a seguir o evento na íntegra:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *