Ranking incentiva melhorias regulatórias estaduais para a efetiva abertura do mercado livre de gás

Por Natália Seyko

No dia 26 de março, foi lançado o Ranking do Mercado Livre de Gás – RELIVRE, projeto que agregou as associações representativas de grandes consumidores industriais (ABRACE) e de produtores (ABPIP e IBP), com o objetivo basilar de incentivar melhorias regulatórias nos estados, com vistas a promover a efetiva abertura do mercado livre, apontando sugestões de melhorias nos normativos.

O RELIVRE representa uma evolução do Ranking elaborado inicialmente pela ABRACE, aprimorado com o olhar de outros agentes da cadeia do gás, além do consumidor. Quanto ao seu efeito comunicativo, considerado um dos pontos fortes da ferramenta, que é o de transformar os diversos aspectos subjetivos das normas regulatórias do gás em termos objetivos por pontuações, foi mantido. A sua lógica de construção por aplicação de pesos foi preservada, alterando-se, basicamente, a composição dos itens de avaliação e os seus respectivos pesos. Em termos comparativos, no Ranking ABRACE tínhamos um total de 18 itens de avalição. Após a sua reformulação, passou-se para 37 itens, agregados em quatro grupos temáticos: isonomia de tratamento entre consumidores cativos e livres, facilidade de migração, comercialização e desverticalização.

Diante dessa reformulação, houve uma mudança nas colocações dos estados avaliados, dada principalmente por conta da consideração de aspectos regulatórios antes não considerados. Temas como desverticalização, por exemplo, passaram a ser incorporado após a atualização do Ranking.

[…]

Artigo foi publicado na Revista The Winners, em 18/04/2023

“Este conteúdo foi produzido, editado e publicado pela The Winners Prime Leaders Magazine, cedido para reprodução.”

Para conferir a íntegra, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *