Programa Aliança 2.0: transformação que reduz custos

Reduzir o custo da energia para a indústria brasileira é o objetivo primeiro do Programa Aliança 2.0, um projeto que incentiva ações de eficiência energética no setor produtivo com vistas a fomentar a competitividade no País. A iniciativa reúne a ABRACE, Eletrobras e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Na prática, o Aliança 2.0 oportuniza uma parceria voluntária entre a indústria energo-intensiva e a CNI, com apoio de órgãos governamentais e institucionais. A ABRACE atua como facilitadora do processo, intermediando as conversas com as indústrias associadas. Sob os pilares da eficiência energética, sustentabilidade e produtividade, o Programa oferece aporte financeiro, um time de especialistas, ferramentas tecnológicas, treinamentos e metodologia de trabalho às empresas participantes. 

Ao longo de quatro anos, a projeção de investimento é de R$20 milhões destinados ao desenvolvimento de projetos de eficiência energética em 24 indústrias eletrointensivas. A ABRACE vem promovendo uma série de reuniões com as empresas associadas com a finalidade de detalhar o Programa, esclarecer as etapas e a metodologia – que consiste em racionalizar o consumo de energia nos processos de produção. 

Esta é a segunda fase do Programa Aliança. Na primeira, que teve início em 2017 e foi concluída no segundo semestre de 2020, foram atendidas doze plantas industriais de diversos setores. A maioria dos projetos executados nessa fase contou com a otimização de processos, sem o custo de troca de equipamentos. O resultado foi uma economia de mais de 175 GWh e R$120 milhões de custo evitado

Quer saber mais sobre o Programa Aliança 2.0? Acesse o site aqui ou entre em contato com a ABRACE (abrace@abrace.org.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *