O preço da energia e seu impacto na vida das famílias

Por Fernando Teixeirense

O setor elétrico está vivendo um momento singular com a criação de uma frente com representantes de todos os consumidores de energia, desde os de baixa renda até a grande indústria. Trata-se da Frente Nacional dos Consumidores de Energia, movimento que teve início há pouco mais de um ano, tomou forma e virou realidade com a recente realização do primeiro seminário nacional do grupo, em Brasília.

Foi a primeira vez em que todos os representantes dos consumidores de energia do país estiveram reunidos com tomadores de decisão para debater a participação de quem paga a conta. Historicamente, os debates sobre energia no Brasil sempre foram carregados com a narrativa pró-consumidor —embora a prática aplicada sempre tenha sido em desfavor dele.

O que se vê ainda são as velhas práticas, num amontoado de decisões, no Legislativo, no Executivo e, pasmem, até no Tribunal de Contas de União, que trazem mais custos aos consumidores brasileiros, levando o preço da energia a níveis estratosféricos, o que tem representado um alto peso no orçamento das famílias e um fator que reduz a competitividade da indústria nacional.

[…]

Este artigo foi publicado na Folha de S. Paulo, em 24/10/2023

Para conferir a íntegra, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *