Nota à imprensa: Redução Voluntária de Demanda | Consulta Pública

A Consulta Pública nº 114/2021 do MME traz uma nova ferramenta para o ONS garantir a segurança de atendimento à carga. O movimento vem sendo defendido pela Abrace e é mais uma alternativa para o Setor Elétrico a custos menores do que as soluções de aumento da oferta que vem sendo adotadas. O objetivo é uma redução voluntária de demanda de energia elétrica – RVD em linha com as diretrizes do atual programa piloto de Resposta da Demanda.

A Portaria discutida nesta CP é uma proposta simplificada do Projeto Piloto de reação da demanda vigente. Alguns detalhes ainda precisam ser esclarecidos, como a referência do consumo que será utilizado para aferir a redução. Também temos alguma atenção com a barreira para participação com um volume mínimo de 30MW médios, que pode reduzir a adesão ao programa.

Esse é um processo que precisa de tempo e adaptação. Tanto do lado do MME, ONS e da CCEE, quanto pelo lado da indústria, que terá que ajustar procedimentos e calcular todos os custos envolvidos na operação e os impactos em suas linhas de produção e mercados.

Há uma previsão de esgotamento de recursos para o atendimento à ponta em outubro e novembro. O acionamento de programas de desligamento compulsório preocupa muito a indústria, em razão do potencial de interromper a produção com consequências que vão muito além do próprio desligamento

A Abrace está trabalhando nos seus Grupos Técnicos para apresentar sugestões à Consulta Pública, para que o processo seja o mais ágil possível e com o menor custo para o sistema. Já estamos antecipando as discussões para acelerar o aprendizado por parte das indústrias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *