NOTA À IMPRENSA: Compra da Gaspetro pela Compass não é melhor caminho para o setor

A ABRACE tem mantido intenso e contínuo debate entre seus associados, acadêmicos, profissionais do setor e associações representativas do setor de gás natural. Compartilha da visão de muitos no sentido de que a decisão do CADE, que aprovou hoje a compra da Gaspetro pela Compass, não contribui para um cenário ideal de competitividade no mercado de gás natural no Brasil, indo contra com a visão de um mercado nacional diverso, desverticalizado e competitivo que corresponda às diretrizes aprovadas pelo Congresso Nacional na Lei do Gás.

Além disso, recentes movimentos no âmbito da ANP para flexibilizar sua competência de legislar sobre gasodutos de transporte trazem preocupação sobre os desdobramentos da Lei 14.134/21 e parecem apontar um caminho inverso ao da livre concorrência, que maximizaria os resultados do mercado de gás para a economia nacional.

A ABRACE vai avaliar com seus associados e associações parceiras as melhores alternativas para continuar trabalhando pelo desenvolvimento do mercados e gás no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *