Lançamento do Ranking do Mercado Livre de Gás (RELIVRE)

A Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e a Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo e Gás (Abpip) lançam ferramenta interativa com o intuito de acompanhar as normas estaduais referentes à abertura do mercado livre de gás natural no Brasil. A plataforma, intitulada Ranking do Mercado Livre de Gás (RELIVRE), foi apresentada ao setor e à imprensa em evento realizado no Rio de Janeiro, em 23 de março.

O RELIVRE é um aprimoramento do ranking anterior criado pela Abrace. A nova versão conta com o desenvolvimento de diversos itens, em uma iniciativa conjunta com a Abpip e o IBP. O objetivo é trazer uma visão mais ampla e completa, envolvendo produtores e grandes consumidores de gás, sobre os regramentos estaduais de abertura de mercado. A partir do ranking é possível identificar os estados com as melhores práticas regulatórias, além de apontar potenciais oportunidades de melhoria e contribuir com a consolidação do processo de transformação da abertura do setor de gás natural.

Ao todo, o ranking contempla 37 itens regulatórios para classificar os avanços da legislação e regulação em cada unidade federativa. O resultado do estudo pode ser conferido no site relivre.com.br.

Veja a seguir como foi o lançamento:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *