Evento na Câmara dos Deputados discute o funcionamento do setor elétrico

O setor elétrico carrega o estigma de complexidade para aqueles que não convivem com o assunto rotineiramente. Para contrapor essa constatação, a Abrace promoveu, em 7 de dezembro, o Workshop Parlamentar “Funcionamento do setor elétrico brasileiro e sua plataforma legal e regulatória”, com palestra do presidente da PSR, Luiz Barroso. O objetivo foi aproximar o tema do parlamento e debater ideias e soluções, em um evento direcionado aos consultores legislativos e assessores parlamentares.

Na oportunidade, Barroso detalhou o impacto da energia no dia a dia das pessoas e como as decisões tomadas pelo Congresso são fundamentais para o setor. Ao longo da palestra apresentou um panorama geral, com a composição da matriz elétrica brasileira e com uma comparação das políticas públicas internacionais voltadas ao incentivo de tecnologias de baixo carbono. Segundo ele, a maior vantagem do Brasil é também sua maior vulnerabilidade, uma vez que 80% da matriz é hidroelétrica, e, por sua vez, dependente do clima. “No que diz respeito á mitigação o Brasil está na frente, mas quanto à adaptação, ainda temos que avançar”, completa.

Outros temas específicos como o empoderamento do consumidor – com a abertura de mercado e dispositivos de resposta da demanda -, modernização do setor elétrico e o cenário de sobreoferta foram debatidos ao longo da palestra. O evento foi uma parceria com a Apine, a Frente dos Consumidores de Energia, o União Pela Energia, a Abiape e a Abradee, além da Consultoria Legislativa e da Associação dos Consultores Legislativos e de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *