Evento FGV: ABRACE aponta o gás natural como combustível para a transição energética

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) promoveu em 23 de março o lançamento do Caderno FGV Energia de Gás Natural, que aborda os principais aspectos relacionados à indústria do gás natural no Brasil. Além da apresentação do estudo, o evento contou com um painel de discussões. Na mesa, participaram o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates; o diretor-geral da ANP, Rodolfo Saboia; o presidente da Abrace, Paulo Pedrosa; a presidente da Naturgy, Katia Repsold; o presidente da TAG, Gustavo Labanca; e o presidente IBP, Roberto Ardengy. Entre os temas discutidos ao longo do debate esteve o cenário inédito resultante da recente reformulação do arcabouço institucional-regulatório que rege as atividades da indústria de gás no País.

Em sua fala, Pedrosa destaca a oportunidade da transição energética para países como o Brasil, que viam nesse processo uma perspectiva de atrair indústrias que atuariam como uma plataforma verde de exportação produtos de baixa emissão. Agora, os Estados Unidos, a China e a Europa iniciaram uma grande corrida da transição energética. O movimento é para ofertar energia renovável e barata nos países desenvolvidos. Como resultado, o Brasil pode perder espaço, tendo que comprar tecnologias de fora, pagar de royalties e importar gás natural, favorecendo que países como os Estados Unidos se tornem um grande player no mercado global.

Para retomar o potencial do Brasil, Pedrosa aponta o gás natural com o combustível da transição energética, em especial se considerado o gás do Pré-sal. No entanto, frisa que esse movimento deve seguir um caminho de convergência, sem que uns sejam beneficiados em detrimento de outros. O objetivo deve ser trazer esse gás para a reindustrialização e para a descarbonização brasileira, combinando com fontes renováveis para transformar o Brasil em uma plataforma de exportação de produtos de baixa emissão. Os estados têm um importante papel nesse sentido, a partir do aprimoramento das regulações, a fim de contribuir para melhorar o ambiente do setor e fazer com que o insumo flua até as indústrias.

Veja a seguir o evento, na íntegra:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *