Entrevista com o Conselheiro Marcos Prudente

A importância da indústria para a transição energética vai além das mudanças no consumo de energia. O setor produtivo também contribui fornecendo produtos que possibilitam a criação e implementação dessas novas tecnologias, como é o caso do aço. Nesse cenário, uma ambiente competitivo se faz necessário e o setor energético ocupa papel fundamental, uma vez que representa um peso econômico importante para a indústria. A seguir, Marcos Prudente, Gerente de Energia e Gás Natural na Gerdau e membro do Conselho Diretor da ABRACE, comenta sobre o impacto dessas recentes transformações.

Qual o papel da indústria para a transição energética brasileira?
A indústria é parte fundamental, uma vez que provê as soluções, insumos e circularidade que viabilizam a própria transição da economia como um todo. Alguns setores, como o de transmissão de energia e geração eólica, por exemplo, possuem conteúdo de aço muito elevado, sem o qual não seriam viáveis. Não há como se pensar em desenvolvimento verde sem uma indústria capaz de entregar os produtos necessários para tal.

Por que a modernização do setor elétrico é tão importante?
O setor de energia elétrica está passando por profundas transformações em todo o mundo, desde a forma de se produzir como a forma de se consumir. Um setor moderno é importante para reduzir ineficiências, e inserir as novas tecnologias renováveis buscando a segurança do suprimento aliada a competitividade, fundamental para que a indústria e a sociedade se beneficiem da transição, sendo este inclusive um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Em especial os setores eletrointensivos dependem do modelo de mercado para as decisões de alocação de capital.

O que podemos esperar e como o setor de gás natural deve avançar a partir do cumprimento da harmonização regulatória, estabelecida na Lei do Gás, a qual estabelece que os estados devem acompanhar o que foi definido em lei federal?
O mercado de gás natural também está passando por profundas transformações. O estabelecimento de regras baseadas nas melhores práticas é um caminho para que o mercado seja competitivo e atrativo para todos os agentes, com destaque para decisões de investimentos em processos de produção gás-intensivos, que são inclusive parte das soluções no contexto da transição energética. Cabe destacar a evolução proposta pelo governo através do programa Gás para Empregar no sentido de ampliação da oferta competitiva, com o cuidado de contemplar os mais diversos setores produtivos para maximizar o impacto na indústria e na economia.

Qual a importância da ABRACE para os consumidores, para a indústria e para o desenvolvimento do setor energético?
A Abrace exerce papel preponderante, uma vez que possui quadros de referência e uma interlocução ampla em diversos setores, que permite uma contribuição determinante nas políticas públicas do Brasil. A defesa da eficiência, competitividade e sustentabilidade são determinantes para o desenvolvimento do nosso país, com impacto em toda a nossa sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *