Energia justa é um sonho cada vez mais distante

Por Victor Iocca, Diretor de Energia Elétrica da Abrace

Se somarmos tudo que os brasileiros gastam com energia, 2/3 compõem os custos dos produtos e serviços do nosso cotidiano como alimentos, educação e saúde, e só 1/3 representa o gasto direto com a conta de luz ao final do mês. Entretanto, tal média se refere à nossa população diversa, alvo de uma desigualdade social colossal.

Segundo um estudo do Ipec, realizado em novembro de 2021, 46% dos brasileiros usam metade, ou mais, da sua renda para pagar as contas de luz e gás, e 22% precisam deixar de comprar alimentos básicos para ter energia em casa.

Tal contexto deveria ser suficiente para sensibilizar todas os líderes, públicos e privados, a tratar energia como um pilar essencial no desenvolvimento sustentável do país, buscando que a questão fosse abordada continuamente como uma política de Estado. Infelizmente, o tema energia elétrica, independente do governo vigente, é tratado apenas com intuito arrecadatório, por ser um dos mecanismos mais eficientes para garantir que toda população irá suportar o peso das taxas e impostos, bem como para atender aos grupos privados específicos que têm acesso ao poder.

[…]

Este artigo foi publicado no portal Poder 360, em 21/12/2023

Para conferir a íntegra, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *