Relatório Mensal de Energia Térmica – Janeiro de 2018

O principal objetivo deste documento é ser um disseminador de informações quali-quantitativas do mercado e servir como mais um instrumento de auxílio à tomada de decisões dos associados.

Destaques desta edição:

Análise – Renegociação dos contratos de fornecimento de gás Natural entre a Petrobras e as concessionárias

As distribuidoras de gás natural canalizado mantêm, para a consecução dos seus serviços, contratos de aquisição de gás e de transporte do insumo junto à carregadores legalmente habilitados, em volumes e prazos que atendam às necessidades dos usuários. Atualmente, o único carregador que supre as concessionárias de todos os Estados é a Petrobras. Recentemente, algumas concessionárias celebraram novos Aditivos aos Contratos de Compra e Venda de gás natural.

Produção Nacional de Gás Natural no Brasil

A produção bruta de gás natural nacional registrada no mês de dezembro/17 foi de 113,4 milhões de m³/dia. Comparando com o mesmo período do ano passado observa-se que houve um crescimento de 1,4% nesta produção. Em relação ao mês anterior, houve uma redução de 0,03% na produção bruta.

Queima de Gás

Representando 3% da produção bruta, a queima de gás registrada no mês de dezembro/17 foi de 3,87 milhões de m³/dia, volume 8,4% maior se comparado com o mês anterior e 11,1% menor em relação ao mesmo período do ano passado.

Importação de Gás Natural

O volume total de gás natural importado em novembro/17 foi de 35,2 milhões de m³/dia, que representa um decréscimo de 5,2% se compararmos com novembro de 2016 e um decréscimo de 5,5% em relação ao mês de outubro. Do total, 26,4 milhões de m³/dia foram provenientes da Bolívia e 8,8 milhões de m³/dia de GNL.

Consumo Industrial

Correspondendo a 42,3% do consumo nacional em novembro de 2017, o segmento industrial comercializou 28,6 milhões de m³/dia, tendo um acréscimo de 0,5% em relação ao mês anterior.