Choque de Energia – O peso das termelétricas

Na 40ª edição do Choque de Energia falamos sobre um assunto que vai pesar na conta dos brasileiros: o processo competitivo simplificado de contratação de termelétricas.

Essas foram as termelétricas contratadas antes das chuvas chegarem e que, hoje, são desnecessárias para o Brasil. Essa operação vai resultar em um custo de R$40 bi em três anos e um adicional às contas de energia do País de R$22,00 por MWh consumido, afetando a indústria, os consumidores residenciais, o comércio, e chegando ao preço dos produtos nacionais.

É por isso que, nós da Abrace, temos defendido o interesse público junto à Aneel, junto ao ONS, à CCEE e ao MME. É o interesse público que deve nortear a visão em relação aos contratos que precisam ser cumpridos e honrados, inclusive nas cláusulas específicas que tratam da rescisão pelo descumprimento de obrigações estabelecidas previamente e de conhecimento de todos.

Sobre o Choque de Energia    

A cada duas semanas a ABRACE compartilha o Choque de Energia, uma série de vídeos com o objetivo de expor a opinião da associação acerca das temáticas mais relevantes para o setor de energia e de gás natural. Com apresentação de Paulo Pedrosa, presidente da ABRACE, os vídeos trazem, de forma rápida, o que mais mobiliza ou impacta os grandes consumidores e o setor de energia.     

Confira os vídeos anteriores e acompanhe as novidades no canal oficial da Abrace no Youtube e nas redes sociais. Você também pode participar, enviando a sua contribuição para abrace@abrace.org.br.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *