Choque de Energia – Norte, Nordeste e Minas na mira dos jabutis da MP 1.118

Na 50ª edição do Choque de Energia destacamos a mobilização dos consumidores de energia contra os jabutis da MP 1.118. A medida provisória, que originalmente tratava sobre combustíveis, ganhou itens que fogem de seu objetivo inicial e oneram os consumidores. A matéria aguarda votação no Senado, prevista para acontecer em 26 de setembro.

A ABRACE estima que o custo dos jabutis será de R$10 bilhões  por ano na conta dos brasileiros. Além disso, dados da Associação revelam que as regiões Norte e Nordeste serão amplamente impactadas, além do estado de Minas Gerais. Alagoas é onde o percentual de aumento da tarifa será maior: 5,67%. Veja aqui a previsão de aumento de tarifas por estado.

Entidades representativas de consumidores, como o movimento União Pela Energia e a Frente Nacional dos Consumidores de Energia já se manifestaram contrárias aos “jabutis elétricos”, inclusive em mensagens direcionadas aos Senadores. A reivindicação é pela rejeição das emendas que prejudicam os consumidores, ou mesmo que a MP caduque (27/09).

Entenda mais no Choque de Energia a seguir e confira o que pensa a ABRACE sobre esse tema:

Sobre o Choque de Energia    

A cada duas semanas a ABRACE compartilha o Choque de Energia, uma série de vídeos com o objetivo de expor a opinião da associação acerca das temáticas mais relevantes para o setor de energia e de gás natural. Com apresentação de Paulo Pedrosa, presidente da ABRACE, os vídeos trazem, de forma rápida, o que mais mobiliza ou impacta os grandes consumidores e o setor de energia.     

Confira os vídeos anteriores e acompanhe as novidades no canal oficial da Abrace no Youtube e nas redes sociais. Você também pode participar, enviando a sua contribuição para abrace@abrace.org.br.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *