A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços (CICS) da Câmara dos Deputados promoveu audiência pública, na terça-feira (7), para tratar dos desafios do uso de gás natural no Brasil. Na oportunidade, a Abrace foi representada pelo presidente Paulo Pedrosa, que evidenciou a relevância do insumo a partir do potencial para contribuir com a transição energética, o desenvolvimento econômico e a neoindustrialização no País.
Em estudos recentes, a Abrace demonstrou que caso o gás natural seja ofertado a um preço competitivo, resultaria em um crescimento de 1% ao ano no PIB brasileiro. “É um valor extremamente significativo e isso é transforma a economia do Brasil. São empregos de qualidade na indústria, são impostos que são pagos para financiar programas de de governo”, defende Pedrosa.
O presidente da Associação lembrou da importância da Lei do Gás e apontou os caminhos para que o estabelecido no Congresso seja, de fato, aplicado no mercado, em especial no que se refere à promoção da competitividade da indústria. Pedrosa defendeu, ainda, o gás natural como combustível da transição energética, por meio da sua utilização na descarbonização das indústrias, promovendo mais desenvolvimento e empregos ao Brasil.
A audiência pública contou, ainda, com a participação de representantes do MME, do MDIC, da ANP, do CADE, da Petrobras, do Fórum do Gás, do Sindirepa Brasil, da Abiogás, da Abegás e do IBP, além do ex-deputado federal Paulo Ganime. Veja a seguir a íntegra: