ABRACE discute sobre eficiência energética na Câmara dos Deputados

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados promoveu em 15 de junho audiência pública sobre eficiência energética no Brasil. O diretor de Energia Elétrica da Abrace Energia, Victor iOcca, representou a Associação no debate argumentando sobre os benefícios que o grande potencial do Brasil em energia limpa oferecem ao setor produtivo e à sociedade.

Na oportunidade, iOcca destacou o fato de o País ter uma matriz elétrica sustentável e uma indústria que tem buscado soluções, tendo a eletrificação como uma das principais rotas de descarbonização. “A indústria vem buscando cada vez mais exatamente a redução da intensidade energética na sua produção. Esse é um grande objetivo, porque nós enxergamos eficiência energética no âmbito geral”, afirma.

Porém, o investimento em eletrificação pode trazer riscos considerando um cenário com políticas de subsídios a fontes poluentes na tarifa e obrigatoriedade de contratação de térmicas, como o caso da lei de privatização da Eletrobras. “A indústria vem investindo muito nos processos de eletrificação sempre que possível, mas talvez pode ser uma rota que será prejudicada lá na frente, justamente porque, eventualmente, a matriz elétrica brasileira vai se tornar mais suja do que ela é hoje”, reitera iOcca. Nesse sentido, cabem discussões sobre a modernização do setor, com a correta alocação de custos e riscos, oferecendo também segurança jurídica ao ambiente de investimentos.

A audiência pública foi solicitada pelo deputado Eduardo Bandeira de Mello (PSB-RJ) e contou com a participação de representantes do MME, do BNDES, da ANP, do Ministério das Cidades, da Petrobras, do INEE (Instituto Nacional de Eficiência Energética) e do Instituto Internacional Arayara. Confira a seguir a íntegra:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *