ABRACE participa de debate para a criação do Dia Nacional do Consumidor de Energia Elétrica

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados (CME) promoveu em 20 de junho audiência pública para debater sobre a criação do Dia Nacional do Consumidor de Energia Elétrica. O diretor de Gás Natural da Abrace, Adrianno Lorenzon, esteve presencialmente na comissão.

Na oportunidade, Lorenzon lembrou que os consumidores pagam pela energia não só na conta de luz, mas também nos produtos e serviços que consomem. “O recado que a gente tenta passar aqui como indústria é que o aumento da energia elétrica tem um efeito direto, mas às vezes é pior do que isso, porque tem um efeito indireto nas famílias brasileiras, que pode ser até mais nefasto do ponto de vista de bem estar social”, afirmou.

Além disso, ele apontou o impacto dos subsídios do setor, que vêm dificultando o potencial do país de prover energia limpa e barata. “Um grande problema que a gente tem no setor é a falta de racionalidade em que os subsídios estão sendo propostos e regulados no país”, reitera. Lorenzon diz ainda que os subsídios não são compensados ao longo da cadeia, acumulando até chegar ao consumidor final.

Por fim, o diretor da Abrace afirmou que as entidades representativas dos consumidores têm interesse em participar mais ativamente e de prestar esclarecimentos no âmbito do Congresso Nacional, esclarecendo que a Associação está à disposição da sociedade e dos parlamentares que queiram entender um pouco mais sobre a visão do consumidor.

A audiência pública foi um pedido do deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP). A data escolhida para o Dia Nacional do Consumidor de Energia Elétrica é 4 de março, em alusão à sanção da Lei 8.631/93. Também participaram da ocasião representantes da Abradee, do Conacen, da Asceel e do Instituto Pólis. Confira a íntegra a seguir:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *