ABRACE participa da Semana de Eficiência Energética

A Jornada da Eficiência promoveu, entre 25 e 28 de setembro, a Semana da Gestão da Eficiência Energética. O evento virtual, que discute e apresenta as mais recentes tendências e soluções, contou com a presença da Abrace na plenária de abertura. A Analista de Energia, Talyta Viana, falou sobre o potencial de contribuição da indústria para a eficiência energética a partir de ações como a eletrificação e o aprimoramento dos processos produtivos.

Para exemplificar a relevância da atuação da indústria no âmbito da eficiência energética, Talyta destaca as ações de retrofit, que consiste na substituição de equipamentos e de processos por outros mais eficientes. Nesse sentido, pode ser evidenciada a eletrificação, que colabora para a eficiência e para a sustentabilidade, em especial se for considerado o atendimento de objetivos net zero e metas de descarbonização firmados por grande parte de indústria.

Levando em conta a eletrificação dos processos, a analista da Abrace reforça que o preço da energia é um fator essencial para a competitividade do negócio. “É importante também entendermos de onde vem e qual o custo dessa energia, porque, de um lado, estamos sendo eficientes e, de outro, a gente precisa contratar uma energia que seja limpa, barata e que contribua, consequentemente, com o custo dos produtos que chegam à prateleira dos brasileiros”, afirma.

Na apresentação, Talyta fala ainda sobre o Programa Aliança, uma parceria da Abrace com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e com a Eletrobras. Além disso, levanta a questão da importância de ações de incentivo à eficiência energética voltadas à grande indústria e dos benefícios do investimento pelo setor produtivo, tais como aumento da segurança energética e de investimentos de geração, redução do custo de energia e aumento de emprego, tanto na indústria quanto dos serviços prestados de eficiência energética.

Também participaram do painel Guilherme Chrispim (ABGD), Ângela Oliveira (ABRACEEL), Bruno Herbert (ABESCO), Jorge Kammler (AFABEE) e Fenando Perrone (INEE).Veja a seguir a íntegra:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *