ABRACE evidencia papel do Gás Natural na Transição Energética

A Epbr convidou a Abrace para participar do primeiro episódio do Diálogos da Transição 2023, uma série de vídeos que objetiva discutir temas relacionados ao mercado de gás natural. A edição discutiu como o Brasil pode ser beneficiado disponibilizando a nova oferta de gás natural para ajudar a indústria brasileira na transição energética e para reduzir emissões, rumando para a economia de baixo carbono. Adrianno Lorenzon, diretor de gás natural da Abrace, representou a Associação e passou pelos temas descarbonização, gas release, mercado livre de gás, biometano e neoindustrialização. Também participaram Ieda Gomes (FGV Energia), Felipe Feres (Escritório Mattos Filho) e Lucas Ribeiro (Eneva).

Ao longo das discussões, Lorenzon trouxe percepção de que existem forças para que o gás natural seja, efetivamente, um combustível de transição. Ou seja, é possível utilizar o insumo para descarbonizar, principalmente substituindo combustíveis mais poluentes. A questão, porém, é a sustentabilidade econômica dessa mudança para a indústria nacional. “Quando a gente olha para essa questão de custo final, o fato é que nós enxergamos, como indústria, que o custo final do gás natural no Brasil é muito elevado”, afirma.

Para fomentar o setor é preciso alcançar um mercado pleno, com diversidade na oferta e na demanda. Nesse cenário, se faz importante discutir temas como gas release, facilidade de migração para o mercado livre e a harmonização regulatória por meio de um pacto nacional.

Veja a íntegra do programa e confira mais detalhes da participação da ABRACE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *