ABRACE busca alternativas para o aumento no preço do gás

Na última semana, a ABRACE e demais participantes do movimento Gás Para Sair da Crise participaram de reunião com a Diretoria da Petrobras. O encontro aconteceu após carta enviada ao presidente da empresa. A reunião teve como objetivo a discussão de três pontos: buscar alternativas para reduzir o impacto dos 39% de aumento do gás; estabelecer canal direto com a Petrobras; e abrir caminho para discussão técnica sobre indexação e precificação dos contratos de gás.  
 
A respeito dos reajustes do preço do gás natural, a Petrobras argumentou que não tem condições de adotar práticas que alterem as regras contratuais. Além disso, atribuiu parte do aumento ao transporte de propriedade de outras companhias. Sobre a precificação do gás natural com outros indexadores, a Petrobras destacou o movimento atual do oferecimento de uma carteira de alternativas de contratos às distribuidoras, com diferentes prazos e indexadores, como o Henry Hub, que reflete a competição gás x gás. Por fim, com relação ao Novo Mercado de Gás Natural, a Petrobras demonstrou interesse em discutir os pontos para o funcionamento efetivo do novo mercado e pontuou a urgência na definição das tarifas de transporte e na clareza sobre a capacidade livre pelas transportadoras.   
 
Como resultado, novas reuniões deverão ser agendadas pelo Grupo dos Consumidores Industriais para tratar sobre as questões apresentadas durante o encontro, como possibilidades de oferta de gás natural com base em outros indicadores na condição atual (cativo) e futuro (livre) e alinhamento dos pontos pendentes para avanço do Novo Mercado de Gás Natural. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *