10 VERDADES SOBRE A ENERGIA NO BRASIL

Acreditamos que a maior contribuição do setor de energia ao país é entregar energia barata, limpa e sustentável. E é sob essa máxima que a ABRACE reuniu 10 pontos sobre a energia no Brasil. O documento reúne, de maneira simples, a visão da Associação sobre o tema, com conteúdo que possa ser entendido por quem não lida no dia a dia do setor. 

Entre os assuntos abordados no documento, está explicitado o reconhecimento de que a energia no Brasil é cara, o que afeta diretamente a economia e, consequentemente, a vida das pessoas. Isso porque, muito além do posto de gasolina e da conta de luz, a energia está presente no custo dos produtos e serviços que os brasileiros consomem. No posicionamento, a ABRACE explica que a energia cara se deve à pouca competição no setor. Além disso, o consumidor tem pouca voz nas discussões sobre o tema.

O Brasil poderia ter energia barata e limpa, mas perde essa vantagem competitiva, porque mais da metade da conta é constituída por encargos, taxas e subsídios. O modelo do setor também precisa ser aprimorado, pois atualmente é prejudicial à indústria, à produção e à população, que passa a comprar produtos mais caros ou prioriza produtos internacionais mais baratos.

A ABRACE entende que o debate sobre esses temas não deve pertencer somente à cadeia produtiva da energia. O consumidor precisa participar e contribuir com a sua visão. Por isso, convidamos você a colaborar com a construção do manifesto. Clique aqui e acesse o documento “10 VERDADES SOBRE A ENERGIA NO BRASIL” (última versão 21/02/2022).*

*Esse é um material que está em elaboração pela ABRACE. Não é e nem pode ser engessado. Passará por revisões constantes e será distribuído amplamente para que receba contribuições e no final seja o retrato do que devemos perseguir para ter um setor elétrico competitivo e moderno. Para sugestões, críticas e comentários, enviar para comunicacao@abrace.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *