Choque de Energia – O coração do setor elétrico não está bem

Na 22ª edição do Choque de Energia, a ABRACE trouxe para o centro do debate o assunto que é o coração do setor elétrico: o preço.

O modelo brasileiro utilizado é o PLD (Preço de Liquidação das Diferenças), que resulta de um programa de computador. Este preço é a base do mercado de energia, da operação e do planejamento do setor elétrico. Porém, atualmente, temos um PLD que não reflete a realidade e, com isso, todo o setor é afetado.

Nesse sentido, a Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico (CPAMP), que cuida da gestão do preço no Brasil, tomou uma decisão importante relativa ao ano que vem. Isso significa que em 2022 teremos preços melhores do que hoje e menos encargos.

Apesar do avanço, ainda estamos longe do que seria um preço ideal. Por isso, precisamos iniciar, o quanto antes, as discussões a respeito do preço de 2023 e também olhar para a Modernização do Setor Elétrico. Assim, será possível a alocação correta dos atributos e a definição dos preços de maneira adequada, garantindo mais segurança e eficiência para todos.

Confira o vídeo a seguir e saiba mais sobre o que a ABRACE pensa sobre o tema:

Sobre o Choque de Energia    

A partir desta edição, o Choque de Energia passará a ser veiculado quinzenalmente. Assim, a próxima edição vai ao ar em 13 de agosto.

O Choque de Energia é um produto da ABRACE que visa expor a opinião da associação acerca das temáticas mais relevantes para o setor de energia e de gás natural. Com apresentação de Paulo Pedrosa, presidente da ABRACE, os vídeos trazem, de forma rápida, o que mais mobiliza ou impacta os grandes consumidores e o setor de energia.     

Confira os vídeos anteriores e acompanhe as novidades no canal oficial da Abrace no Youtube e nas redes sociais. Você também pode participar, enviando a sua contribuição para abrace@abrace.org.br.   

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *