Vozes da Energia: Amadurecimento e modernização do setor de energia

Na edição do Vozes da Energia de 13 de abril, a Abrace recebeu Eduardo Sattamini, CEO da Engie Brasil, para uma conversa sobre o setor de energia. Paulo Pedrosa, presidente da Associação, conduziu a entrevista, que abordou temas como transição energética, reindustrialização do País e modernização do setor elétrico.

Já no início do bate-papo, Sattamini afirma que subsídios são importantes para o fomento de alguns setores. No entanto, lembra que a medida deve ser tomada com cautela. Isso porque, uma vez que o objetivo de desenvolvimento foi alcançado, é preciso refletir sobre a real necessidade da continuidade dos subsídios. “O que a gente precisa é equilíbrio. A gente precisa ter um sistema saudável. A partir do momento que você continua dando um remédio que não mais é necessário, você começa a criar outros problemas, outras doenças para o setor”, pondera.

Em um segundo momento, a conversa aborda a temática da transição energética. O CEO da Engie Brasil conta um pouco sobre a atuação global da empresa, que trabalha no esforço de substituir a geração a carvão pela geração renovável, além de tratar o gás natural como o combustível da transição. “Como um player global, a gente teve e está tendo um papel muito importante no desenvolvimento e na evolução da transição energética. Nós fomos uma das primeiras empresas a começar a levantar essa bandeira e o nosso slogan era ‘Somos líderes da transição energética’, exatamente no sentido de diminuir a geração fóssil, aumentar a geração renovável e possibilitar a transição de forma segura”, reitera Sattamini.

A reindustrialização do Brasil também é um tema discutido nesta edição do Vozes da Energia. Paulo Pedrosa lembra que a Abrace constantemente reforça a grande oportunidade do País a partir do gás do pré-sal e do potencial de energia renovável para reindustrialização e descarbonização da indústria. Esta visão é compartilhada entre a Associação e Sattamini, que afirma que é preciso um esforço conjunto com o governo para que seja aproveitado o potencial de energia barata do Brasil a fim de trazer as atividades industriais que migraram para outros países.

Eduardo Sattamini também falou sobre geração distribuída, cenário internacional, leilões, sobreoferta de energia e muito mais! Veja a seguir o episódio #5 do Vozes da Energia:

Sobre o Vozes da Energia

O programa Vozes da Energia apresenta, em transmissão ao vivo pelas redes sociais da Abrace, alguns dos principais nomes da energia para aprofundar temas importantes do setor, debater novas ideias, discutir soluções e trocar informações. Acompanhe todas as edições pelo Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *