ABRACE vai aos Estados Unidos para evento do setor de energia

O CeraWeek, um dos principais eventos da indústria de energia no mundo, reúne representantes de empresas, institutos de pesquisa, universidades, governos e outros setores ligados à área de energia, com o objetivo de debater novas ideias e desafios do setor. Na edição de 2023, realizada entre 6 e 10 de março em Houston-Texas (EUA), contou com um público de cerca de 7.500 pessoas de 80 países. A ABRACE esteve representada pelo presidente da Associação, Paulo Pedrosa, e pelo diretor de gás natural, Adrianno Lorenzon.

Os diversos atores presentes no evento contribuíram para que fossem construídos debates robustos, com posicionamentos variados acerca de como a transição energética deve ocorrer e ser acelerada com investimentos em energias renováveis. Paulo Pedrosa destaca, no entanto, a baixa presença do Brasil nos discursos, apesar de ser um País que poderia liderar as discussões globais sobre transição. “Isso é importante até mesmo para que a gente internamente discuta a nossa vocação. O Brasil pode ir ao mundo como uma liderança nas propostas e nas alternativas para a transição energética baseada em uma visão de desenvolvimento do país a partir da industrialização da sua produção mineral e agrícola, fazendo do Brasil uma plataforma global de exportação de produtos de baixa emissão”, comenta.

Um dos destaque do evento foi a importância dada ao gás natural como um combustível de apoio à transição energética na substituição de outros fósseis mais poluentes. No CeraWeek foram apresentadas diversas iniciativas para reduzir as emissões associadas ao próprio gás natural. De acordo com Adrianno Lorenzon, o Brasil não pode perder essa oportunidade, uma vez que o País tem muitos recursos de gás natural, especialmente do pré-sal. “Hoje, muitos desses recursos são reinjetados e têm um potencial de elevar a nossa produção e a nossa oferta nacional. Então, é importante a gente olhar para o que está acontecendo no mundo para garantir que essa oferta de curto e de médio prazo chegue aos consumidores brasileiros e proporcionem uma reindustrialização a partir do gás natural”, afirma.

Em resumo, o CeraWeek conclui que, no cenário atual, nenhum país, empresa ou profissional ficará imune às mudanças que o mundo está passando e que envolvem o setor de energia. Todos devem aprender a se adaptar e conviver nesse novo ambiente do setor de energia e da economia global. A participação da ABRACE em eventos internacionais é fundamental para conhecer o panorama mundial de como as temáticas do setor energético estão sendo discutidas e qual a posição do Brasil frente às realidades de outros países. A partir disso, é possível direcionar o trabalho da Associação para impulsionar ainda mais o Brasil como protagonista para a criação de ações globais voltadas à questão climática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *