Choque de Energia – Setor de energia: do bizarro ao extraordinário

A edição 58ª do Choque de Energia traz um apanhado dos principais temas do setor energético que aconteceram no mês de fevereiro.

No vídeo, o presidente da Abrace, Paulo Pedrosa, alerta sobre o movimento #EclipseDay, que pretende mobilizar empreendedores de geração distribuída para se desconectar do setor elétrico brasileiro em uma data marcada. Esse episódio deve receber atenção das autoridades, que precisam tomar as medidas necessárias a fim de garantir a proteção dos consumidores.

Em seguida, o destaque vai para o potencial do gás brasileiro do pré-sal. O governo está buscando construir caminhos para que esse gás seja menos reinjetado. Já no setor elétrico, um dos focos do mês esteve no Procedimento Competitivo Simplificado (PCS). A Aneel adiou mais uma vez a decisão final do processo que trata das térmicas emergenciais que descumpriram os contratos. Apesar de a extensão do prazo buscar garantir uma maior segurança jurídica, tal postergação preocupa os consumidores.

Por fim, Pedrosa cita o posicionamento da Abrace em relação à emenda nº 54 da MP 1.154/23. O modelo de funcionamento das agências tem um conjunto de salvaguardas e garantias. No entanto, a emenda em questão procura esvaziar o poder das agências reguladoras, o transferindo para um conselho nomeado no âmbito do governo.

Confira a seguir a íntegra do Choque de Energia #58:

Sobre o Choque de Energia    

Mensalmente a ABRACE compartilha o Choque de Energia, uma série de vídeos com o objetivo de expor a opinião da associação acerca das temáticas mais relevantes para o setor de energia e de gás natural. Com apresentação de Paulo Pedrosa, presidente da ABRACE, os vídeos trazem, de forma rápida, o que mais mobiliza ou impacta os grandes consumidores e o setor de energia.

Confira os vídeos anteriores e acompanhe as novidades no canal oficial da Abrace no Youtube e nas redes sociais. Você também pode participar, enviando a sua contribuição para abrace@abrace.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *