Vozes da Energia: Os caminhos para a modernização

O Vozes da Energia traz para o segundo episódio entrevista com Luiz Barroso, presidente da consultoria PSR e ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). No bate-papo, moderado pelo presidente da Abrace, Paulo Pedrosa, o tema central foi a modernização do setor. Ao longo do programa, Barroso compartilha um pouco da sua experiência no setor elétrico brasileiro e internacional.

Em uma avaliação inicial, o presidente da PSR, afirma que atualmente o setor energético vem adotando modelos de negócio que exportam custos para o consumidor, em um cenário de crescimento acelerado de subsídios. Entretanto, esse contexto pode ser considerado como uma oportunidade para tentar criar um novo modelo. E a modernização já está em curso.

É por meio de um conjunto de ações, criadas e desenvolvidas ao longo do tempo, que o setor vai mudar a direção no sentido da eficiência. E o governo é uma parte que deve atuar ativamente nessa caminhada. “Quando a gente fala em modernização, eu acho que o primeiro ponto é a atuação do governo. O governo dá as cartas para a gente poder saber para onde a gente quer ir. E muito da falta de efetividade das medidas de modernização do Brasil, vêm da dificuldade do próprio governo”, avalia Barroso. Para que a agenda da modernização avance, ele aponta três elementos fundamentais que precisam ser levados em consideração: melhorar o sinal de preço; reconhecer o valor que cada fonte agrega ao sistema; e tratar da segurança de mercado.

Outro tema abordado na entrevista é a questão climática global relacionada à transição energética. A Abrace acredita que o Brasil está bem posicionado nessa agenda, uma vez que o País tem amplo potencial para energia limpa, barata, segura. De acordo com Barroso, o Brasil já tem um setor energético bastante limpo e já discutiu durante muito tempo a penetração de renováveis. Isso faz com que estejamos em uma fase posterior do processo de transição energética. Nesse momento, é preciso ponderar de que maneira o País pode utilizar os recursos que possui para gerar competitividade em baixo carbono em nossos produtos, sem aumentar as emissões. Além disso, é preciso voltar as atenções também para o potencial do gás natural brasileiro como um fator de desenvolvimento. “O Brasil precisa achar um espaço para o gás natural. Na minha visão, é claro que o gás natural tem que ser usado no Brasil, porque os outros países já usaram e já se desenvolveram com o gás”, afirma Barroso.

Luis Barroso também falou sobre mercado livre de energia elétrica, Geração Distribuída, Hidrogênio Verde, e muito mais! Veja a seguir o episódio #2 do Vozes da Energia:

Sobre o Vozes da Energia

O programa Vozes da Energia apresenta, em transmissão ao vivo pelas redes sociais da Abrace, alguns dos principais nomes da energia para aprofundar temas importantes do setor, debater novas ideias, discutir soluções e trocar informações. Acompanhe todas as edições pelo Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *