Associados

As indústrias associadas à ABRACE são responsáveis pelo consumo de aproximadamente 20% da energia elétrica produzida no País, o que corresponde a 45% do consumo industrial de energia. Demandam, também, mais de 40% do gás e do óleo combustível comercializados.

Os chamados energointensivos, que representam grande parte das associadas e utilizam energia na produção de aço, alumínio, cimento, produtos de metalurgia, entre outros, assumem papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do País e, dado o alto consumo necessário para viabilizar suas produções, têm na energia um insumo vital para seus negócios.

Conheça esses importantes agentes para a economia nacional: (Clique sobre o logo para mais informações)


Escritório Central:

Av das Nações Unidas 1154 Conjunto 1

04578-000

São Paulo - SP

AIR LIQUIDE BRASIL LTDA

Air Liquide é um grupo internacional líder mundial em gases industriais, gases medicinais e serviços relacionados a esses gases. Focada em seu core business, atende mais de 1 milhão de clientes em todo o mundo e teve em 2003 um total de vendas de 8,4 bilhões de Euros.

Fundada em 1902, a Air Liquide opera em 65 países por meio de 125 subsidiárias e emprega mais de 30 mil pessoas. Atualmente combina os recursos e especializações de um grupo global com a presença local muito forte, baseada em equipes independentes focadas nos clientes.

Fornecendo oxigênio, nitrogênio, hidrogênio e muitos outros produtos e serviços para indústrias de diversos segmentos, a exemplo das indústrias siderúrgica, petroquímica, química, eletrônica, metalúrgica, aeroespecial, de alimentos, de papel e celulose, de vidro e de saúde, a Air Liquide proporciona soluções inovadoras que melhoram a eficiência industrial dos clientes enquanto os ajuda a proteger o meio ambiente. 

Escritório Central:

Rod. Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, Km 65,2

13212-240

Jundiaí - SP

AKZO NOBEL

A AkzoNobel é a maior companhia global de tintas e revestimentos e um dos principais produtores de especialidades químicas.

Fornecem às indústrias e aos consumidores em todo o mundo produtos inovadores e têm verdadeira paixão pelo desenvolvimento de soluções sustentáveis para os seus clientes.

Seu portfolio inclui marcas de renome, como Dulux, Sikkens, International and Eka.

Baseada em Amsterdam, Holanda, é uma das empresas da “Global Fortune 500”, constantemente classificada como uma das líderes dos índices de Sustentabilidade do “Dow Jones”.

Operando em mais de 80 países, seus 55.000 funcionários em todo o mundo estão comprometidos com a excelência e com a descoberta de respostas para questões futuras já no presente: ‘Tomorrow’s Answers Today’ ®. 

Escritório Central:

ROD. PA 483 21

68447-000

Barcarena - PA

ALBRÁS ALUMINIO BRASILEIRO S.A

Escritório Central:

Av Nações Unidas 12901 16º andar

04578-000

São Paulo - SP

ALCOA ALUMÍNIO

A Alcoa Alumínio S/A, subsidiária da Alcoa Inc, foi fundada nos Estados Unidos em 1888 e está no Brasil desde 1965 onde conta com unidades em vários estados. Na América Latina, emprega mais de seis mil funcionários. A empresa, que atua com base no desenvolvimento sustentável, produz alumínio primário, alumina, extrudados, chapas e folhas, pó de alumínio, produtos químicos industriais e tampas plásticas.

Os produtos fazem parte do dia-a-dia dos brasileiros, em suas casas, carros e em produtos de consumo, com destaque para aplicações no segmento de transporte (chicotes elétricos e chapas), construção civil (perfis, painéis, revestimentos, telhas) e industrial (pó de alumínio, metais, primários e ligas espaciais, folhas de alumínio, embalagens flexíveis, tampas), entre outros.

A divisão de primários cuida dos processos que geram alumina, alumínio e pó de alumínio. Foi responsável por cerca de 20% da produção brasileira desses insumos em 2003. Essas atividades são realizadas na unidade Alcoa de Poços de Caldas (MG) e nas instalações do Consórcio Alumar (MA), um dos maiores pólos produtores de alumínio e alumina do País, operando na cidade de São Luís.

A Alcoa Alumínio detém a participação de 35,1% das ações na refinaria de Alumar e 53,6% na área de redução. Além da Alcoa participam do consórcio, as empresas: BHP Billiton Metais S.A (36% da refinaria e 46,3% na redução), Alcan Alumínio do Brasil Ltda. (10% na refinaria) e a Abalco (18,9% na refinaria). A companhia tem como acionista majoritário o mesmo grupo que controla a Alcoa.

A Divisão de Extrudados fabrica perfis de alumínio para atender a setores industriais diversos. É composta pelas unidades de Tubarão (SC). Itapissuma (PE), Santo André e Sorocaba (SP). A Alcoa é a maior produtora de perfis extrudados da América Latina.

A Divisão de Laminados produz em Itapissuma (PE) chapas de folhas de alumínio que são utilizadas nos setores da construção civil, transporte, embalagens e utensílios domésticos.

No ramo de mineração, a Alcoa atua na exploração de bauxita em Poços de Caldas e possui 8,5% de participação nas atividades de mineração de bauxita da MRN em Porto Trombetas, município de Oriximina (PA).

Para a Alcoa, sustentabilidade é usar os valores da companhia para construir o sucesso financeiro, excelência ambiental e responsabilidade social de forma a gerar benefícios aos seus funcionários, acionistas, clientes, fornecedores e às comunidades nas quais atua. A Alcoa foi escolhida, pelo quarto ano consecutivo, pelo Índice de Sustentabilidade Dow Jones.

A Alcoa possui sete fábricas, sendo Alumar, Poços de Caldas e Itapissuma as de maior consumo energético. Eletrointensivas , a energia elétrica e o alumínio são as principais matérias primas em seus processos.

A autogeração é responsável pelo abastecimento de 18% da energia elétrica consumida pela Alcoa. A companhia ainda está presente em outros projetos de novas usinas hidrelétricas (ex: Barra Grande, Estreito, Pai-Querê, Serra do Facão e outras), com o objetivo de garantir o fornecimento de energia. 

Escritório Central:

R. Dr. Renato Paes de Barros, 1017 - 4º andar

04530-001

São Paulo - SP

www.ambev.com.br

Ambev

Escritório Central:

Av. Das Américas 3443 bl 3 - 3º

22631-003

Rio de Janeiro - RJ

ANGLO FERROUS BRAZIL S.A

A Anglo American é uma das maiores empresas de mineração do mundo, com sede no Reino Unido e capital aberto em Londres e Joanesburgo. Nosso portfólio abrange metais preciosos e minerais – é líder global em platina e diamantes metais básicos – cobre e níquel e outros minerais, como minério de ferro, carvão metalúrgico e carvão térmico. As operações de mineração da empresa e sua carteira de projetos estão localizadas na África do Sul, América do Sul, Austrália, América do Norte e Ásia.

No Brasil, o Grupo Anglo American está presente desde 1973. Atualmente, possui duas unidades de negócios no País: Níquel e Minério de Ferro, e uma divisão de Exploração.

A Anglo American Unidade de Negócio Níquel é composta pela Codemin (Niquelândia/GO) no Brasil e ainda pela Loma de Níquel na Venezuela. No território brasileiro, a unidade tem sob sua responsabilidade ainda o Projeto Barro Alto (GO), onde está investindo US$ 1,8 bilhão para ampliar sua produção de ferroníquel. A partir de 2011, a nova planta fornecerá, em média, 36 mil t/ano de níquel contido em ferroníquel. A unidade conduz ainda os estudos de viabilidade nas reservas de Jacaré (PA) e Morro Sem Boné (MT).

A criação da Anglo American Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil aconteceu em agosto de 2008, a partir da aquisição do Projeto Minas-Rio e do Sistema Amapá, em uma operação de US$ 5,5 bilhões. 

Escritório Central:

Av Carandaí, 1115 - 23º andar

30130-915

Belo Horizonte - MG

Aperam South America

Sobre a Aperam South America
Com uma produção de 900 mil toneladas de aço líquido por ano, a Aperam South America possui um amplo portfólio com mais de 25 produtos destinados a setores variados como automotivo, cutelaria, bens de capital, construção civil, açúcar e álcool, transportes, entre outros. A Companhia faz parte da Aperam S.A, empresa
de capital aberto com sede em Luxemburgo e ações listadas nas bolsas de Paris, Amsterdam, Luxemburgo e Nova Iorque.
Compõem o Grupo Aperam outras cinco plantas produtoras de aços inoxidáveis e especiais, situadas na Bélgica e França, totalizando uma capacidade instalada global de 2,5 milhões de toneladas de placas/ano.
Com 71 anos de sua fundação completados em outubro, a Aperam South America tem sua planta siderúrgica localizada em Timóteo (região leste de Minas Gerais) e escritórios em Belo Horizonte e São Paulo. São, ao todo, mais de 2.200 empregados diretos.
A Aperam BioEnergia, subsidiária da Aperam South America, planta florestas renováveis de eucalipto e, a partir delas, produz carvão vegetal que abastece os altosfornos de Timóteo e comercializa tecnologia de carbonização, madeira, sementes, mudas e biotecnologia. Localizada no Vale do Jequitinhonha, no
nordeste de Minas Gerais, conta hoje com 1200 colaboradores e atua nas cidades de Capelinha, Itamarandiba, Minas Novas, Turmalina e Veredinha.

Escritório Central:

Av. Carandaí, 1115 - 21º andar - Funcionários

30130-915

Belo Horizonte - MG

ARCELORMITTAL BRASIL S.A.

A ArcelorMittal Brasil é uma das maiores produtoras de aço da América Latina, com mais de 15 mil empregados e capacidade de produção superior a 11 milhões de toneladas por ano. Comunidades industriais em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Espírito Santo, oferece produtos e soluções em aço nos segmentos longos (laminados e trefilados) e planos (placas e laminados) para aplicação nas indústrias de eletrodomésticos, construção civil, agronegócio, naval, automobilística, entre outras.

A ArcelorMittal Brasil faz parte do Grupo ArcelorMittal e atua nas Américas Central e do Sul em sinergia com mais de 30 unidades de negócio, localizadas na Argentina, Costa Rica, Trinidad & Tobago e Venezuela, todas elas certificadas pelas normas internacionais ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS, referentes à qualidade, meio ambiente e saúde e segurança ocupacional, respectivamente.

A empresa atua, ainda, em áreas diversificadas como mineração, geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal) e tecnologia da informação. Em todo o país, uma ampla rede de distribuição e de serviços atende com excelência às demandas dos mercados doméstico e internacional. 

Escritório Central:

Rua Domingos Jorge, 1000

04779-900

São Paulo - SP

BAYER S.A.

Como uma das principais empresas mundiais do setor químico-farmacêutico, o Grupo Bayer oferece ao mercado uma ampla gama de produtos e serviços que abrangem os campos da saúde humana e animal (Bayer HealthCare), agricultura (Bayer CropScience) e materiais inovadores (Bayer MaterialScience). Seus produtos são utilizados em todos os campos da vida humana.

O Grupo Bayer investe em pesquisa e busca liderança tecnológica nas áreas em que atua. A inovação é o principal fator para o desenvolvimento de produtos e otimização de processos, dando maior competitividade e crescimento, fatores essenciais para a contínua expansão dos negócios do Grupo.

A Bayer busca sempre o contínuo aumento de seu valor corporativo e a geração de um alto valor agregado em benefício de seus acionistas, colaboradores e da sociedade em todos os países nos quais está presente.

A empresa acredita que seus conhecimentos técnicos e comerciais exijam responsabilidade para contribuir com o desenvolvimento sustentável – um princípio que defende em seus três aspectos: social, ambiental e econômico.

Divisões Bayer
O Grupo Bayer no Brasil se posicionou em três áreas de negócios para melhorar e focar nas necessidades de seus clientes:

 Bayer HealthCare

 Bayer CropScience

 Bayer MaterialScience  

Escritório Central:

Av. Primo Schincariol, 2222/2300, Bairro Itaim

13312-900

Itu - SP

www.brasilkirin.com.br

BRASIL KIRIN INDÚSTRIA DE BEBIDAS S/A

A Brasil Kirin é uma indústria de bebidas que une a tecnologia inovadora japonesa com a força e a paixão brasileira para entregar os melhores produtos. A marca traz em sua essência o respeito. O respeito aos consumidores, aos funcionários, o respeito aos clientes, a cada pessoa, a cada brasileiro. Uma empresa que acredita em inovação e paixão para produzir bebidas que dão prazer e alegria à vida.

Escritório Central:

Av Nações Unidas 4777 3º andar

05477-000

São Paulo - SP

BRASKEM S.A.

A Braskem é líder no mercado americano de resinas termoplásticas, com foco em polietileno, polipropileno e PVC. Ocupa posição destacada entre as grandes produtoras globais e atua com a perspectiva de estar entre as maiores organizações do setor no mundo. Hoje, é uma das principais empresas exportadoras brasileiras, com presença em cerca de 60 países e em todos os continentes. A Braskem é controlada pelo Grupo Odebrecht, que possui 50,1% do capital votante da Companhia. São ainda acionistas da empresa a Petrobras e o BNDES.

Com uma equipe de cerca de 6,7 mil Integrantes, a Companhia possui 26 unidades industriais no Brasil, localizadas em Alagoas, Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, além de 3 unidades industrias localizadas nos Estados Unidos, nos estados de West Virginia, Texas e Pensilvânia. A Braskem produz anualmente mais de 15 milhões de toneladas de petroquímicos e químicos intermediários, contabilizando um faturamento de R$ 28 bilhões* (US$ 14 bilhões*) em 2009. A Braskem tem como bases de sua estratégia a promoção da competitividade da cadeia petroquímica brasileira e a autonomia tecnológica, alinhadas com o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável .

Comprometida com as boas práticas de governança corporativa e de excelência em suas relações com investidores, a Braskem busca assegurar eficiência e transparência na divulgação de informações. Suas ações estão listadas nas Bolsas de Valores de São Paulo – BM&ampFBovespa (BRKM5, BRKM6, BRKM3), Nova York – NYSE (BAK) e Madri – Latibex (XBRK), sendo que todas as ações têm direito a tag along de 100%.

O modelo de negócio da Braskem integra a 1ª e a 2ª geração petroquímica, o que permite assegurar uma maior eficiência operacional na cadeia. A primeira geração é responsável pelo ciclo de negócios ligados à produção de matérias-primas básicas como eteno e propeno, fundamentais para a segunda geração, que produz resinas termoplásticas como o polietileno, polipropileno e PVC.

A autonomia tecnológica é um dos vetores estratégicos de crescimento e um dos diferenciais competitivos da Braskem, que investe permanentemente em pesquisa e desenvolvimento. Em linha com seu compromisso de inovação e de buscar a maior competitividade para a cadeia petroquímica e de plásticos no país, coloca à disposição de seus clientes o Centro de Tecnologia e Inovação Braskem para oferecer apoio tecnológico no desenvolvimento de produtos, processos e aplicações.

*Pro-forma, com Quattor e Braskem America. 

Escritório Central:

Via do Cobre, 3700 Área Indus

42850-000

Dias d'Ávila - BA

CARAÍBA METAIS

A planta da Caraíba Metais fica junto ao Pólo Petroquímico de Camaçari, próximo a Salvador, no Estado da Bahia. Criada em 1969, é uma das mais modernas fábricas do mundo no setor de não-ferrosos.

No Brasil, só a Caraíba Metais S/A, com certificação de qualidade pela ISO 9001:2000, produz cobre eletrolítico com 99,9% de pureza. É empresa registrada na Bolsa de Metais de Londres, o que significa dizer que o cobre Caraíba é negociado em qualquer parte do mundo sempre com a cotação da Bolsa.

Os cátodos de cobre eletrolítico são produzidos a partir de concentrados de cobre, matéria-prima que vem tanto de minas nacionais na Bahia e Pará, quanto de fornecedores internacionais, onde se destaca o Chile e desembarcam no Porto de Aratu, a 30 km da fábrica. Esses concentrados contêm em média 30% de cobre. Dos cátodos também se obtêm vergalhões e fio trefilado, produtos ainda mais elaborados.

Esses produtos são colocados não só no mercado brasileiro, mas também na área do Mercosul e em muitos outros países, especialmente EUA, Canadá e Israel. Para disputar mercados competitivos como esses e marcar a presença do produto brasileiro de qualidade no mundo inteiro, a Caraíba adota a gestão com base nos princípios da Qualidade Total. Por isso, a Caraíba está entre as três metalurgias de cobre mais competitivas do mundo.

A Qualidade Total não se restringe aos processos produtivos, mas se estende ao meio ambiente e aos aspectos sociais. Um rígido programa de controle ambiental evita que os rejeitos do processo produtivo agridam o meio ambiente. A qualidade do ar, da água e do solo é monitorada permanentemente, enquanto sistemas eficientes dão aos rejeitos a destinação adequada dentro e fora da planta de metalurgia.

No gerenciamento da questão ambiental, buscam-se soluções integradas com os empregados, as comunidades vizinhas e as áreas oficiais ligadas às questões ecológicas. 

Escritório Central:

Av. Morumbi, 8.234 - Brooklin

04703-002

São Paulo - SP

www.cargill.com.br

Cargill

No Brasil desde 1965, a Cargill é uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a empresa está presente em 16 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 156 municípios, e com mais de 9 mil funcionários. A Cargill ajuda seus clientes a alcançar o êxito por meio da colaboração e da inovação, e está comprometida a usar seu conhecimento e experiência globais para superar desafios econômicos, ambientais e sociais onde quer que faça negócios. Em 2012, alcançou receita bruta consolidada de R$ 25,6 bilhões. 

Escritório Central:

Av. Do Cristal, 540

12311210

Jacareí - SP

https://www.cebrace.com.br/#!/home

CEBRACE – CRISTAL PLANO LTDA

A Cebrace é fruto de uma joint-venture entre dois dos maiores grupos produtores de vidro plano do mundo: a Saint-Gobain (França) e a NSG (Japão). Fundada em 1974, é empresa líder no mercado brasileiro do segmento de vidro plano.

Escritório Central:

RODOVIA DF 205 CX 7573

73151-010

Brasília - DF

CIMENTO PLANALTO S/A

A Ciplan foi fundada em 1968 iniciando a indústria e comercio de produtos calcários e  mármore, motivada pelo crescimento da região e principalmente, pela construção da nova  Capital Federal. No inicio da década de 70 deram impulso à montagem e instalação da  unidade de moagem de clínquer, ou seja, a fabricação de cimento.

Atualmente a Ciplan possui quatro unidades de negócios, são eles: Cimento, Concreto,  Agregados e Argamassa. A estrutura de cada negócio:

Cimento
A fabrica de cimento está localizada em Brasília – DF, na cidade satélite de Sobradinho.  Nossa produção é de 2 milhões toneladas/ano. Neste complexo industrial está sediada toda  a equipe técnica responsável pela gestão desta planta. A Área comercial está situada neste  complexo, sendo responsável pela venda dos produtos cimento agregado e argamassa.  Para melhor logística contamos com dois centros de distribuição do produto ensacado: Goiania e Uberlandia.

Agregados
Atualmente somos uma das maiores produtoras de agregados minerais do Centro-Oeste.  São duas unidades de mineração, uma em Brasília – DF e outra em Guapo – GO. A  produção aproximada é de 3 milhões toneladas/ano sendo que a unidade de Brasília  fornece todo calcário necessário para fabricação do cimento.

Argamassa
No mesmo complexo industrial da fabrica de cimento e agregados, esta a unidade de  argamassa. A argamassa industrial, pré-homogeneizada e ensacada, representa um grande  avanço no mercado da construção civil. A MassaCiplan é referencia pela qualidade, é  composta por matérias-primas fabricadas por nós e altamente selecionadas, dosadas por  equipamentos ultra modernos.

Concreto
Anualmente produzimos aproximadamente 800000 m, localizados em todo território nacional, nas seguintes cidades: Goiania, Anapolis, Caldas  Novas e Valparaiso (GO), Uberaba e Uberlandia (MG), São Luis e Fortaleza (CE), Palmas  TO), Cuiaba (MT), Belem (PA) e DF (Aguas Claras, SOF Norte, STRC e Jardim Mangueiral  (obra de canteiro – Odebrech). 

Escritório Central:

Av. Jorge Bey Maluf 2163

08686-000

Suzano - SP

CLARIANT S/A

A Clariant é líder global em especialidades químicas. Suas fortes relações de negócios, seu compromisso com a prestação de serviços diferenciados e seu amplo know-how, com aplicações em diversos segmentos, fazem da empresa a parceira preferida de seus clientes.

A Clariant é representada globalmente por mais de 100 unidades, empregando cerca de 17.500 pessoas. Com sede em Muttenz, na Suíça, suas vendas anuais geram CHF 6,6 bilhões (2009). Os negócios da Clariant estão organizados em dez Business Units: Additives Detergents &amp Intermediates Emulsions Industrial &amp Consumer Specialties Leather Services Masterbatches Oil &amp Mining Services Paper Specialties Pigments e Textile Chemicals.

O crescimento sustentável é um compromisso da empresa, sendo resultado de sua constante capacidade de inovação. Os produtos e serviços da Clariant têm papel fundamental nos processos de manufatura de seus clientes, agregando valor a seus produtos finais. O sucesso da companhia está baseado no know-how de seus funcionários e em sua habilidade de identificar novas necessidades dos clientes, ainda nos estágios iniciais de trabalho, e desenvolver soluções inovadoras e eficientes.

Presença local e global: Nossa base de operações na América Latina está no Brasil, a partir de onde coordenamos as atividades das unidades industriais, centros tecnológicos e filiais de vendas distribuídas em mais de dez países: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Peru, El Salvador, Uruguai e Venezuela.

Clariant no Brasil – Sede e Centro Regional de Desenvolvimento e Assistência Técnica em São Paulo unidades industriais em Suzano (SP), Resende (RJ), Duque de Caxias (RJ) e filiais de vendas em Belo Horizonte (MG), Blumenau (SC), Curitiba (PR), Macaé (RJ), Recife (PE), Novo Hamburgo (RS – Centro Tecnológico do Couro). 

Escritório Central:

Av Lincoln Alves dos Santos 955 Distrito I

39404-005

Montes Claros - MG

COTEMINAS S/A

Escritório Central:

Av Brigadeiro Faria Lima 3400 20 º andar

04538-132

São Paulo - SP

CSN

Escritório Central:

Av. Matoim Rótula 3

43800-000

Candeias - BA

DOW BRASIL S/A

A Dow Brasil é uma companhia líder em ciência e tecnologia, que fornece produtos químicos, plásticos e para a agricultura, atendendo seus clientes em mais de 180 países e a um amplo mercado considerado vital para o progresso humano, como alimentação, transporte, saúde e medicina, produtos para limpeza e de higiene pessoal e construção.

Comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável, a Dow e seus funcionários visam ao equilíbrio entre o meio ambiente, sua performance econômica e sua responsabilidade social. 

Escritório Central:

Rua Carlo Pareto, 53 – Centro

36240-000

Santos Dumont - MG

DOW CORNING SILICIO DO BRASIL DO BRASIL INDUSTRIA E COMERCIO LTDA

Produzindo 56.500 toneladas/ano de Silício Metálico, a CBCC é a maior produtora brasileira e terceira maior produtora do mundo ocidental.

Estabelecida em 1912, a CBCC se dedicou inicialmente à fabricação de carbureto de cálcio, que se constituiu no produto principal de sua linha de produção. Em 1963, a família Pareto, controladora da empresa, cedeu os seus direitos à Solvay, grupo belga de renome mundial e forte atuação na indústria química e que, como produtor de PVC no Brasil, tinha no carbureto de cálcio sua matéria-prima principal. A partir daquela data, a empresa cresceu e aumentou seu leque de atividades, entrando na produção de CaSi, FeSi, Silício Metálico etc.

Em 1996, a Solvay do Brasil deixou de utilizar o carbureto de cálcio na produção de PVC, o que levou a CBCC a encerrar esta linha de produção, concentrando-se na fabricação de FeSi e Silício Metálico. Em 2000, a CBCC foi vendida à Dow Corning dos Estados Unidos, maior produtor mundial de silicones, que tem no silício metálico sua matéria-prima principal. Nesse cenário, a CBCC encerrou sua produção de FeSi e passou a se dedicar somente à produção de Silício Metálico, tendo a Dow Corning, sua controladora, absorvido 85% de sua produção.

Os próximos investimentos serão feitos na eliminação de gargalos do sistema produtivo e na proteção do meio ambiente com instalação de sistemas de abatimento de particulados. O investimento total, dependendo da definição do projeto, poderá ultrapassar a casa dos US$ 5 milhões. 

Escritório Central:

Estrada de Santiago

48120-000

Pojuca - BA

FERBASA CIA DE FERRO LIGAS DA BAHIA

A FERBASA – Companhia de Ferro Ligas da Bahia, uma das principais empresas de metalurgia do Brasil, foi fundada em 1961. Sua sede fica na cidade de Pojuca, distante 86 km de Salvador, Bahia.

Desde sua fundação, a FERBASA exerce forte influência na região onde está instalada, sendo responsável por seu grande impulso de desenvolvimento.

Visando a manter a satisfação de seus parceiros, a empresa tem investido em tecnologia e na modernização do parque industrial, de forma a aprimorar a qualidade dos produtos e processos, resultando na implantação de um sistema de gestão da qualidade com base na norma ISO 9002 desde fevereiro de 1995 e com recertificação para a norma ISO 9001:2000 desde maio de 2003, concedida pela ABS. 

Escritório Central:

Alameda Santos, 1357 – 6º andar

01419-908

São Paulo - SP

FIBRIA CELULOSE SA

A Votorantim Celulose e Papel, uma das líderes do setor de papel e celulose do Brasil, é hoje o terceiro maior empreendimento do Grupo Votorantim, um dos maiores complexos industriais privados da América Latina.

A companhia mantém uma operação totalmente integrada. O ciclo começa na produção de madeira em florestas próprias de eucaliptos que atendem às necessidades de consumo das duas unidades integradas de produção de celulose e papel – Jacareí e Luiz Antônio – e das duas fábricas dedicadas a papéis de valor agregado – Piracicaba e Mogi das Cruzes -, todas no Estado de São Paulo.

A VCP sempre focou negócios que apresentassem vantagem competitiva, liderança setorial, valor agregado aos produtos e serviços e retorno adequado aos acionistas.

Ações na Bolsa de NY
Em abril de 2000, a VCP deu um importante passo na sua estratégia de se tornar uma world class company: lançou ADR-3, integrando-se ao maior centro de negociação acionária do mundo, a Bolsa de Nova York. A companhia já havia sido a primeira empresa privada brasileira a lançar ADR-1 em Nova York, em 1992.

Participação na Aracruz
Em 2001, a VCP adquiriu 28% do capital votante da Aracruz Celulose, ampliando de maneira significativa sua atuação no mercado mundial de celulose. A transação representou um passo importante na consolidação da estratégia da companhia de fortalecimento de presença no cenário internacional.

A Aracruz é a maior produtora mundial de celulose branqueada de eucalipto. O controle acionário da empresa é exercido pela VCP, pelo Grupo Lorentzen e pelo Banco Safra, cada um com uma participação de 28%.

Nível 1 de Governança Corporativa
Desde 2001, a VCP é integrante do Nível 1 de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo, um dos segmentos especiais de negociação da Bovespa. A VCP tem aprimorado constantemente suas práticas e seus instrumentos de relações com investidores e analistas de mercado. A atuação é pautada por critérios de transparência nas informações e de profissionalização dos gestores, pela certeza de que esse modelo dá suporte à estratégia de crescimento da companhia. 

Escritório Central:

Av. Goiás 1805

09550-900

São Caetano do Sul - SP

GENERAL MOTORS DO BRASIL

Escritório Central:

Av Farrapos 1811

90220-005

Porto Alegre - RS

GERDAU

Geração contínua de valor e eficiência competitiva formam a base do crescimento do Grupo Gerdau, um dos principais produtores de aço nas Américas. Em 2004, atingiu a marca de 13,4 milhões de toneladas em suas 26 usinas siderúrgicas distribuídas no Brasil (10), Canadá (3), Chile (1), Estados Unidos (11), Uruguai (1) e nas duas empresas em que possui participações societárias, uma na Argentina e outra nos Estados Unidos, no segmento de aços planos.

Exportado para mais de 60 países, o aço Gerdau representa 7,4% da produção do setor em todo o continente americano e atende à construção civil, à indústria e à agropecuária.

Ao longo de mais de um século de história, o Grupo Gerdau busca constantemente se antecipar às necessidades dos mercados, apresentando produtos e serviços diferenciados que agreguem valor aos negócios de seus clientes.

Possui estrutura logística em áreas estratégicas, desde a reunião de insumos até a distribuição para os consumidores finais, e uma ampla linha de produtos em aço: tarugos, placas, blocos, fio-máquina, vergalhões, barras, perfis, arames, treliças, telas soldadas, pregos e outros.

Consolidou a marca Gerdau por meio da busca obstinada pela qualidade em tudo o que faz, da política de equilibrar crescimento e rentabilidade, da valorização de seus mais de 20 mil colaboradores e de uma cultura empresarial fundamentada na integridade e no respeito às comunidades – práticas que contribuíram para que alcançasse em 2003 a posição de uma das empresas mais admiradas no mundo, segundo o ranking do jornal “Financial Times”, na categoria Resources.

Entretanto, a verdadeira dimensão social do Grupo Gerdau não está apenas no apoio a mais de uma centena de projetos sociais. Está na sua própria atividade siderúrgica, ao reciclar sucata ferrosa e transformá-la em produtos siderúrgicos, retirando materiais obsoletos das cidades. Também se reflete em seus produtos, os quais são fabricados da forma mais econômica e ambientalmente correta e utilizados para ampliar a qualidade de vida das pessoas. 

Escritório Central:

Rua Joaquim Floriano, 466, 6º andar - cj. 601 - Torre Office

04534-002

São Paulo - SP

http://www.grupomaringa.com.br/

Grupo Maringá

O Grupo Maringá nasceu da cisão da Cia Melhoramentos Norte do Paraná, ocorrida em dezembro de 2011. Ele é representado por uma Cia Holding, denominada São Eutiquiano Participações S/A, que controla as empresas Cia Canavieira de Jacarezinho e Cia Agrícola Usina Jacarezinho, do setor Sucro-Alcooleiro e Maringá Ferro-Liga S.A., do setor de Siderurgia.

Referidas empresas operacionais são certificadas pela ISO 9001, cujos detalhes de sua política da qualidade podem ser encontradas em cada empresa.

Todas as empresas do Grupo são auditadas pela empresa de Auditoria KPMG.

Fundadas em 1946 e situadas nos estados do Paraná (Jacarezinho) e São Paulo (Itapeva), as empresas do Grupo são Brasileiras e produzem cana-de-açúcar, açúcar, etanol e liga de manganês (FeMnAC, FeSiMn 12/16, FeSiMn 16/20 ST, FeSiMn 16/20 BP) 

Escritório Central:

Rua Fernando Bernardelli, 2000

27570-000

Porto Real - RJ

GUARDIAN DO BRASIL VIDROS PLANOS LTDA

Escritório Central:

Av. Roque Petroni Jr., 1089, cj 501, Jardim das Acácias

04707-900

São Paulo - SP

http://imerys.com.br/

Imerys

A IMERYS é a líder mundial em soluções especializadas a base de minerais para a indústria. Transformamos uma variedade única de minerais para oferecer funções essenciais para os produtos finais, para a fabricação e para os processos de seus clientes (resistência ao calor, resistência mecânica, condutividade, cobertura, efeito de barreira etc.).

Escritório Central:

Rod BR 040-KM 36,5 SN

38600-000

Paracatu - MG

www.kinross.com

Kinross Brasil Mineração S.A

A Kinross atua nas atividades de pesquisa e desenvolvimento mineral, mineração, beneficiamento e comercialização de ouro. É uma das maiores produtoras  de ouro do Brasil, responsável por 25% da produção nacional. Com operação na mina Morro do Ouro, em Paracatu, noroeste de Minas Gerais, e escritório em Belo Horizonte, a empresa integra a Kinross Gold Corporation, grupo canadense com presença na América do Sul (Brasil e Chile), América do Norte (Estados Unidos e Canadá), África (Gana e Mauritânia) e Eurásia (Rússia). 

Escritório Central:

Rua Matias Cardoso, 169 - 8º andar - Santo Agostinho

30 170 050

Belo Horizonte - MG

http://www.liasa.com.br/

Liasa Produção de silício metálico

A LIASA é uma das maiores produtoras de silício metálico do mundo, com mais de 20 patentes industriais concedidas e depositadas, sendo líder nacional na produção do metal, tanto em volume de produção quanto em qualidade.

Escritório Central:

Alameda Mamoré, 989 12º andar

06454-040

Barueri - SP

LINDE GASES LTDA (AGA)

A AGA é parte do Grupo Linde, com sede na Alemanha, composto por duas divisões que atuam nas áreas de Gases e Engenharia (Linde Gas & Engineering) e Manuseio e Transporte de Materiais (Materials Handling). A Divisão Linde Gas, com aproximadamente 17.500 colaboradores, produz e fornece gases industriais e medicinais para cerca de 1,5 milhão de empresas em 50 países da Europa, Américas, Ásia e Oceania. A Divisão Linde Gas está entre as quatro maiores companhias de gás do mundo.

No Brasil, a estrutura da AGA compreende as cinco principais aplicações dos Gases Industriais (Alimentos, Gases Especiais, Metalurgia, Química e Soldagem & Corte) e os Gases Medicinais. A AGA baseia sua atuação em quatro princípios básicos: os melhores produtos, a tecnologia mais avançada, o serviço mais eficiente e o respeito ao meio ambiente.

Oxigênio, nitrogênio e argônio são os principais produtos comercializados pela AGA. Estes gases são produzidos a partir da atmosfera por meio de destilação criogênica. Além destes gases destacam-se acetileno, hidrogênio, dióxido de carbono, gases de alta pureza e misturas de gases especiais, entre outros.

Os gases industriais são utilizados por praticamente todas as indústrias e na maioria dos processos industriais. Os gases medicinais são distribuídos nos hospitais, clínicas e inclusive no próprio domicílio do paciente (homecare). Os gases especiais e misturas, na forma de gases de altíssima pureza, são utilizados nos laboratórios de análise, processos de controle de qualidade e calibração de instrumentos de medição. 

Escritório Central:

Maracanaú - CE

Metalic Brasil

O Grupo Can-Pack tem operado no mercado de embalagens de metal por mais de 25 anos. Durante este período, nos tornamos um fabricante líder na indústria de embalagens para bebidas na Europa, constantemente melhorando a nossa posição de mercado no Oriente Médio, Ásia, África, e América do Sul, com a recente aquisição da Metalic, localizada em Fortaleza, Brasil.

Como consequência dos investimentos contínuos e a instalação de equipamentos de um nível tecnológico de classe mundial, a capacidade e gama das embalagens e serviços oferecidos tem crescido dinamicamente.

O nosso processo de produção, que é ajustado aos padrões técnicos mais elevados do mundo, em combinação com uma perfeição estética e uma estrutura flexível de vendas, se traduzem em segurança e profissionalismo, representando um elevado nível de serviço para os nossos clientes.

Atualmente operamos 16 linhas de produção de latas de alumínio, uma linha de produção de latas de aço para bebidas, e 16 linhas de tampas, em 12 unidades de produção, em 10 países. A nossa capacidade de produção é de 15.5 bilhões de latas para bebidas e tampas por ano.

Também operamos 2 fábricas de vidro, 7 fábricas de tampa tipo coroa e 3 fábricas que produzem latas de aço de 3 peças.

Atualmente empregamos mais de 4.500 pessoas globalmente.

Escritório Central:

Fazenda Caraíba - Distrito Pilar

48967-000

Jaguarari - BA

MINERAÇÃO CARAIBA S.A.

Escritório Central:

Av. Nações Unidas, 12495 - Brooklin Novo

04578-902

São Paulo - SP

NESTLÉ BRASIL

É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar e opera em 83 países com marcas mundialmente consagradas. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica e de performance, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 98% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel . A empresa tem 30 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo . Emprega cerca de 18 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens. 

Escritório Central:

- MG

www.novaerasilicon.com.br/

Nova Era Silicon S/A

Situada  na cidade de  Nova Era/MG, no quadrilátero ferrífero,  a Nova Era Silicon S/A (NES), Empresa do grupo japonês JFE , é uma das mais importantes produtoras e fornecedoras de ferro silício de alta pureza do mundo. Desde que entrou em operação, em outubro de 1986, vem desenvolvendo tecnologias para agregar valor ao ferro silício standard, o que permite à Empresa produzir, como sua especialidade, o ferro silício com baixíssimos teores de impurezas, requerido principalmente  para a confecção de fios de aço utilizados na produção de pneus e de chapas siliciosas elétricas de grão orientado.

Essa tecnologia é o que nos habilita a fornecer  para as principais siderúrgicas do mundo.  

Escritório Central:

Av das Nações Unidas 12551 15º andar

04578-000

São Paulo - SP

NOVELIS DO BRASIL LTDA

A Novelis é uma empresa multinacional, orientada para o mercado e líder global em laminados de alumínio por receitas, volume de produção e participação no mercado.

Sediada em Atlanta, Estados Unidos, a empresa mantém por meio de suas subsidiárias e associadas localizadas na Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul atividades de mineração de bauxita, refinação de alumina, geração de energia, produção de alumínio primário, laminação de alumínio e reciclagem, assim como pesquisa e tecnologia.

Com uma sólida posição nos mercados automotivo, de latas para bebidas, de folhas, industrial, chapas pintadas e para litografia, a Novelis desenvolve uma combinação única de força competitiva, e está posicionada para atender e superar as necessidades de seus clientes com soluções e serviços inovadores.

A combinação poderosa de pessoas, produtos, tecnologia e ativos permite à Companhia:
Criar valor adicional como uma empresa dinâmica e líder mundial posicionada de forma única no setor de produtos laminados de alumínio.

Atender as necessidades dos clientes com maior foco em inovação e com produtos orientados para o mercado.

Ser o parceiro preferencial, oferecendo soluções em materiais que transformam as idéias de hoje nas inovações de amanhã.

Atingir seu pleno potencial de negócio com o mais alto grau de excelência operacional, técnica, comercial, de segurança e meio ambiente.

Diferenciais do negócio:

Presença e escala mundiais: 36 instalações operacionais em 11 países.

Cerca de 13.000 colaboradores no mundo.

Relações comerciais sólidas.

Liderança mundial em fornecimento de produtos laminados de alumínio.

Capacidade de produção elevada: instalações altamente automatizadas; tecnologia de ponta; sistema eficiente de manufatura além de capacidade interna de fundição de alumínio em lingotes de qualidade superior.

Capacidade de gestão de metal: maior comprador individual de alumínio do mundo e líder em reciclagem e alumínio. 

Escritório Central:

Rodovia PR-151, km 207,5 - Distrito Industrial

84200-000

Curitiba - PR

https://pisapapel.sharepoint.com/SitePages/P%C3%A1gina%20Inicial.aspx

Pisa Indústria de Papéis Ltda

Escritório Central:

AVENIDA ABRAMO RANDON

- AC

www.randon.com.br

Randon S.A. Implementos e Participações

O conglomerado de Empresas Randon teve seu início em 1949 e atualmente produz um dos mais amplos portfólios de produtos do segmento de veículos comerciais, correlacionados com o transporte de cargas, seja rodoviário, ferroviário, ou fora-de-estrada dentre as empresas congêneres no mundo. 

Escritório Central:

Av. dos Estados, 5852

09290-520

Santo André - SP

RHODIA

A Rhodia, empresa mundial de química de especialidades, é fortemente engajada no desenvolvimento sustentável. Contribui para melhorar a qualidade de vida por meio do desenvolvimento de produtos, novas tecnologias, inovações, soluções e serviços, com forte valor agregado nos campos da beleza, alimentação, vestuário, saúde, meio ambiente, transporte e indústria.

Em dezembro de 2004, a Rhodia comemora 85 anos de história no Brasil. 

Escritório Central:

Av. Carlos Grimaldi, 1701, 5° e 6° andares - cj 5A, 5B e 6A

Campinas - SP

www.rigesa.com.br

Rigesa, Celulose, Papel e Embalagens

Escritório Central:

Anel Rodoviário, KM 4,5, s/nº, Bairro: Novo das Industrias

30622-910

Belo Horizonte - MG

www.rima.com.br

RIMA INDUSTRIAL S.A.

Escritório Central:

Av. Nações Unidas, 12551 cj. 1106

04578-000

São Paulo - SP

RIO TINTO ALCAN LTDA

Escritório Central:

Rua Paraíba, 1122 9º andar

30130-918

Belo Horizonte - MG

SAMARCO MINERAÇÃO S.A.

A Samarco Mineração é uma empresa de lavra, beneficiamento, pelotização e exportação de minério de ferro e a segunda maior exportadora de pelotas de minério de ferro no mercado transoceânico, comercializando 100% de seus produtos para cerca de 30 países na Europa, Ásia, África/Oriente Médio e Américas. Em 2003, a Samarco bateu um recorde histórico com vendas de 15,5 milhões de toneladas de minério de ferro (13,5 milhões de pelotas e 2 milhões de pellet feed) e fechou o ano com faturamento de R$ 1,5 bilhão.

Com sede e escritório central em Belo Horizonte (MG), a Samarco mantém unidades industriais em dois estados brasileiros: Minas Gerais, nos municípios de Mariana e Ouro Preto, onde se localiza a Unidade de Germano, de mineração e beneficiamento, e Espírito Santo, no município de Anchieta, onde está a Unidade de Ponta Ubu, que compreende a pelotização e o porto. O transporte do concentrado de minério de ferro entre Germano e Ponta Ubu é feito por um mineroduto de 396 km de extensão. A empresa também possui escritório na cidade de Vitória (ES) para operações de comércio exterior e câmbio, além de escritórios de vendas em Amsterdã e Hong Kong.

O controle acionário da Samarco pertence à Companhia Vale do Rio Doce (maior exportadora de minério de ferro do mundo) e à anglo-australiana BHP Billiton (terceira maior produtora mundial de minério de ferro), cada uma detendo 50% das ações. 

Escritório Central:

Estrada de Ferro Santos, Km 38 - V

09211-970

Santo André - SP

UNIPAR INDUPA

A Solvay Indupa é uma empresa do Grupo Solvay, grupo internacional com sede em Bruxelas, e uma das mais importantes empresas petroquímicas no Mercosul. Seus principais produtos são a resina de PVC (Policloreto de Vinila) e a Soda Cáustica. A Solvay Indupa tem seus principais escritórios em Buenos Aires (Argentina) e São Paulo (Brasil), além de duas fábricas – uma em Bahia Blanca, Argentina, e outra em Santo André (SP). 

Escritório Central:

Rodovia Municipal, DR 001 07

84990-000

Arapoti - PR

BO PAPER INDÚSTRIA DE PAPÉIS

A Stora Enso é considerada uma das empresas mais antigas do mundo com mais de 700 anos de atividades ininterrupta. Iniciou suas atividades em 1288 em Falun (Suécia). Em 1998 houve a junção das empresas Stora (Suécia) e Enso (Finlândia) tornando se a empresa de maior capital mundial.

Produzimos 12,7 milhões de toneladas de papel e 6,9 milhões de m3 de produtos de madeira serrada e processada. Em todo o grupo temos em torno de 27 mil empregados.

A Stora Enso atende seus clientes através de uma rede mundial de vendas e marketing, podendo proporcionar serviços locais a todos os seus clientes, entre os quais estão inclusos editoras, gráficas, casas comerciais, distribuidoras, embalagens, marcenarias, demais empresas do setor e construção.

Na América Latina a Stora Enso tem operações florestais no Uruguai e Rio Grande do Sul. Uma unidade fabril em parceria com a Fibria, chamada Veracel, localizada em Eunápolis e outra na região sul, no estado do Paraná, que trata-se da fábrica de Arapoti, localizada a 1150km de Brasília e 450 km de São Paulo.

A Stora Enso Arapoti iniciou sua operação em 28 de agosto de 1992, e em 01 de setembro de 2006 foi adquirida pelo grupo Stora Enso. Atualmente possui 360 funcionários e é a única fabricante de papel revestido e calandrado de baixa gramatura com capacidade de produção anual de 180 mil toneladas de papel revestido, para impressão de revistas, encartes e tablóides e papéis de imprimir e escrever.

Duas fontes de fibras são usadas. Uma fonte é a planta de pasta termomecânica, que utiliza madeira de Pinus e de Eucalipto provenientes de plantios próximos da fábrica. A segunda fonte de fibra é proveniente de celulose Kraft branqueada, a qual é importada principalmente da Argentina, Chile e Finlândia.

A fábrica de Arapoti desde 1994 possui certificação ISO 9001:2000 que garante a qualidade do papel, em 2007 foi certificada na OHSAS 18001:2007 que garante uma gestão da Segurança e Saúde do Trabalho e em 2008 foi certificada pelo CERFLOR que garante a origem da madeira que utilizamos em nosso processo de produção e em 2010 foi certificada no FSC que garante a origem da madeira e celulose que utilizamos em nosso papel.

É a primeira unidade de papel do grupo na América Latina e representa um passo importante na cadeia mundial de produção da Stora Enso. 

Escritório Central:

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1355 - 10 º andar

01452-919

São Paulo - SP

SUZANO PAPEL E CELULOSE S.A.

Fazemos parte do Grupo Suzano que, há 85 anos investe no segmento de papel e celulose. Somos uma empresa de base florestal e uma das maiores produtoras verticalmente integradas de papel e celulose da América Latina, com atuação global em cerca de 80 países. Nosso compromisso abrange o desenvolvimento dos negócios e das comunidades onde estamos presentes e a preservação do meio ambiente. Adotamos um modelo de gestão que considera a sustentabilidade em suas três dimensões: empresarial, social e ambiental.

Nossos principais produtos, comercializados no mercado doméstico e internacional são celulose de eucalipto, papéis para imprimir e escrever (revestidos e não revestidos) e papelcartão.

Somos líder no mercado de papelcartão na América Latina. Estamos entre os 10 maiores produtores de celulose de mercado e a segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo. Essa conquista foi possível graças ao ciclo de crescimento concluído em 2007, fato que abriu caminho para o aumento da capacidade de produção. Em 2008 registramos volume recorde de 2,7 milhões de toneladas de produção de papel e celulose e 2,5 milhões de toneladas de vendas de papel e celulose de mercado, 29% acima que no ano anterior.

Nossas cinco unidades industriais estão localizadas nos Estados da Bahia e São Paulo. Em Mucuri, sul da Bahia, está a nossa maior unidade integrada produtora de celulose e papel. Três fábricas estão sediadas em Suzano, Rio Verde e Embu, no Estado de São Paulo. Em Americana, São Paulo, está o Conpacel (Consórcio Paulista de Papel e Celulose), de cujo capital temos 50%. O nosso escritório comercial no Brasil está localizado na cidade de São Paulo (SP) e a nossa sede em Salvador (BA).A estrutura para a comercialização no exterior conta com operações na Inglaterra, EUA, Xangai, Suíça e Argentina.

Toda a nossa produção tem origem em florestas renováveis de eucalipto, plantadas no sul da Bahia, no norte do Espírito Santo, interior de São Paulo, nordeste de Minas Gerais e Maranhão, com a preservação de uma área de mata nativa em torno de 40%, aproximadamente. Fomos a primeira empresa brasileira a produzir papel com celulose ECF, sem cloro elementar, desde 1986.

A Suzano adotou o Modelo de Excelência da Gestão (MEG®), um conjunto de processos gerencias adotado internacionalmente por organizações Classe Mundial, ou seja, aquelas que se destacam pelas suas práticas e respectivos resultados, promovem interna e externamente a reputação da excelência dos produtos e serviços que oferecem, contribuem para a competitividade do País e, de alguma forma, para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Até 2015, com o anúncio de crescimento orgânico, a Suzano Papel e Celulose passa dos atuais 2,9 milhões de toneladas/ano para 7,2 milhões de toneladas/ ano com a constução de três novas plantas industriais – no Maranhão, Piauí e uma terceira em local ainda não definido. Além da otimização da capacidade instalada da Unidade Mucuri, que passará a fabricar mais 400 mil toneladas/ano. 

Escritório Central:

Av. Jõao XXIII , s/n Santa Cruz

23560-352

Rio de janeiro - RJ

thyssenkrupp CSA

A thyssenkrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico, inaugurada em junho de 2010,  é o mais moderno e sustentável complexo siderúrgico do Brasil. Localizada no Distrito Industrial de Santa Cruz (Rio de Janeiro- RJ), é fruto de uma parceria entre a alemã thyssenkrupp e a brasileira Vale. Com a capacidade de produzir 5 milhões de toneladas de placas por ano, a alta qualidade do produto atende aos mais sofisticados mercados do Brasil e do mundo.
A logística da empresa é um dos seus grandes diferenciais. Com um porto próprio na Baía de Sepetiba e uma linha férrea que atende a empresa, a thyssenkrupp CSA é capaz de suprir exigentes mercados com agilidade e eficiência.
A thyssenkrupp CSA gera mais de seis mil empregos diretos, dos quais 61% são moradores da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Tecnologia e Sustentabilidade

A thyssenkrupp CSA foi projetada seguindo o que há de mais moderno em tecnologia nos dias de hoje, o que pode ser percebido em todas as etapas de produção. Com isso, a empresa garantes níveis mínimos de impacto ao meio ambiente e o máximo de eficiência e segurança. Desenvolvida para ser sustentável desde sua concepção, a thyssenkrupp CSA é a planta com baixa intensidade de emissões de CO2  se comparada com as demais siderúrgicas do mundo,  recuperando calor em várias etapas.
Com uma termelétrica, que gera energia a partir dos gases e vapores produzidos no processo siderúrgico, a thyssenkrupp CSA não depende do fornecimento de energia externa e ainda repassa mais de  200MW ao Sistema Interligado Nacional – SIN. Esse excedente é suficiente para atender cerca de 880 mil residências.
A empresa conta com duas unidades de tratamento que permitem a reutilização de 96% da água usada em seu processo industrial. Todo esgoto industrial é coletado e tratado, impedindo o despejo de efluentes nos rios e na Baía de Sepetiba. A thyssenkrupp CSA também reaproveita os resíduos gerados pelas operações para transformá-los em matéria-prima para cimenteiras, construção civil e pavimentação.

Usina Comunitária CSA

Com o objetivo de fortalecer o relacionamento com as comunidades ao redor da empresa, a thyssenkrupp CSA lançou Usina Comunitária CSA, seu programa de responsabilidade sócia. O programa conta com diversos projetos e ações, que beneficiam mais de 20 mil pessoas diretamente. Desde o início das operações, já foram investidos R$ 100 milhões em ações para as comunidades. A empresa foi responsável pela construção de duas escolas técnicas, duas instituições de saúde e pela realização de diversas ações que contribuem para o desenvolvimento econômico e social das regiões de Santa Cruz e Itaguaí.

Escritório Central:

Av. Presidente Juscelino Kubitscheck, 1830 - Torre 3 / 4

04543-900

São Paulo - SP

UNIPAR CARBOCLORO

A Unipar Carbocloro está instalada no Pólo Industrial de Cubatão desde 1964. Produz atualmente uma completa linha de Cloro-Álcalis (cloro, soda cáustica, hidrogênio, hipoclorito de sódio, ácido clorídrico e dicloroetano), fornecendo a matéria-prima que serve de base para importantes segmentos do parque industrial brasileiro. A empresa contribui para uma melhor qualidade de vida da população brasileira, pois seus produtos são componentes fundamentais para a fabricação de sabões, detergentes, remédios, plásticos, comestíveis, tecidos, entre outros.

Responsável por 49% do mercado nacional de cloro líquido e 19% do mercado de soda cáustica e também por 40% dos mercados de ácido clorídrico e hipoclorito de sódio, a Unipar Carbocloro opera respeitando o meio ambiente, seus funcionários e seus vizinhos.

A Unipar Carbocloro tem consciência de seu papel na sociedade e desenvolve uma série de programas e ações que buscam o desenvolvimento de sua comunidade, sendo considerada uma das empresas que lideraram o programa de despoluição de Cubatão. 

Escritório Central:

Rua Profº José Vieira de Mendonça, 3011 - Engº Nogueira

31310-260

Belo Horizonte - MG

USIMINAS – USINAS SIDERÚRGICAS DE MINAS GERAIS S/A

O Sistema Usiminas é o maior produtor de aços planos da América Latina e um dos 20 maiores do mundo. Sempre dentro de seu foco – o aço – o Sistema Usiminas tem suas principais forças produtivas nas siderúrgicas Usiminas e Cosipa, mas mantém participação (tanto em empresas controladas como coligadas) em setores estratégicos: logística (Usifast, MRS Logística, Rios Unidos Transportes e os terminais portuários de Praia Mole-ES e Cubatão-SP), estamparia e bens de capital (Usiminas Mecânica e Usiparts) e distribuição e serviços (Fasal, Rio Negro, Dufer, Usial, Usiroll e Unigal).

Está presente também, com participação acionária, nas siderúrgicas Siderar (Argentina) e Sidor (Venezuela).

Considerada uma das mais avançadas siderúrgicas do mundo, a Usiminas conta, desde sua fundação, com capital e tecnologia japonesa por meio da Nippon Steel. Sua capacidade produtiva é de 4,7 milhões de toneladas de aço/ano – e deve chegar, em curto prazo, a 5 milhões de toneladas/ano. A produção se concentra em aços não revestidos (placas, chapas grossas, laminados a quente e a frio) e galvanizados. Aproximadamente 80% da produção são destinados ao mercado interno. 

Escritório Central:

Av. Olínto Meireles, 65

30640-010

Belo Horizonte - MG

Vallourec Tubos do Brasil S.A.

A Vallourec Tubos do Brasil do Brasil, localizada em Belo Horizonte, é uma das maiores empresas siderúrgicas integradas do mundo. A Usina Integrada do Barreiro tem capacidade de produzir cerca de 550 mil toneladas de tubos de aço por ano, que fomentam o setor energético e a indústria, inclusive automotiva. 

Escritório Central:

Avenida das Nações Unidas, 8501

93420-295

São Paulo - SP

VOTORANTIM ENERGIA

A Votorantim Cimentos controla as empresas que atuam na produção de cimento, cal, argamassa e concreto. No Brasil, são 22 fábricas, além das unidades de concreto pertencentes à Engemix, adquirida no início de 2002.

No exterior, a Votorantim Cimentos controla a St. Marys, do Canadá, adquirida em 2001, que possui duas fábricas de cimento, uma moagem de cimento em Detroit (EUA), 9 terminais de distribuição de cimento na região americana dos Grandes Lagos e 39 usinas de concreto situadas na província canadense de Ontário.

No início de 2003, a Votorantim Cimentos adquiriu 50% do capital da Suwannee American Cement, recém-concluída unidade fabril situada na Flórida (EUA); os outros 50% pertencem à Anderson Columbia, empresa de engenharia civil que construiu a fábrica e aliou-se à Votorantim para ter um sócio do ramo cimenteiro na gestão de sua operação. 

Escritório Central:

Rua Álvaro Guimarães, 2502 - Vila Euro

09810-010

São Bernardo do Campo - SP

WHEATON BRASIL VIDROS LTDA

O Grupo Wheaton Brasil chega ao século XXI mantendo ininterruptamente a liderança nacional nos segmentosFarmacêutico e Cosmético brasileiro.

Graças à sua vocação para apresentar as melhores soluções e estando sempre perto de seus clientes, o Grupo Wheaton Brasil é hoje uma das cinco maiores instalações especializadas em cosméticos e farmacêuticos do mundo, demonstrando estar sempre à frente de seu tempo, inovando nos conceitos, tecnologia, atendimento e design.

Nos últimos anos, conquista vários prêmios: de Melhor Fornecedor de Embalagem para a Indústria de Perfumaria & Cosméticos, além de ter através de seus clientes, tais como AvonBoticárioNatura, entre outros, vários prêmios de design de embalagem e excelência no atendimento.

Por vários anos consecutivos recebe o prêmio de Melhor Fornecedor de Embalagem de Vidro para a Indústria Farmacêutica, tendo entre seus clientes empresas como AventisPfizerE.M.S.AchéRoche, entre outros.

Após mais de 50 anos de atividades, o Grupo Wheaton Brasil, agora totalmente brasileiro, reúne – em um parque industrial com 200 mil m² – cerca de 2,5 mil funcionários, responsáveis por uma produção diária superior a 3 milhões de peças, e pode se orgulhar de estar presente não só na maioria dos lares brasileiros como em muitos lares em países da América LatinaEuropaEstados UnidosÁfrica e Ásia.

A empresa opera, atualmente, quatro fornos contínuos com capacidade produtiva de 300 toneladas/dia, com tecnologia de ponta para a fusão de vidro, com combustão a gás e/ou óleo combustível, com a emissão de particulados seguindo as normas legais de controle ambiental.

São 21 linhas de produção, entre máquinas I.S. – nos processos soprado-soprado e prensado-soprado – e prensas rotativas. Parte dessas prensas conta com escolha e embalagem semi-automatizadas, salas limpas nas linhas dedicadas à indústria farmacêutica – onde a empresa atua com qualidade assegurada – e sala climatizadacom pressão positiva na linha de cosméticos.
Dentro de modernas instalações, com salas climatizadas e pressão positiva, a Decoração é composta de:

  • 15 linhas semi-automatizadas e 5 linhas automatizadas SS (silk-screen) atuando com tintas orgânicas e inorgânicas, além de ouro e prata;
  • 2 linhas automáticas de pintura atuando com tintas inorgânicas;
  • 2 linhas automáticas de foscação a ácido;
  • 1 máquina de aplicação de hot-stamp; e
  • Maquinário para aplicação automática de rótulos auto-adesivos, bem como montagem de componentes plásticos e metálicos junto ao vidro. 

Escritório Central:

Av. Pastor Martin Luther King Jr, 126 sala 301/B - Del Castilho

20760-005

Rio de Janeiro - RJ

WHITE MARTINS

A White Martins é a maior empresa de gases industriais da América do Sul, presente em nove países do continente. Sua força reside na busca de soluções para seus clientes, por intermédio da oferta de serviços e tecnologia de alta qualidade. Seu portfólio de produtos inclui gases atmosféricos (oxigênio, nitrogênio e argônio), gases de processo (gás carbônico, acetileno, hidrogênio, misturas para soldagem), gases especiais e medicinais, cilindros de aço sem costura e equipamentos para aplicação, transporte e armazenamento de gases. Em 2003, seu faturamento consolidado foi de R$ 2.164 bilhões. O investimento total foi de R$ 299 milhões.

A White Martins é fornecedora de todos os pólos petroquímicos e uma das maiores parceiras da indústria siderúrgica brasileira. A empresa tem também uma forte presença no setor metal-mecânico, de alimentos, bebidas, meio ambiente e no segmento de clientes de pequeno consumo. A White Martins é, ainda, líder no setor médico-hospitalar.

O cliente da White Martins conta com uma consultoria técnica altamente qualificada, especializada no desenvolvimento de soluções personalizadas e com o apoio de centrais de atendimento, que garantem assistência pós-venda. Com um sofisticado sistema de logística, sua malha de distribuição assegura absoluta confiabilidade de abastecimento.