Associados

Faça parte clique e associe-se

As indústrias associadas à ABRACE são responsáveis pelo consumo de aproximadamente 20% da energia elétrica produzida no País, o que corresponde a 45% do consumo industrial de energia. Demandam, também, mais de 40% do gás e do óleo combustível comercializados.

Os chamados energointensivos, que representam grande parte das associadas e utilizam energia na produção de aço, alumínio, cimento, produtos de metalurgia, entre outros, assumem papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do País e, dado o alto consumo necessário para viabilizar suas produções, têm na energia um insumo vital para seus negócios.

Conheça esses importantes agentes para a economia nacional:
Clique sobre o logo para mais informações

Escritório Central:
ROD. PA 483 21
68447-000
Barcarena - PA

Albrás – Alumínio Brasileiro S.A.

ALBRÁS ALUMINIO BRASILEIRO S.A

No município de Barcarena, a 87 km da capital paraense, está instalada a Albras: a maior fábrica de alumínio no Brasil. Em 2016, a empresa completou 31 anos de inauguração.

Atualmente, a Hydro é a principal acionista da empresa, tendo 51% das ações desta joint venture, que também tem como acionista a NAAC – Nippon Amazon Aluminium Co. Ltd., formada por um consórcio de empresas japonesas, entre trading companies, consumidoras e produtoras de alumínio.

A metalúrgica integra um processo produtivo que permite a transformação de uma riqueza natural abundante na Amazônia (bauxita) em produto de larga aceitação internacional (alumínio), gerando trabalho, renda e mais qualidade de vida para a população da região, por meio de empregos, impostos, iniciativas de apoio às comunidades vizinhas e circulação de riquezas.

Escritório Central:
Rod. Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, Km 65,2
13212-240
Jundiaí - SP

https://www.akzonobel.com/en/brazil

AkzoNobel

A AkzoNobel é uma companhia global líder em tintas e revestimentos e uma das principais produtoras de especialidades químicas. Fornecemos ingredientes essenciais, proteção essencial e cor essencial para indústrias e consumidores em todo o mundo.Seu portfolio inclui marcas de renome, como Dulux, Sikkens, International and Eka.

Com sede na Holanda, desde 1792, hoje opera em mais de 80 países e emprega cerca de 35.000 funcionários comprometidos com a excelência de entrega de produtos e serviços de alta performance

Av. das Nações Unidas 1154 Conjunto 1
04578-000
São Paulo - SP

https://www.airliquide.com/pt-br/brasil

Air Liquide Brasil

A Air Liquide Brasil é uma das maiores empresas de gases, tecnologias e serviços para a área industrial e medicinal do país. Emprega mais de 1.200 profissionais, distribuídos em mais de 71 localidades que atendem mais de 80% do território nacional. Busca atender às crescentes demandas do país e às necessidades atuais e futuras de clientes e pacientes com soluções inovadoras e de alto desempenho com foco no comprometimento no longo prazo e na preservação de vidas vulneráveis. Líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a Indústria e Saúde, a Air Liquide está presente em 80 países, com aproximadamente 65.000 empregados, atendendo a mais de 3.5 milhões de clientes e pacientes.

Escritório Central:
Av Nações Unidas 12901 16º andar
04578-000
São Paulo - SP

https://www.alcoa.com/brasil/pt/default.asp

Alcoa Alumínio

A Alcoa atua no Brasil desde 1965 em toda a cadeia produtiva do metal, desde a mineração da bauxita até a produção de pó de alumínio e químicos. A companhia possui três unidades produtivas, três escritórios, um centro de serviços compartilhados, além de participações na MRN e quatro usinas hidrelétricas.
Desde os primórdios da indústria do alumínio, o nome Alcoa tem sido sinônimo de excelência operacional e liderança na produção de Bauxita, Alumina e produtos de Alumínio. A empresa criou a indústria do alumínio em 1888 e continua a inovar com novas tecnologias e processos, contando com uma base de ativos diferenciados que inclui o maior portfólio de mineração de bauxita do mundo, um sistema global de refino de alumina, uma rede otimizada de fundição de alumínio, um flexível portfólio de energia, uma rede inovadora de produtos fundidos, e sinergias entre o mercado de folhas para latas de alumínio e outros mercados Alcoa.

São reconhecidos mundialmente como uma empresa baseada em valores e que mantém os mais altos padrões de excelência – operacional, ambiental e ética.

Escritório Central:
R. Dr. Renato Paes de Barros, 1017 - 4º andar
04530-001
São Paulo - SP

https://www.ambev.com.br/

Ambev

A Ambev nasceu, em 1999, da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica. A empresa faz parte da Anheuser-Busch Inbev, conhecida como AB Inbev, que nasceu da união entre o espírito pioneiro da Ambev, com a qualidade belga da Interbrew e a tradição da Anheuser-Busch.

Possui um amplo portfólio de produtos de qualidade e sucesso, como as cervejas Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois; e os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi, Sukita, Antarctica Citrus e H2OH!; além do isotônico Gatorade e o chá Lipton. Com sede em São Paulo, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina, com operações em 19 países.

Outras marcas internacionais conhecidas, além da Budweiser®, incluem Stella Artois® e Beck’s®, ao lado de Leffe®, Hoegaarden®, Bud Light®, Quilmes®, Michelob Ultra®, Harbin®, Sedrin®, Klinskoye®, Sibirskaya Korona®, Chernigivske®, Hasseröder® e Jupiler®.

A empresa emprega mais de 46 mil funcionários no mundo, com mais de 35 mil colaboradores só no Brasil.

Escritório Central:
Av. Das Américas 3443 bl 3 - 3º
22631-003
Rio de Janeiro - RJ

https://brasil.angloamerican.com/?sc_lang=pt-PT

Anglo American

A Anglo American é uma das maiores empresas de mineração do mundo, com sede no Reino Unido e capital aberto em Londres e Joanesburgo. Seu portfólio de operações de mineração de alta competitividade abrange metais preciosos e minerais – é líder global em platina e diamantes metais básicos – cobre e níquel e outros minerais, como minério de ferro, carvão metalúrgico e carvão térmico. As operações de mineração da empresa e sua carteira de projetos estão localizadas no sul da África, na América do Norte e do Sul, Austrália.

No Brasil, o Grupo Anglo American está presente desde 1973. Hoje, a Anglo American trabalha com dois produtos: minério de ferro, com o Minas-Rio, localizado nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, e níquel, com operações nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás.

A empresa emprega mais de 3.300 empregados próprios, pessoas que utilizam as mais recentes tecnologias para encontrar novos recursos, planejar e construir minas e que mineram, processam, transportam e comercializam os produtos – desde diamantes (por meio da De Beers) até a platina, outros metais preciosos e cobre – para clientes ao redor do mundo.

Escritório Central:
Av Carandaí, 1115 - 23º andar
30130-915
Belo Horizonte - MG

http://brasil.aperam.com/

Aperam

Fundada em 1944 com o nome ACESITA, a Aperam South America é produtora integrada de Aços Planos Inoxidáveis e Elétricos, e fabrica também Aços Planos Especiais ao Carbono. Com mais de 2 mil empregados, tem capacidade instalada de 900 mil toneladas de aço líquido. Sua planta industrial conta com dois altos-fornos que utilizam apenas carvão vegetal, como energia renovável, evitando a emissão de 700 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

No mundo, a empresa foi criada em 2011, como resultado do desmembramento do setor inox da ArcelorMittal. A Aperam surgiu como um player global em aços inoxidáveis, especiais elétricos e ligas de níquel com capacidade para produzir 2,5 milhões de toneladas de aços planos inoxidáveis. São 30 escritórios de vendas em todo o mundo com suporte ao cliente, 19 centros de serviços, incluindo 10 plantas e instalações de transformação, e cerca de 9.800 empregados. Além disso, é líder em nichos de alto valor agregado – ligados e especiais.

O negócio é organizado em três divisões: Aços Inoxidáveis & Elétricos; Serviços & Soluções; Ligados & Especiais (Specialities). A indústria é concentrada em seis plantas principais, localizadas no Brasil, Bélgica e França, e conta com uma rede altamente integrada de distribuição, processamento e serviços, além de uma capacidade única, no caso do Brasil, de produzir inoxidáveis e especiais, usando biomassa (carvão vegetal) de forma competitiva.

Escritório Central:
Av. Carandaí, 1115 - 21º andar - Funcionários
30130-915
Belo Horizonte - MG

http://brasil.arcelormittal.com.br/

ArcelorMittal Brasil

Presente em mais de 60 países na Ásia, África, Europa e Américas, a ArcelorMittal possui operações industriais em 19 países e mantém a liderança nos principais mercados de aço, incluindo os segmentos da construção, automotivo, eletrodomésticos e embalagens. Também é líder nas áreas de pesquisa & desenvolvimento e novas tecnologias. No Brasil, além de ser referência em clima organizacional para mais de 16 mil pessoas, a ArcelorMittal está entre as melhores empresas para trabalhar. Suas plantas industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, têm capacidade instalada superior a 12,5 milhões de toneladas de aço bruto.

Maior produtora de aço no Brasil e na América Latina, a ArcelorMittal opera em sinergia com mais de 29 unidades de negócios na Argentina, Costa Rica e Venezuela. Nas Américas Central e do Sul, a ArcelorMittal aposta no desenvolvimento de soluções em Aços Longos e Aços Planos que satisfaçam às mais rigorosas exigências de qualidade, eficiência e sustentabilidade, para atender às indústrias automobilística, de eletrodomésticos, naval, de energia, construção civil, agronegócio, entre outras.

A empresa atua, ainda, em áreas diversificadas como mineração, geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas de eucalipto) e tecnologia da informação. Sua ampla rede de distribuição e serviços atende com excelência às demandas dos mercados doméstico e internacional.

Escritório Central:
Rua Domingos Jorge, 1000
04779-900
São Paulo - SP

https://www.bayer.com.br/

Bayer

A Bayer é uma empresa inovadora com uma história de mais de 150 anos e competências centrais nas áreas de saúde e agricultura. Desenvolve novas moléculas para a utilização em produtos inovadores e soluções para melhorar a saúde das pessoas, animais e plantas. Os produtos e serviços da Bayer são projetados para beneficiar a população e melhorar sua qualidade de vida. Ao mesmo tempo, o Grupo tem como objetivo criar valor através da inovação e crescimento. Suas atividades de pesquisa e desenvolvimento são baseadas na profunda compreensão dos processos bioquímicos que ocorrem nos organismos vivos. O Grupo Bayer abrange aproximadamente 300 empresas constituídas em 78 países no mundo todo. A matriz global fica em Leverkusen, Alemanha.

No Brasil, sua história é conhecida por mais de 120 anos de tradição, desde quando dois consultores desembarcaram no Rio de Janeiro, em 1896

Escritório Central:
Av Nações Unidas 4777 3º andar
05477-000
São Paulo - SP

https://www.braskem.com.br/

Braskem

A Braskem é a única petroquímica integrada de primeira e segunda geração de resinas termoplásticas no Brasil. Criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrecht e do Grupo Mariani, a Braskem é, hoje, a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas e a maior produtora de polipropileno nos Estados Unidos. Sua produção é focada nas resinas polietileno (PE), polipropileno (PP) e policloreto de vinila (PVC), além de insumos químicos básicos como eteno, propeno, butadieno, benzeno, tolueno, cloro, soda e solventes, entre outros. Juntos, compõe um dos portfólios mais completos do mercado, ao incluir também o polietileno verde, produzido a partir da cana-de-açúcar, de origem 100% renovável.

As unidades da Braskem estão presentes no Brasil, nos Estados Unidos, no México e na Alemanha, além de 16 escritórios regionais em outros países, com o objetivo de desenvolver parcerias e criar soluções integradas para o Cliente. São 40 unidades industriais, 29 delas instaladas no Brasil, nos estados de Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A empresa possui uma capacidade de produção de mais de 16 milhões de toneladas/ano de resinas termoplásticas e outros produtos químicos.

Escritório Central:
Via do Cobre, 3700 Área Indus
42850-000
Dias d'Ávila - BA

https://www.paranapanema.com.br/show.aspx?idMateria=Z14yRaiTDZ50/ExBQeYryA==

Caraíba Metais

CARAÍBA METAIS

A planta da Caraíba Metais fica junto ao Pólo Petroquímico de Camaçari, próximo a Salvador, no Estado da Bahia. Criada em 1969, é uma das mais modernas fábricas do mundo no setor de não-ferrosos.

No Brasil, só a Caraíba Metais S/A, com certificação de qualidade pela ISO 9001:2000, produz cobre eletrolítico com 99,9% de pureza. É empresa registrada na Bolsa de Metais de Londres, o que significa dizer que o cobre Caraíba é negociado em qualquer parte do mundo sempre com a cotação da Bolsa.

Os cátodos de cobre eletrolítico são produzidos a partir de concentrados de cobre, matéria-prima que vem tanto de minas nacionais na Bahia e Pará, quanto de fornecedores internacionais, onde se destaca o Chile e desembarcam no Porto de Aratu, a 30 km da fábrica. Esses concentrados contêm em média 30% de cobre. Dos cátodos também se obtêm vergalhões e fio trefilado, produtos ainda mais elaborados.

Esses produtos são colocados não só no mercado brasileiro, mas também na área do Mercosul e em muitos outros países, especialmente EUA, Canadá e Israel. Para disputar mercados competitivos como esses e marcar a presença do produto brasileiro de qualidade no mundo inteiro, a Caraíba adota a gestão com base nos princípios da Qualidade Total. Por isso, a Caraíba está entre as três metalurgias de cobre mais competitivas do mundo.

A Qualidade Total não se restringe aos processos produtivos, mas se estende ao meio ambiente e aos aspectos sociais. Um rígido programa de controle ambiental evita que os rejeitos do processo produtivo agridam o meio ambiente. A qualidade do ar, da água e do solo é monitorada permanentemente, enquanto sistemas eficientes dão aos rejeitos a destinação adequada dentro e fora da planta de metalurgia.

No gerenciamento da questão ambiental, buscam-se soluções integradas com os empregados, as comunidades vizinhas e as áreas oficiais ligadas às questões ecológicas. 

Escritório Central:
Avenida Dr. Chucri Zaidan
1240 - Torre Diamond - 6º andar
CEP 04711.130
São Paulo – SP

https://www.cargill.com.br/

Cargill

A Cargill oferece serviços e produtos alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais ao mundo. Juntamente com produtores rurais, clientes, governos e comunidades, ajuda as pessoas a prosperar com a aplicação de suas ideias, com mais de 150 anos de experiência. São 155.000 funcionários em 70 países, que estão comprometidos a fornecer alimentos ao mundo de uma forma responsável, reduzindo o impacto ambiental e melhorando as comunidades onde atuam.

No Brasil, suas unidades estão dividas em diferentes segmentos: Soja, Especialidades Industriais, Produtos alimentícios (Foods), Amido e Adoçantes, Açúcar e Etanol, Nutrição Animal, além do Centro de Inovação da América Latina.

Escritório Central:
Av. Do Cristal, 540
12311210
Jacareí - SP

https://www.cebrace.com.br/#!/home

Cebrace

A Cebrace é fruto de uma joint-venture entre dois dos maiores grupos produtores de vidro plano do mundo: a Saint-Gobain (França) e a NSG (Japão). Fundada em 1974, é empresa líder no mercado brasileiro do segmento de vidro plano. Com mais de 40 anos de experiência, 3 unidades espalhadas pelo Brasil e 5 linhas de produção, a empresa fabrica desde o vidro float até vidros autolimpantes e para refrigeração industrial, sendo a responsável pela mais completa e inovadora linha de produtos do mercado nacional. A Cebrace possui cinco unidades fabris: três em Jacareí (SP), uma em Caçapava (SP) e uma unidade em Barra Velha (SC).

Escritório Central:
RODOVIA DF 205 CX 7573
73151-010
Brasília - DF

http://www.ciplan.com.br/pt-br

Ciplan

Com forte presença em todo o país, atuando principalmente nas regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste, a CIPLAN possui em seu portfólio uma linha completa de produtos e serviços para a construção civil, do básico até as maiores inovações em tecnologia para acabamento. Além da fábrica em Brasília, responsável pela produção de cimento, agregados e argamassa, a CIPLAN presta serviços de concretagem, essenciais para obras de todas as dimensões. Fundada em 1968, a CIPLAN foi uma das primeiras empresas instaladas em Brasília, sendo uma das poucas indústrias cimenteiras genuinamente brasileiras que atuam no país. Em 2000, com a chegada do segmento Concreto, a CIPLAN diversifica sua atividade com sucesso por meio de prestação de serviço de concretagem em diversas filiais e canteiros de obras distribuídos pelo Brasil.

Escritório Central:
Av. Jorge Bey Maluf 2163
08686-000
Suzano - SP

https://www.clariant.com/pt/Company

Clariant

A Clariant AG é uma empresa de especialidades químicas, com sede em Muttenz, na Suíça, e é cotada na Bolsa de Valores Suíça. Como uma das principais empresas de produtos químicos especializados do mundo, a Clariant contribui para a criação de valor com soluções inovadoras e sustentáveis para clientes de vários setores. As unidades de negócios são organizadas em quatro Áreas: Care Chemicals, Natural Resources, Catalysts e Plastics & Coatings.

O Brasil sedia a base de operações na América Latina, a partir de onde coordenam as atividades das unidades industriais, centros tecnológicos e filiais de vendas distribuídas em mais de dez países: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Peru, El Salvador, Uruguai e Venezuela. No Brasil, as unidades industriais em Suzano (SP), Resende (RJ), Duque de Caxias (RJ) e filiais de vendas em Belo Horizonte (MG), Blumenau (SC), Curitiba (PR), Macaé (RJ), Recife (PE) e Novo Hamburgo (RS – Centro Tecnológico do Couro).

Escritório Central:
Rodovia Cônego Domênico Rangoni, km 264,2
11573-904
Cubatão - SP

http://cmocbrasil.com/br

CMOC International Brasil

A CMOC é uma indústria que atua na mineração e no beneficiamento de nióbio e fosfatos, minerais essenciais para o desenvolvimento da indústria global e o crescimento da agricultura no Brasil. Atua como subsidiáriada da China Molybdenum (CMOC), companhia chinesa com um diversificado portfólio de ativos. A CMOC Brasil acredita e investe no crescimento sustentável dos negócios, por meio da sinergia entre os ativos, a excelência operacional, a inovação e a qualidade de seus produtos e relacionamentos.

Além do Brasil, possui operações no Congo e na Austrália e escritórios corporativos nos Estados Unidos e na Austrália. No Brasil, tem plantas em Catalão e Ouvidor, no Goiás, indústrias nessas localidades em Cubatão, onde se localiza seu escritório corporativo.

Escritório Central:
Av Lincoln Alves dos Santos 955 Distrito I
39404-005
Montes Claros - MG

https://www.coteminas.com.br

Coteminas

Utilizando sempre a mais avançada tecnologia em todas suas 22 fábricas, e responsável por cerca de 20% do consumo nacional de algodão, a Coteminas é uma empresa têxtil verticalmente integrada, produzindo fios, tecidos, produtos têxteis de cama, mesa e banho, uniformes profissionais, brins e jeans, todos da melhor qualidade e custos altamente competitivos, atendendo os mais exigentes clientes nos mercados nacional e internacional. Possui duas empresas controladas diretas, Springs Global, Santanense e algumas indiretas, MMartan, Springs Global US e Coteminas Argentina, que são indústrias do setor têxtil e situam-se entre os maiores fabricantes integrados de produtos têxteis para o lar e vestuário.

Está presente em várias regiões brasileiras, incluindo a sede em Montes Claros, Minas Gerais e outras plantas em Belo Horizonte, Blumenau, Campina Grande, João Pessoa, Macaíba e Natal, no Rio Grande do Norte, além de São Paulo. Também possui plantas nos Estados Unidos, no Canadá e na Argentina.

Escritório Central:
Av Brigadeiro Faria Lima 3400 20 º andar
04538-132
São Paulo - SP

http://www.csn.com.br/

Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)

Um dos mais eficientes complexos siderúrgicos integrados do mundo, a CSN atua com destaque em cinco setores: siderurgia, mineração, logística, cimento e energia. Atualmente, entre seus ativos, a empresa conta com uma usina siderúrgica integrada; cinco unidades industriais, sendo duas delas no exterior; minas de minério de ferro, calcário, dolomita e estanho; uma forte distribuidora de aços planos; terminais portuários; participações em ferrovias; e participação em duas usinas hidrelétricas. Com uma gestão firme e inovadora, a empresa acredita na força empreendedora do capital nacional e no enorme potencial brasileiro de competitividade no setor siderúrgico.

Multinacional com orgulho de ser brasileira, a empresa acredita e investe no país. Com a força do trabalho de seus mais de 20 mil colaboradores, enfrenta com sucesso os desafios da economia globalizada.

Fundada em abril de 1941, a CSN foi a primeira produtora integrada de aço plano no Brasil, um marco no processo de industrialização do país. Seu aço viabilizou a implantação das primeiras indústrias nacionais, núcleo do atual parque fabril brasileiro. Privatizada em 1993, a Companhia vem, desde então, modernizando-se e diversificando sua atuação. A CSN tem uma visão de sustentabilidade que aumenta a eficiência dos processos industriais e estabelece ganhos com a economia circular, trazendo benefícios para todos os envolvidos nessa cadeia de geração de valor. A empresa tem uma gestão focada no desenvolvimento de suas equipes e na convivência harmônica com as comunidades nas cidades onde opera, no Brasil e no exterior.

O grupo está presente em 18 Estados brasileiros e também atua em dois outros países – Alemanha e Portugal. Suas ações estão listadas nas Bolsas de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) e de Nova York (NYSE).

Escritório Central:
Av. Matoim Rótula 3
43800-000
Candeias - BA

https://br.dow.com/pt-br

Dow Brasil

A Dow reúne a força da ciência e da tecnologia para criar com paixão o que é essencial ao progresso humano. Conectam a química e a inovação aos princípios de sustentabilidade, ajudando a obter soluções para os mais desafiadores problemas mundiais, como a necessidade de água potável, a geração de energia renovável, a conservação de energia e o aumento da produção agrícola.

A Dow é uma comunidade diversa e inclusiva formada por 53 mil colaboradores. No Brasil, são mais de 4.000 funcionários em 21 unidades fabris, além de 4 centros de pesquisa e 42escritórios. Com centenas de patentes e premiações, a Dow é líder global em inovação e sustentabilidade. As mais de 6 mil famílias de produtos da companhia são produzidos em 179 unidades fabris em 35 países.

Rua Ewerton Visco, 290
Ed. Boulevard Side Empresarial, 25º andar - Caminho das Árvores
CEP 41820-022 - Salvador - Bahia

http://www.ferbasa.com.br/

Ferbasa

Desde sua fundação, em 1961, a FERBASA exerce atividades nas áreas de mineração, metalurgia e de recursos florestais. E foi através de um trabalho sólido nesses segmentos que obteve reconhecimento pelo desenvolvimento de produtos de alta qualidade, aliado a uma forte atuação socioambiental. Líder em produção de ferroligas e única produtora integrada de ferrocromo das Américas, a FERBASA está entre as 10 maiores empresas da Bahia, com faturamento anual superior a US$ 500 milhões. Está presente em 13 municípios baianos, com a produção mineral, fábricas metalúrgicas, atividades florestais e a geração de energia eólica. Está listada entre as 500 maiores empresas do Brasil. Sua sede fica na cidade de Pojuca, a 86km de Salvador, Bahia.

Escritório Central:

Alameda Santos, 1357 – 6º andar
01419-908
São Paulo - SP

http://www.fibria.com.br/

Fibria

Empresa brasileira de base florestal, a Fibria é a maior produtora mundial de celulose de eucalipto. Com mais de 18.300 empregados próprios e terceiros permanentes, em cinco países, a Fibria possui capacidade produtiva de 7,25 milhões de toneladas anuais de celulose. Suas fábricas estão localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP), Três Lagoas (MS) e Eunápolis (Bahia), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. Além disso, opera em Barra do Riacho, município de Aracruz, em sociedade com a Cenibra, o Portocel, único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, capaz de movimentar 7,5 milhões de toneladas anuais. A celulose da Fibria é exportada para 35 países.

Suas atividades florestais são baseadas em plantios renováveis e abrangem 1,092 milhão de hectares, dos quais 374 mil se destinam à preservação e conservação ambiental, 656 mil hectares ao plantio de florestas de eucalipto e 61 mil hectares destinados a outros usos.

Possui centros de pesquisa no Canadá e na Finlândia e investe e combustíveis renováveis nos Estados Unidos. No Brasil, mantém projetos sociais em 261 municípios e trabalha para ampliar o diálogo e a criação de valor para as comunidades envolvidas em suas operações.

Escritório Central:
Av. Goiás 1805
09550-900
São Caetano do Sul - SP

https://media.gm.com/brasil

General Motors do Brasil

Fundada em 1911, em Detroit, a Chevrolet é uma das maiores marcas de veículos do mundo, com negócios em mais de 100 países e vendas anuais de mais de 4.0 milhões de veículos. A Chevrolet oferece aos clientes veículos com consumo eficiente, desempenho envolvente, design inovador, características de segurança passivas e ativas e tecnologia de fácil utilização.

A primeira atividade no Brasil foi registrada no dia 26 de janeiro de 1925. Em 2017, as operações na Argentina e Brasil foram integradas na GM Mercosul, que vendeu mais de 535 mil veículos nos dois mercados em 2018. A GM Mercosul tem quatro Complexos Industriais que produzem veículos, motores e componentes em São Caetano do Sul, São José dos Campos e Gravataí, no Brasil e em Rosário, na Argentina. Conta ainda com unidades em Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio), Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados) e Indaiatuba (Campo de Provas), Centros Tecnológicos em São Caetano do Sul e Rosário e Centros Logísticos em Sorocaba e General Rodriguez, em Argentina. São mais de 20 mil empregados no Brasil.

Escritório Central:
Av Farrapos 1811
90220-005
Porto Alegre - RS

https://www2.gerdau.com.br/

Gerdau

A Gerdau é a maior empresa Brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações.

Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

Presentes em 10 países, o grupo é pioneiro no setor do aço na implantação de iniciativas de inovação digital. São 31 mil colaboradores e mais de 120 mil acionistas, com ações comercializadas na Bolsa de Valores de SP, NYC e Madri. Possui cerca de 100 mil clientes em todo o mundo.

Escritório Central:
Rua Joaquim Floriano, 466, 6º andar - cj. 601 - Torre Office
04534-002
São Paulo - SP

http://www.grupomaringa.com.br/

Grupo Maringá

O Grupo Maringá foi constituído em 2011, com presença em dois importantes segmentos da indústria brasileira: sucroenergético e siderurgia. Integram o sistema Copersucar, a maior empresa brasileira de exportação de açúcar e etanol, responsável pela comercialização de produtos. Na siderurgia, destacam-se como a segunda maior produtora de ferroligas de Manganês da América do Sul.

As empresas do grupo têm um histórico de mais de 70 anos de operações nos mercados sucroenergético e siderúrgico. O segmento siderúrgico possui uma história de mais de 40 anos, produzindo ferroligas de Manganês de alto padrão, matérias-primas essenciais para a fabricação do aço. A capacidade de produção alcança 100 mil toneladas/ano de ferro sílico-manganês e ferro manganês alto carbono. No setor sucroalcoeeiro, a Usina Jacarezinho tem capacidade de moagem superior a 2,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar ao ano.

São mais de 13 mil hectares de terras próprias e parceiras, dedicadas à cultura de cana-de-açúcar. Outros 5 mil hectares são destinados ao reflorestamento em eucalipto, com capacidade anual alcança mais de 39 mil toneladas de biorredutores, necessário à produção das ferroligas.

O grupo possui seis pequenas centrais hidroelétricas, com capacidade instalada de 12 MW, que garantem o fornecimento de aproximadamente 30% da energia consumida no nosso processo. O abastecimento complementar é assegurado por contratos de energia no mercado livre.

Escritório Central:
Rua Fernando Bernardelli, 2000
27570-000
Porto Real - RJ

http://www.guardianbrasil.com.br/

Guardian Glass

A Guardian é uma das maiores fabricantes mundiais de vidros e espelhos, presente nos 5 continentes e em mais de 25 países. São mais de 80 anos trabalhando no desenvolvimento de produtos com alta qualidade e tecnologia de ponta, em absoluta sintonia com a necessidade de cada mercado. Investindo constantemente em inovação e na qualificação de sua equipe, a Guardian fortalece seu compromisso global com a excelência. É assim que entregamos, com agilidade e eficiência, soluções que superam as expectativas dos nossos clientes.

A empresa surgiu em Detroit, Michigan, em 1932. Ao longo de sua trajetória, tornou-se a primeira empresa a fabricar e transformar não só vidros quanto acessórios para a indústria automotiva, classificando-se ente as 100 maiores do mundo. Atualmente, os produtos e acessórios Guardian estão presentes tanto nos automóveis quanto na construção civil. No Brasil, a Guardian possui duas unidades fabris e um centro de distribuição, em Porto Real (RJ) e Tatuí (SP).

Escritório Central:
Praia de Botafogo, 228, 7o. andar, sala 701
22250-906
Rio de Janeiro - RJ

https://www.hydro.com/pt-BR/a-hydro-no-brasil/

Hydro

Hydro é uma empresa de alumínio integrada com 35.000 empregados em 40 países em todos os continentes, combinando competências locais, presença global e capacidades incomparáveis em P&D. Além da produção de alumínio primário, produtos laminados e extrudados e reciclagem, a Hydro também lavra bauxita, refina alumina e produz energia, para ser a única empresa 360° da indústria global do alumínio. A Hydro está presente em todos os segmentos do mercado de alumínio, com atividades comerciais em toda a cadeia de valor, fornecendo para mais de 30.000 clientes. Com sede na Noruega e mais de um século de experiência em energia renovável, tecnologia e inovação, a Hydro está comprometida com o fortalecimento da viabilidade de seus clientes e comunidades, moldando um futuro sustentável por meio de soluções de alumínio inovadoras.

A Hydro tem 110 anos de história como indústria. Durante todo esse tempo, desenvolvemos recursos naturais em produtos muito importantes. Apenas no Brasil, são aproximadamente 13 mil funcionários trabalhando em 6 localidades, no Pará, São Paulo e Santa Catarina, com escritórios corporativos no Rio de Janeiro, Belém e São Paulo.

Escritório Central:
Av. Roque Petroni Jr., 1089, cj 501, Jardim das Acácias
04707-900
São Paulo - SP

http://www.imerys.com.br/

Imerys

A IMERYS transforma, enriquece e combina uma gama única de minerais, extraídos desde seus depósitos, para oferecer recursos essenciais para os produtos e processos de produção de seus clientes. A partir dos depósitos minerais até o consumidor final, a IMERYS está presente nos produtos que você utiliza no dia a dia. Mais de 15 mil funcionários trabalhando para soluções e especialidades para o setor de energia,  filtragem e aditivos de alto desempenho e materiais cerâmicos, além de minerais de alta resistência.

As origens do grupo foram em mineração e metalurgia. Criado em abril de 1880, mais de um século atrás, seu negócio principal continua sendo a extração e transformação de metais não ferrosos. Desde a década de 70, quando chamava-se Imetal, a empresa realizou aquisições e esforços de crescimento orgânico, tornando-se o líder mundial nas especialidades de base em minerais industriais, aproveitando sua experiência na indústria e o amplo conhecimento das matérias-primas.

Escritório Central:
Rod BR 040-KM 36,5 SN
38600-000
Paracatu - MG

http://www.kinross.com.br/

Kinross

A Kinross atua nas atividades de pesquisa e desenvolvimento mineral, mineração, beneficiamento e comercialização de ouro. É uma das maiores produtoras de ouro do Brasil, responsável por 22% da produção nacional.

Com operação na mina Morro do Ouro, em Paracatu, noroeste de Minas Gerais, e escritório em Belo Horizonte, a empresa integra a Kinross Gold Corporation, grupo canadense com presença na América do Sul (Brasil e Chile), América do Norte (Estados Unidos e Canadá), África (Gana e Mauritânia) e Eurásia (Rússia), criado em 1993.

Importante empreendimento industrial de Paracatu, a Kinross responde por cerca de 22% dos postos de trabalho formais do município. São cerca de 1.800 empregos diretos e quase 3 mil terceirizados. Além de ser a principal geradora de impostos e grande fomentadora de outros negócios, a Kinross investe em iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do território e é certificada por normas nacionais e internacionais ligadas à saúde, segurança, gestão ambiental e responsabilidade social.

Escritório Central:
Rua Matias Cardoso, 169 - 8º andar - Santo Agostinho
30 170 050
Belo Horizonte - MG

https://www.liasa.com.br/

Liasa

A LIASA é uma das maiores produtoras de silício metálico do mundo, sendo líder na América Latina em produção, tanto em volume quanto em qualidade.  Fundada em 1966 e instalada em Pirapora/MG, a empresa possui quatro fornos de silício metálico. Cerca de 85% desse volume é destinado ao mercado externo, principalmente Europa, Ásia, América do Norte e Oriente Médio. O silício metálico produzido no Brasil pode chegar a um grau de pureza de 99,6% e é utilizado na fabricação de mais de 10 mil produtos, boa parte presente no dia-a-dia das pessoas e na produção industrial. A LIASA é detentora demais de 20 patentes industriais.

A empresa faz parte da Associação Brasileira de Produtores de Ferroligas e de Silício Metálico (Abrafe), que ajudou a fundar, em 1971.

Escritório Central:
Alameda Mamoré, 989 12º andar
06454-040
Barueri - SP

http://www.linde-gas.com.br/

Linde

A Linde fornece gases combustíveis e de proteção para soldagem, gases raros, misturas de gases de calibração e gases de alta pureza, bem como produtos químicos e uma vasta gama de gases refrigerantes. Todos os gases estão disponíveis em diversos tipos de embalagens, purezas e pressões para responder às necessidades específicas de cada negócio, seja uma pequena ou uma grande empresa, incluindo desde o fornecimento em cilindros de pequena capacidade até depósitos de armazenagem de gases liquefeitos e sistemas de fornecimento on-site.

Os gases industriais são essenciais na fabricação de muitos produtos, de refrigerantes a peças de motor de carro, na área de saúde e em pesquisas. As tecnologias e aplicações inovadoras de gases desenvolvidas pela Linde possibilitam avanços sustentáveis nos negócios.

A história da Linde começou há mais de cem anos, quando Carl von Linde desenvolveu um processo de separação dos gases do ar, por meio de um método criogênico, obtendo oxigênio, nitrogênio, argônio e outros gases nobres. Desde então, a participação dos gases na maioria dos processos de produção, na área da saúde e em pesquisas vem crescendo de forma significativa. Os gases têm múltiplas aplicações.

No Brasil, a estrutura da empresa compreende as cinco principais aplicações dos Gases Industriais (Alimentos, Gases Especiais, Metalurgia, Química e Soldagem & Corte) e os Gases Medicinais. Com sede na Alemanha, o Grupo Linde é composto por duas divisões que atuam nas áreas de Gases e Engenharia (Linde Gas & Engineering) e Manuseio e Transporte de Materiais (Materials Handling). A Divisão Linde Gas, com aproximadamente 17.500 colaboradores, produz e fornece gases industriais e medicinais para cerca de 1,5 milhão de empresas em 50 países da Europa, Américas, Ásia e Oceania. A Divisão Linde Gas está entre as quatro maiores companhias de gás do mundo.

Escritório Central:
Maracanaú - CE

http://www.metalic.com.br/

Metalic Brasil

Metalic Brasil

O Grupo Can-Pack tem operado no mercado de embalagens de metal por mais de 25 anos. Durante este período, nos tornamos um fabricante líder na indústria de embalagens para bebidas na Europa, constantemente melhorando a nossa posição de mercado no Oriente Médio, Ásia, África, e América do Sul, com a recente aquisição da Metalic, localizada em Fortaleza, Brasil.

Como consequência dos investimentos contínuos e a instalação de equipamentos de um nível tecnológico de classe mundial, a capacidade e gama das embalagens e serviços oferecidos tem crescido dinamicamente.

O nosso processo de produção, que é ajustado aos padrões técnicos mais elevados do mundo, em combinação com uma perfeição estética e uma estrutura flexível de vendas, se traduzem em segurança e profissionalismo, representando um elevado nível de serviço para os nossos clientes.

Atualmente operamos 16 linhas de produção de latas de alumínio, uma linha de produção de latas de aço para bebidas, e 16 linhas de tampas, em 12 unidades de produção, em 10 países. A nossa capacidade de produção é de 15.5 bilhões de latas para bebidas e tampas por ano.

Também operamos 2 fábricas de vidro, 7 fábricas de tampa tipo coroa e 3 fábricas que produzem latas de aço de 3 peças.

Atualmente empregamos mais de 4.500 pessoas globalmente.

Escritório Central:
Fazenda Caraíba, s/n, distrito de Pilar, Jaguarari-BA
CEP 489670-000

http://minacaraiba.com

Mineração Caraíba

A Mineração Caraíba é uma mineradora situada no norte da Bahia, mais precisamente no Distrito de Pilar, município de Jaguarari, que tem mais de 1600 colaboradores diretos e mais de 2400 no total. – O depósito da MCSA foi descoberto em 1874 e, em 1944, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) identificou o potencial produtivo. Em 1969, Francisco Baby Pignatari iniciou os estudos de viabilidade e em 1974 o empreendimento passou a ser controlado pela Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Já em 1979, com o nome de Caraíbas Metais S/A, iniciou-se as atividades de operação da mina a Céu Aberto, sendo que em 1986, com a entrada em operação da Mina Subterrânea, o minério de cobre era retirado simultaneamente das duas fontes. Em 1988 a antiga Caraíba Metais (hoje Paranapanema) iniciou o processo de privatização e em 1994 entrou no Programa de Privatização Nacional, passando a ser chamada de Mineração Caraíba S/A. Em 2006, iniciaram-se as operações da planta de lixiviação que pretendia extrair o cobre a partir do minério oxidado, armazenado desde o início das operações. Em 2016, a Mineração Caraíba foi adquirida pela Ero Copper Corporation. A Mineração Caraíba tem hoje em operação três minas de cobre no norte baiano (uma a céu aberto e duas minas subterrâneas).

Escritório Central:
Av. Nações Unidas, 12495 - Brooklin Novo
04578-902
São Paulo - SP

https://www.nestle.com.br/

Nestlé Brasil

A Nestlé é a maior empresa mundial de alimentos e bebidas do mundo e está presente no Brasil desse 1921. Atualmente, são mais de 2.000 marcas, desde as famosas marcas globais até aquelas favoritas dos consumidores brasileiros. Está presente em 191 países ao redor do mundo.

No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé Brasil abrange segmentos de mercado achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica e de performance, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 98% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 30 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo . Emprega cerca de 18 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.

Endereço da Fábrica:
Mina de Piçarrão, s/n, Zona Rural
Nova Era - MG
35.920-000

http://www.novaerasilicon.com.br/

Nova Era Silicon

Situada  na cidade de  Nova Era/MG, no quadrilátero ferrífero, a Nova Era Silicon S/A (NES) é uma das mais importantes produtoras e fornecedoras de ferro silício de alta pureza do mundo. Desde que entrou em operação, em outubro de 1986, vem desenvolvendo tecnologias para agregar valor ao ferro silício standard, o que permite à empresa produzir, como sua especialidade, o ferro silício com baixíssimos teores de impurezas, requerido principalmente para a confecção de fios de aço utilizados na produção de pneus e de chapas siliciosas elétricas de grão orientado. A empresa pertence ao grupo japonês JFE.

Escritório Central:
Av das Nações Unidas 12551 15º andar
04578-000
São Paulo - SP

http://www.adityabirla.com/Portuguese/Businesses/profile/novelis_por

Novelis

A Novelis Inc. é a empresa líder de produtos de lâminas de alumínio baseado em volume de carga. A empresa é responsável pela produção de aproximadamente 19% dos produtos a base de alumínio laminado e é o maior produtor da Europa e América do Sul, e o segundo maior da América do Norte e da Ásia. No ano fiscal de 2009, a empresa exportou 2.9 milhões de toneladas de produtos de alumínio e teve uma receita líquida de aproximadamente US$10.2 bilhões de dólares.

A Novelis também é a líder mundial de reciclagem de latas de alumínio. Em 2008, a empresa reciclou aproximadamente 39 bilhões de latas, transformando-as em novas folhas para serem reutilizadas. A empresa possui negócios em 12 países, empregando 12 mil funcionários em 31 fábricas e atividades associadas pelo mundo.

Com todo o seu expertise e vantagem competitiva, a Novelis é a única empresa capaz de produzir produtos feitos de alumínio em todos os quatro continentes em que opera. A utilização final de sua lâminas incluem latas de refrigerante e comida, papel laminado, transporte, eletrônicos, construção e produtos industriais.

Além de suas atividades de laminação de alumínio, a Novelis também comanda operações de mineração de bauxita, fundição de alumínio primário e instalações de geração de energia no Brasil, integrada as suas fábricas de laminação.

A Novelis é uma empresa Canadense fundada em Janeiro de 2005 como subsidiária da Alcan Inc. Em 2007, ela foi adquirida pela Hindalco Industries Limited e tornou-se parte do Grupo Aditya Birla.

Escritório Central:
Av. Francisco Matarazzo, 1.350 – 6º andar
05001-100
São Paulo - SP

http://www.o-i.com/

Owens Illinois

Como líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, a O-I tem mais de um século de experiência na criação de embalagens de vidro puras, sustentáveis e icônicas para as marcas de alimentos e bebidas mais conhecidas do mundo. Temos orgulho em oferecer embalagens de vidro de alta qualidade para cervejas, vinhos, destilados, alimentos, bebidas não alcoólicas, cosméticos e produtos farmacêuticos. Também produzimos lindos utensílios de mesa e taças para uso doméstico. A empresa mais de 26.500 pessoas em uma rede de plantas que abrange 78 unidades em 23 países. Sua sede global está localizada em Perrysburg, Ohio, nos Estados Unidos, e é considerada a único fabricante de embalagens de vidro verdadeiramente global. No Brasil, a empresa chegou em 1917 e está presente em 5 localidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.

Escritório Central:
Rodovia PR-151, km 207,5 - Distrito Industrial
84200-000
Curitiba - PR

http://www.bopapergroup.com/

BO Paper

O Grupo BO Paper é o maior produtor de Papéis com Fibras Termomecânicas de Alto Rendimento da América Latina. Com mais de seis décadas de experiência na produção de papéis de imprimir e escrever para o mercado de publicações, a empresa reúne três unidades industriais operando no Brasil e no Chile, com capacidade industrial de aproximadamente 500 mil toneladas por ano. A BO Paper oferece alto desempenho e qualidade de seus produtos e serviços buscando aliar a sustentabilidade de suas operações aos mais elevados níveis tecnológicos da indústria, atendendo com eficiência socioambiental as exigências governamentais e mercadológicas.

A empresa nasceu em 1925, com a BO Paper Arapoti, antiga fábrica mãe, simbolicamente reconhecida como a unidade que viabilizou a evolução para o site atual, que iniciou operações em 1992 com uma das mais modernas instalações da indústria de papel da América Latina. A BO Paper PISA opera desde 1984 em Jaguariaíva e está localizada a 30 km da BO Paper Arapoti, explorando sinergias com a outra unidade industrial do grupo no Paraná. É a maior produtora de papel imprensa da América Latina (único produtor no Brasil) e atende as demandas do mercado gráfico e de publicações da região. Atua fortemente no mercado Brasileiro e também distribui seus produtos para mercados como Argentina, Uruguai, Paraguai, Estados Unidos, América Central, África, Ásia e Oriente Médio.

Av. Abramo Randon, 770
Cep: 95055-010
Bairro Interlagos
Caxias do Sul - RS - Brasil
Telefone: (54) 3239-2000

http://www.randon.com.br/

Randon Implementos

Maior fabricante de reboques e semirreboques da América Latina e entre os maiores do mundo, a Randon S.A., desde 1949, fabrica diferentes tipos de equipamentos entre semirreboques, reboques e carrocerias, nas modalidades graneleiro, carga seca, tanque, basculante, silo, frigorífico, canavieiro, florestal, sider, furgão, entre outros. A empresa conta com 400 mil unidades fabricadas, participação expressiva de mercado que mostra a sua importância na história da expansão do transporte rodoviário de cargas no País e no exterior. Em 2004, a Randon ingressou no segmento ferroviário, complementando seu portfólio de produtos para o transporte de carga, com os vagões do tipo hopper, gôndola, tanque, carga geral, sider e plataforma, entre outros, ultrapassando a marca de 7 mil unidades fabricadas neste segmento. Além da sede, em Caxias do Sul (RS), a empresa tem unidades industriais em Chapecó (SC) e na cidade de Rosário, Província de Santa Fé, na Argentina, com um sistema de complementação de linhas de produção com total sinergia entre todas as unidades, de modo a atender todos os mercados.

No Brasil, o atendimento é realizado através de uma sólida Rede de Distribuidores que está estrategicamente localizada em mais de 80 pontos do país. Há quatro décadas atuando no mercado internacional, a empresa marca presença em mais de 70 países, para onde já exportou mais de 63 mil unidades de produtos projetados e desenvolvidos de acordo com as exigências locais de transporte de cada região. Principal exportador brasileiro de implementos rodoviários, a Randon é responsável por cerca de 70% das unidades exportadas a partir do Brasil.

Escritório Central:
Av. dos Estados, 5852
09290-520
Santo André - SP

https://www.rhodia.com.br/pt/company/sobre-o-grupo/a-rhodia-no-brasil/index.html

Rhodia

A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, está presente no Brasil desde 1919. Ao longo desses anos, consolidou-se como uma referência de indústria química inovadora, engajada na promoção do desenvolvimento sustentável. Líder em importantes mercados, a Rhodia inova para oferecer produtos e soluções com base nas megatendências do mundo contemporâneo e seus desafios: as mudanças climáticas, os recursos cada vez mais escassos, o atendimento às necessidades de mais de 1 bilhão de novos consumidores e a crescente demanda por saúde e bem-estar. Assim, a empresa ajuda a criar a química que contribui para o progresso da sociedade, para a qualidade de vida das pessoas e para melhorar o desempenho de seus clientes.

Presentes numa infinidade de aplicações que fazem parte de nosso dia a dia, os produtos e tecnologias da Rhodia atendem a múltiplos mercados: automotivo, cuidados pessoais e domésticos, eletroeletrônico, têxtil, calçados, energia e meio ambiente, óleo e gás, aeronáutico, alimentos, agroquímico, tintas e vernizes, papel e celulose, etc. Muitas das inovações geradas no Brasil já conquistaram o mercado internacional. A força da marca Rhodia é tão expressiva que o Grupo Solvay decidiu mantê-la em suas operações no Brasil. É o único país do mundo onde isso aconteceu. Está presente em 6 localidades no estado de São Paulo.

Escritório Central:
Anel Rodoviário, KM 4,5, s/nº, Bairro: Novo das Industrias
30622-910
Belo Horizonte - MG

http://www.rima.com.br/

RIMA Industrial

O Grupo Rima é líder na produção e comercialização de ligas à base de silício no Brasil. E o único produtor de magnésio primário do Hemisfério Sul. Os produtos são fabricados a partir de reservas próprias de dolomita e quartzo de alta pureza. A empresa é 100% brasileira, em atuação desde 1987. Além de ser a única produtora de magnésio primário do Hemisfério Sul, a Rima é a única do mundo a produzir peças automotivas, na mesma planta, partindo diretamente do minério (dolomita) e utilizando a inovadora tecnologia de transporte de magnésio líquido e reciclagem interna de retornos de fundição, num processo altamente verticalizado, que prioriza as reduções de custo e a conservação de energia. Possui também segunda maior Fundição sob Pressão de magnésio do mundo, na qual são produzidas peças fundidas em ligas de excelente qualidade, com custos bastante competitivos. São mais de 4 mil colaboradores distribuídos nas seguintes divisões: Fundição sob Pressão, Magnésio, Silício Metálico, Ferro-Ligas e Agropecuária. Contamos também com as divisões de Engenharia, Mineração, Florestal e Turismo, que ajudam na realização de um trabalho mais completo.

Escritório Central:
Av. Nações Unidas, 12551 cj. 1106
04578-000
São Paulo - SP

https://www.riotinto.com

Rio Tinto Alcan

O Grupo Rio Tinto é um conglomerado anglo-australiano com escritório central em Londres, no Reino Unido. Produz minério de ferro, cobre, alumínio, carvão, dióxido de titânio, boro, talco, urânio e diamantes. Após mais de 150 anos de pioneirismona exploração, expansão, diversificação e inovação, a Rio Tinto é hoje um dos maiores produtores de uma série de materiais essenciais para a indústria e o progresso huamno. Líder global nos setores de mineração e metais, com 45.000 colaboradores operando em 35 países nos 6 continentes, o grupo nasceu na Espanha. No Brasil, está presente há mais de 30 anos, nos estados de Mato Grosso, Minas Gerais e Pará.

Escritório Central:
Rua Paraíba, 1122 9º andar
30130-918
Belo Horizonte - MG

https://www.samarco.com/

Samarco

Fundada em 1977, a Samarco é uma empresa de capital fechado que atua no segmento de mineração. Seu principal produto são as pelotas de minério de ferro comercializadas para a indústria siderúrgica de países das Américas, do Oriente Médio, da Ásia e Europa.

Com 40 anos de história no setor mineral brasileiro, a empresa possui duas unidades operacionais: Germano, em Mariana e Ouro Preto (MG), onde era realizada a extração e o beneficiamento de minério de ferro em três concentradores, e Ubu, em Anchieta (ES), onde estão quatro usinas de pelotização. As unidades são interligadas por três minerodutos de 400 quilômetros de extensão, que atravessam 25 municípios dos dois estados.

Em 2015, ano em que a Samarco paralisou suas operações, foram produzidas 24,9 milhões de toneladas, sendo 97% em pelotas e 3% em finos de minério de ferro. Naquele ano, a companhia foi a 12ª maior exportadora do Brasil, faturou R$ 6,5 bilhões e gerou cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos.

Escritório Central:
Estrada de Ferro Santos, Km 38 - V
09211-970
Santo André - SP

http://www.uniparindupa.com/

Unipar Indupa

Unipar Indupa é uma das empresas petroquímicas mais importantes do Mercosul, e seus principais produtos são o PVC (policloreto de vinila) e a Soda Cáustica (hidróxido de sódio).

No Brasil, são produzidas 300.000 toneladas/ano de PVC e 170.000 toneladas/ano de soda cáustica e na Argentina são produzidos 220.000 toneladas/ano de PVC e 185.000 toneladas/ano de soda cáustica. Unipar Indupa emprega cerca de mil pessoas em todo o Mercosul.

Escritório Central:
Rodovia Municipal, DR 001 07
84990-000
Arapoti - PR

http://www.bopapergroup.com/

BO Paper

BO PAPER INDÚSTRIA DE PAPÉIS

A Stora Enso é considerada uma das empresas mais antigas do mundo com mais de 700 anos de atividades ininterrupta. Iniciou suas atividades em 1288 em Falun (Suécia). Em 1998 houve a junção das empresas Stora (Suécia) e Enso (Finlândia) tornando se a empresa de maior capital mundial.

Produzimos 12,7 milhões de toneladas de papel e 6,9 milhões de m3 de produtos de madeira serrada e processada. Em todo o grupo temos em torno de 27 mil empregados.

A Stora Enso atende seus clientes através de uma rede mundial de vendas e marketing, podendo proporcionar serviços locais a todos os seus clientes, entre os quais estão inclusos editoras, gráficas, casas comerciais, distribuidoras, embalagens, marcenarias, demais empresas do setor e construção.

Na América Latina a Stora Enso tem operações florestais no Uruguai e Rio Grande do Sul. Uma unidade fabril em parceria com a Fibria, chamada Veracel, localizada em Eunápolis e outra na região sul, no estado do Paraná, que trata-se da fábrica de Arapoti, localizada a 1150km de Brasília e 450 km de São Paulo.

A Stora Enso Arapoti iniciou sua operação em 28 de agosto de 1992, e em 01 de setembro de 2006 foi adquirida pelo grupo Stora Enso. Atualmente possui 360 funcionários e é a única fabricante de papel revestido e calandrado de baixa gramatura com capacidade de produção anual de 180 mil toneladas de papel revestido, para impressão de revistas, encartes e tablóides e papéis de imprimir e escrever.

Duas fontes de fibras são usadas. Uma fonte é a planta de pasta termomecânica, que utiliza madeira de Pinus e de Eucalipto provenientes de plantios próximos da fábrica. A segunda fonte de fibra é proveniente de celulose Kraft branqueada, a qual é importada principalmente da Argentina, Chile e Finlândia.

A fábrica de Arapoti desde 1994 possui certificação ISO 9001:2000 que garante a qualidade do papel, em 2007 foi certificada na OHSAS 18001:2007 que garante uma gestão da Segurança e Saúde do Trabalho e em 2008 foi certificada pelo CERFLOR que garante a origem da madeira que utilizamos em nosso processo de produção e em 2010 foi certificada no FSC que garante a origem da madeira e celulose que utilizamos em nosso papel.

É a primeira unidade de papel do grupo na América Latina e representa um passo importante na cadeia mundial de produção da Stora Enso. 

Escritório Central:
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1355 - 10 º andar
01452-919
São Paulo - SP

http://www.suzano.com.br/

Suzano Papel e Celulose

A Suzano é a segunda maior produtora de celulose e eucalipto do mundo e a maior fabricante de papéis de imprimir e escrever da América Latina. Com 94 anos de existência, vive em um pleno processo de rejuvenescimento e crescimento sustentável. Opera no segmento de celulose de eucalipto, comercializada em 31 países, e papel, vendido em mais de 60 países. Mantém sede administrativa em São Paulo, sete unidades industriais – três no estado de São Paulo, uma na Bahia, uma no Maranhão, uma no Pará e outra no Ceará. Suas áreas florestais somam 1,3 milhão de hectares, dos quais 570 mil com florestas plantadas (áreas próprias, arrendadas e fomentadas), concentrados na Bahia, no Espírito Santo, em São Paulo, em Minas Gerais, no Maranhão, no Tocantins, no Pará e no Piauí. Possui cerca de 542 mil hectares são de áreas de preservação. Está entre as cinco maiores de celulose de mercado.

Após a recente fusão com a Fibria, o grupo produz 11 milhões de toneladas de celulose por ano, e conta com 37 mil colaboradores e terceiros, em 11 unidades industriais, atendendo 86 países. 900 mil hectares são preservados.

Av. João XXIII, s/n – Distrito Industrial Santa Cruz – Rio de Janeiro / RJ
0800 021 5123

http://br.ternium.com/pb/

Ternium Brasil

Ternium é uma das empresas líderes na produção de aço na América Latina. Fabrica uma grande variedade de produtos, incluindo chapas galvanizadas e electrogalvanizadas, folha de flandres, laminados a quente e laminados a frio. Também se dedica a atender clientes que operam na construção civil, na indústria de eletrodomésticos, bens de capital, energia, alimentos e automóveis. Produz aços longos, tais como fio-máquina e componentes de construção metálica.

Com uma capacidade de produção anual de aproximadamente 12.4 milhões de toneladas de produtos acabados de aço e 21.300 funcionários, a Ternium tem 17 centros de produção localizados na Argentina, no Brasil, na Colômbia, na Guatemala, no México e nos Estados Unidos, bem como uma rede de serviços e centros de distribuição na América Latina. Além disso, Ternium participa do grupo de controle de Usiminas, uma empresa siderúrgica brasileira.

A Ternium segue os elevados padrões de qualidade, eficiência e tecnologia industrial de todo o Grupo Techint. É uma empresa de capital aberto com ações cotadas na bolsa de valores de Nova Iorque (NYSE: TX).

Escritório Central:
Av. Presidente Juscelino Kubitscheck, 1830 - Torre 3 / 4
04543-900
São Paulo - SP

http://www.uniparcarbocloro.com.br/

Unipar Carbocloro

A UNIPAR CARBOCLORO é uma companhia com atividades preponderantes na fabricação de cloro, derivados de cloro e soda cáustica e acionista controlador da Unipar Indupa S.A.I.C., empresa argentina produtora de PVC (policloreto de vinila), soda cáustica e cloro na Argentina e no Brasil. A Unipar está instalada no Pólo Industrial de Cubatão.

No ano da sua fundação, tornou-se acionista da Carbocloro Indústrias Química, empresa produtora de Cloro-Soda que iniciou suas operações no polo industrial de Cubatão (SP) em 1964 e se consolidou fornecendo matéria-prima para diversos segmentos da indústria brasileira. Em 2013, a Unipar adquiriu o controle total da Carbocloro, que passou a se chamar Unipar Carbocloro. E em 2016, após décadas de atuação pioneira na indústria química brasileira, a companhia deu um passo ainda mais arrojado com a aquisição da Solvay Indupa, tornando-se a maior produtora de Cloro-Soda da América Latina e a segunda maior na fabricação de PVC.

Escritório Central:
Rua Profº José Vieira de Mendonça, 3011 - Engº Nogueira
31310-260
Belo Horizonte - MG

http://www.usiminas.com/

Usiminas

A Usiminas entrou em operação em 1962. Desde então, é um dos maiores grupos siderúrgicos brasileiros com atuação em diversos segmentos da cadeia de valor do aço, como mineração e logística, bens de capital, centros de serviços e distribuição e soluções customizadas para a indústria. A empresa está presente em seis estados do Brasil, contemplando toda a cadeia produtiva do aço – da produção do minério até as grandes estruturas metálicas.

Escritório Central:
Av. Olínto Meireles, 65
30640-010
Belo Horizonte - MG

http://www.vallourec.com/COUNTRIES/BRAZIL/PT/Paginas/Default.aspx

Vallourec

Com mais de 19 000 empregados em 50 unidades industriais, escritórios de vendas e seis centros de pesquisa, o Grup​​o Vallourec​ está presente em mais de 20 países. Líder mundial na fabricação de tubos de aço sem costura e em soluções tubulares Premiu​m, a Vallourec atende aos setores de energia, petrolífero, industrial, construção civil e automotivo. ​Fundada em 1952 pela Mannesmannröhren-Werke, a Vallourec (na época Mannesmann S.A.) instalou-se no Brasil para atender à então recém-criada indústria petrolífera nacional. Em sua trajetória, a Vallourec sempre esteve presente nos principais momentos que marcaram o desenvolvimento do país.

Escritório Central:
Avenida das Nações Unidas, 8501
93420-295
São Paulo - SP

https://www.votorantimcimentos.com.br/

Votorantim

A Votorantim Cimentos é parte da Votorantim S.A., um dos maiores grupos empresariais do Brasil. O grupo possui um portfólio com operações em setores estratégicos da economia – cimento, metais e mineração, siderurgia, energia, celulose, suco de laranja e financeiro – e hoje está presente em 20 países. As sete empresas do Grupo – Votorantim Cimentos, Votorantim Metais, Banco Votorantim, Fibria, Citrosuco, CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) e NEXA – fazem parte de um negócio que abriga mais de 536 unidades operacionais e emprega mais de 40 mil pessoas. A Votorantim Cimentos tornou-se a 6ª maior companhia do setor cimenteiro em capacidade instalada do mundo e atua em 12 países na América do Norte, Sul, Europa, Ásia e África.

Escritório Central:
Av. Carlos Grimaldi, 1701 5⁰andar
13091-908
Campinas - SP

https://www.westrock.com/en/brazil

Westrock

Westrock

A MWV, empresa da qual a Rigesa fazia parte, uniu-se a outra empresa global, a RockTenn e agora, juntas, são WestRock.

A nossa aspiração é ser o principal parceiro e fornecedor único de soluções vencedoras em embalagens para os nossos clientes.

No Brasil, somos mais de 2.200 funcionários e possuímos uma estrutura integrada com 54 mil hectares de florestas para produção de nossas fibras, uma unidade de produção de papel e 4 plantas de conversão de papelão ondulado.

O que nos move, todos os dias, é vencer junto com nossos clientes, construindo soluções únicas em embalagens que impulsionem os seus negócios.

Av. Pastor Martin Luther King Jr, 126 sala 301/B - Del Castilho
CEP: 20760-005
Rio de Janeiro - RJ

http://www.praxair.com.br/

White Martins

A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das maiores empresas de produção e comercialização de gases industriais e medicinais do mundo. São mais de 27 mil funcionários em 50 países. Na região sul-americana, conta com cerca de 5 mil colaboradores. Além do Brasil, está presente na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Presente no Brasil desde 1912, a White Martins criou a primeira fábrica de oxigênio do país. Desde então, sua história está diretamente vinculada ao desenvolvimento industrial brasileiro. Possui quatro linhas principais de produtos: atmosféricos, químicos, medicinais e especiais. Atende clientes de pequeno, médio e grande porte em diversos setores da economia. A White Martins é controlada integralmente pela Praxair desde 2000, quando fechou capital no Brasil. Foi uma das primeiras empresas brasileiras a ser negociada em bolsa.

Yamana Gold

A YAMANA GOLD possui um portfólio diversificado de ativos, fornecendo uma produção sustentável de ouro, apoiada por uma grande base de recursos. Todas as ações da Yamana Gold oferecem uma exposição significativa e aumentam a alavancagem para o ouro através da produção contínua e do crescimento dos recursos minerais. Possui duas operações de mineração no Brasil A operação de Jacobina, localizada no estado da Bahia, , consiste em um complexo de minas subterrâneas de ouro e uma usina de processamento de carbono-em-celulose de 6.500 toneladas por dia. A operação tem um estoque substancial de recursos minerais e o objetivo de produção estratégica de 150.000 onças de ouro por ano.

A mina de cobre-ouro de Chapada a céu aberto de Chapada, localizada a noroeste de Brasília no estado de Goiás, começou a produção em 2007. O minério é tratado em uma planta de flotação capaz de tratar 22 milhões de toneladas por ano. Há uma gama de oportunidades de otimização e expansão na Chapada e está prevista uma vida útil da mina de mais de 20 anos.

Rua Álvaro Guimarães, 2502 - Vila Euro
CEP: 09810-010
São Bernardo do Campo - SP

https://www.wheaton.com.br/

Wheaton Brasil

A Wheaton é líder nacional no fornecimento de embalagens de vidro para os segmentos de Perfumaria e Cosméticos e Farmacêutico, e uma das cinco maiores instalações especializadas nestes segmentos do mundo, demonstrando estar sempre à frente de seu tempo, inovando nos conceitos, tecnologia, atendimento e design.

Atualmente, além da Wheaton, responsável pela produção e decoração de embalagens e utilidades domésticas em vidro, o Grupo Wheaton Brasil é composto por 4 empresas. Além do mercado nacional, a Wheaton também está presente no mercado internacional, exportando para mais de 40 países

A história do Grupo Wheaton Brasil inicia-se em 1888 com a fundação da empresa T. C. Wheaton na cidade de Millville, estado de New Jersey, nos Estados Unidos. Em 1952, a Wheaton é fundada em São Paulo. A empresa opera, atualmente, quatro fornos contínuos com capacidade de produção de 1 bilhão de frascos por ano, ou 300 toneladas de vidro por dia, com tecnologia de ponta para a fusão de vidro.