Notícias

Sustentabilidade na indústria: Guardian Glass

O processo global de mudanças climáticas oferece diversos desafios. Seja para adaptar-se ao aumento das temperaturas ou para buscar fontes limpas de produção de energia, o mercado vem buscando soluções cada vez mais inovadoras. Exemplo disso é traduzido por uma das iniciativas da Guardian Glass, empresa dedicada à fabricação de vidros e associada da ABRACE Energia.

A Guardian Glass, em parceria com a Garantia Solar, trouxe para o Brasil a primeira solução de Integração Fotovoltaica em Edificações (BIPV – Building Integrated PhotoVoltaics) desde o início da especificação até a instalação final, tudo em território nacional. A iniciativa integra os elementos de geração de energia solar ao design arquitetônico, em vez de adicionar módulos solares convencionais a um edifício somente após a sua conclusão. Fábio Reis, Gerente de Desenvolvimento de Produtos da Guardian Glass, explica que o BIPV tem, além dos atributos estéticos na arquitetura, agrega benefícios de eficiência e alto desempenho energético, além da substituição de materiais passivos por materiais ativos. “Temos em mente ao desenvolver um novo produto ou uma solução, proporcionar melhoria na qualidade de vida das pessoas e do ambiente”, afirma.

Para a empresa, o projeto atende às exigências do ESG (Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social e Governança), preservando o meio ambiente ao oferecer produtos sustentáveis e utilizar energia limpa. “Com as possibilidades que a tecnologia fotovoltaica oferece, o arquiteto poderá manter a mesma estética da obra e inovar agregando benefícios de eficiência energética, sustentabilidade e desempenho energético, além de usufruir da substituição de materiais passivos por materiais ativos”, reforça Reis.

A ABRACE Energia considera importante o investimento em iniciativas inovadoras para projetos de sustentabilidade. É a partir de novas ideias que o setor produtivo tem a oportunidade de contribuir para a transição energética e para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. O Diretor de Energia Elétrica da Associação, Victor iOcca, reitera que projetos que visem a eficiência energética e a produção de energia limpa são imprescindíveis para as rotas de descarbonização da indústria e da sociedade como um todo. “O projeto da Guardian Glass é um exemplo de solução com valor agregado pela indústria nacional e aproveita a vocação do Brasil para a produção de energia renovável”, completa iOcca.

Além do BIPV, a Guardian Glass se dedica a outras iniciativas voltadas à sustentabilidade, buscando tornar seus processos de produção mais eficientes, modernizando equipamentos e adotando práticas de gestão que reduzem o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa. Clique aqui e conheça mais. Para saber mais sobre a tecnologia BIPV e a iniciativa da Guardian Glass, acesse aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *