ABRACE Energia

A Abrace Energia, associação que representa os grandes consumidores de energia, é uma das mais antigas do setor elétrico, que defende, com base em estudos e documentos técnicos, a importância da energia a preços competitivos para o desenvolvimento do setor produtivo no Brasil. A ABRACE reúne mais de 50 grupos empresariais responsáveis por quase 40% do consumo industrial de energia elétrica do Brasil e 42% do consumo industrial de gás natural. Com mais de 800 unidades de consumo mapeadas em 25 estados brasileiros, a ABRACE tem um consumo de energia elétrica maior do que o de países vizinhos da América Latina, como Chile, Colômbia ou Peru.

A grande indústria consumidora de energia é responsável por cerca de 49% do valor adicionado ao PIB e quase 67% do investimento no setor privado, embora represente menos de 1/3 das plantas industriais brasileiras. Estima-se que a indústria gere 3,2 milhões de empregos diretos e quase três vezes essa quantidade de empregos indiretos.

Diversos setores industriais estão representados na ABRACE: mineração, siderurgia, alumínio, petroquímica, papel e celulose, vidros, cloro-soda, têxtil, automobilístico, alimentício, gases industriais, ferro-ligas e cimento Grandes empresas de Importância econômica local e lideres de mercado nacional e internacional como Vale, Gerdau, Usiminas, Rio Tinto, CSN, BHP Billiton, ThyssenKrupp, Alcoa, Ambev, Cargill, Nestlé, Bayer, Votorantim, GM e Braskem integram o grupo de associados

Essa é a vocação da ABRACE

A associação, que, desde seu surgimento, vem recebendo amplo reconhecimento pela sua forte atuação, se envolve em ações que objetivam:

  • A ampliação da escala e melhora da competitividade;
  • A criação de empregos e o consequente bem-estar da população;
  • O incremento dos investimentos;
  • O aprimoramento e a modernização do setor;
  • A efetivação de projetos de integração econômico-comercial e de livre comércio;
  • O aperfeiçoamento do arcabouço jurídico e regulatório do sistema.

59

grupos empresariais

42%

de consumo de gás natural

40%

do consumo de energia elétrica do país

3,2

de empregos diretos na indústria

800+

unidades industriais em 25 estados

3X

mais empregos indiretos nos setores de logística, serviços e apoio