Notícias

Sustentabilidade na Indústria: Dow

O processo de descarbonização do setor produtivo é uma realidade necessária e que tem sido enfrentada globalmente pelo setor produtivo. No Brasil, a indústria encontra no potencial natural do país para a produção de energia limpa uma oportunidade para reduzir as emissões de carbono vislumbrando uma produção mais verde, capaz de levar nossos produtos de baixo carbono para concorrer com outras indústrias. Nesse cenário, a Dow, empresa que fornece insumos químicos para diversas indústrias e associada da ABRACE Energia, estabeleceu a meta de zerar suas emissões líquidas de carbono até 2030.

A Diretora Global de Negócios para Energia e Mudanças Climáticas da Dow, Claudia Schaeffer, explica que a empresa baseia-se na premissa de Descarbonizar & Crescer para alcançar esse objetivo. O plano de implementação envolve a otimização dos processos de fabricação, a compra de energia limpa, a redução das emissões na cadeia de valor e o investimento em tecnologias.

No pilar do uso de energia limpa, Claudia lembra que nos últimos anos a Dow aumentou o uso de renováveis, alcançando mais de 900 MW contratados. Com isso, as emissões globais reduziram em 15% de 2005 a 2020. De 2020 até 2030 a meta é a redução de mais 15% das emissões. “A transição energética está sendo peça central para essa jornada porque, ao transformar a forma como produzimos e consumimos energia, podemos reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa”, completa.

Ainda sobre as metas da companhia, a diretora da Dow reforça que a meta brasileira é robusta. ”A partir de 2025, todas as nossas unidades no Brasil operarão com 100% de energia renovável a partir de um mix de diferentes tipos de contrato, incluindo energia solar, eólica e o uso de contratos atrelados a renewable energy certificates”, afirma Cláudia.

O diretor de Energia Elétrica da ABRACE, Victor iOcca, lembra que o Brasil tem o privilégio de ter sol, vento e água em abundância, o que favorece a produção de energia limpa. Para ele, essa vantagem possibilita ao setor industrial brasileiro estabelecer metas relevantes de descarbonização. “A indústria nacional tem em sua frente uma grande oportunidade para reduzir as emissões de carbono a partir da compra e do consumo de energia renovável, conquistando, inclusive, destaque perante as outras nações do mundo”, diz.

Além da rota de descarbonização por meio da energia limpa, a Dow investe globalmente em diversos projetos, tais como o desenvolvimento de hidrogênio circular e captura e sequestro de CO2 no Canadá e a instalação do primeiro reator nuclear avançado nos Estados Unidos. Ainda, a empresa está investindo em tecnologias de fabricação, como a dehidrogenação catalítica fluidizada (FCDh), a dehidrogenação de etano (EDH) e o craqueamento elétrico (e-cracking). Conheça mais sobre os projetos de sustentabilidade da Dow clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *