Na tarde da última quinta-feira (20), a PwC apresentou os principais resultados da pesquisa, que tem como foco o consumo. O estudo traz soluções para a reindustrialização sustentável e mostra como a transição energética é uma oportunidade para o Brasil transformar a sua sociedade. Ao longo da programação representantes do governo, do setor de energia e da indústria trouxeram diferentes visões acerca do potencial do país e da importância de uma política energética industrial robusta.
O evento foi iniciado com discursos das autoridades presentes, que enfatizaram a oportunidade do Brasil e a importância do estudo que traz o foco nos consumidores e na indústria. O Vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) pontuou, por meio de vídeo, os projetos já aprovados pelo governo e o aumento dos investimentos públicos e privados na área da transição energética. “Produzir mais, melhor e ainda emitindo menos é o que fará a nossa indústria a ocupar lugar de destaque na economia brasileira”, destacou.
Ainda na abertura, subiram ao palco o Chefe de Gabinete do Ministro do MDIC, Pedro Guerra; o Secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia, Thiago Barral; e a Secretária Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e Diretora Executiva da COP30, Ana Toni. Em seguida, a Pwc Strategy&, representada por Bruna Dias, Senior Manager e, Daniel Martins, Sócio e Líder de Energia, apresentou os principais resultados do estudo.
O trabalho aponta os caminhos que o brasil deve seguir para que a transição energética seja fator de transformação da sociedade brasileira em uma sociedade mais próspera e justa. o trabalho tem como foco as oportunidades no consumo de energia, em contraponto à maior parte dos programas e políticas no brasil que focam na sua oferta.
CONFIRA AQUI A ÍNTEGRA DO ESTUDOSeguindo a programação, foram convidados representantes dos setores da indústria e da energia para compartilharem as diversas visões da transição energética, bem como o potencial do Brasil e as oportunidades para a reindustrialização. Neste momento de debates, comentários e depoimentos estiveram presentes:
- Jefferson de Oliveira Gomes, Diretor de Inovação e Tecnologia do Senai
- Janaina Donas, Presidente da Associação Brasileira do Alumínio – Abal
- Lucien Belmonte, Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro – Abividro
- Clauber Leite, Diretor de Energia Sustentável e Bioeconomia do Instituto E+ Transição Energética
- Fátima Giovanna Coviello Ferreira, Diretora de Economia e Estatística da Associação Brasileira da Indústria Química – Abiquim
- Luiz Eduardo Barata, Presidente da Frente Nacional dos Consumidores de Energia
- Camila Fernandes, Diretora da Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica – Abrage
Veja a seguir a galeria de fotos:
Créditos: Lorena Melca,
