Notícias

Sustentabilidade na indústria: General Motors

A contribuição da indústria para a transição energética vai além das mudanças no processo de produção e na busca por fontes energéticas renováveis. A construção e oferta de produtos que impulsionam um futuro mais sustentável também compõem as rotas de descarbonização da sociedade como um todo. A General Motors (GM), associada da ABRACE Energia, por exemplo, investe em soluções sustentáveis para a mobilidade a partir da eletrificação de veículos.

A montadora busca um futuro com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento. Para isso, adota estratégias que englobam recursos avançados de segurança veicular e conectividade, atrelados à eficiência energética e ambiental. Segundo o Vice-presidente da General Motors América do Sul, Fabio Rua, os carros elétricos já são uma realidade e todas as decisões globais da companhia vão na direção de 100% de eletrificação até 2035. “Já há alguns anos, a GM adotou a visão de um futuro 100% elétrico. Entendemos que esse é o caminho mais sustentável e que garantirá uma verdadeira revolução da mobilidade, levando em conta toda a agenda ESG”, afirma.

Para o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da ABRACE, Fernando Teixeirense, é importante reconhecer o investimento da indústria em tecnologias inovadoras que objetivam a redução das emissões de carbono. “É interessante pontuar que não somente o carbono emitido durante o processo de produção é válido para a descarbonização. Emissões indiretas também fazem parte das metas da indústria e devem ser observadas e incentivadas no setor produtivo brasileiro”, completa.

A eletrificação de veículos faz parte de uma meta global ainda maior da GM. Para os escopos 1 e 2, a companhia pretende reduzir 72% das emissões até 2035, a partir da redução do consumo de energia na operação em 35% e da utilização de 100% de energia renovável (eólica e solar). No longo prazo, a empresa projeta tornar-se carbono neutro até 2040.

Para alcançar as metas estabelecidas, a GM tem diversos projetos e processos em andamento, como a compra de energia renovável rastreada, o estabelecimento de regras de sustentabilidade para a compra de novos equipamentos e a realização de buscas frequentes nas plantas para oportunizar a redução do consumo de energia. Conheça mais sobre as iniciativas de sustentabilidade da GM clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *