O caminho para a transição energética na indústria passa, em grande medida, pelo consumo de energia elétrica gerado a partir de fontes renováveis, como a eólica e a solar. A redução das emissões de carbono por meio desta rota ocupa um papel fundamental para o atingimento das metas estabelecidas, trazendo a vocação do Brasil para a energia limpa como um grande destaque para o setor produtivo nacional. A Ambev, associada da ABRACE Energia, buscou essa transição e já conta com 100% de suas operações diretas no Brasil consumindo energia elétrica renovável.
A empresa tem uma trajetória de mais de vinte anos com ações voltadas à descarbonização, gestão hídrica e impacto socioambiental positivo. “Nosso objetivo é reduzir as emissões de cada parte da cadeia de valor, do campo ao copo, e chegar ao marco de 100% de eletricidade renovável nos ajuda também a dar o exemplo para nossos fornecedores que é possível”, afirma a Diretora de Sustentabilidade da Ambev, Lisa Lieberbaum.
A abundância de recursos naturais, disponibilidade de sol e vento são diferenciais do Brasil e oferecem ao setor produtivo uma oportunidade de se destacar no mercado global. O Diretor de Relações Institucionais e Comunicação da ABRACE Energia, Fernando Teixeirense, alerta que apesar desse potencial, o Brasil vive o cenário da energia barata e da conta cara. “Temos que ficar atentos às discussões que acarretam em mais custos aos consumidores, sob o risco de impactar negativamente o desenvolvimento nacional e a competitividade da indústria”, explica o diretor.
Para a Ambev, o processo da transição energética oferece desafios e oportunidades. “Toda transição não é fácil, requer tempo, análises, estratégias e uma escuta ativa de quem tem o conhecimento”, diz Lisa. Assim, a companhia trabalha em diversas frentes a fim de usar os recursos disponíveis a favor do impacto socioambiental positivo. Entre outras iniciativas da Ambev está a diminuição em 55,8% da utilização de água na produção brasileira (na somatória dos últimos 20 anos) e o plantio de mais de 2 milhões de árvores nativas em áreas de estresse hídrico, alcançando 15 unidades de carbono neutro na América do Sul. Conheça mais sobre as ações da Ambev em prol da sustentabilidade (clique aqui).