Notícias

Sustentabilidade na indústria: Mosaic

Investir em soluções e tecnologias inovadoras é um caminho adotado pelo setor produtivo para cumprir compromissos e metas de sustentabilidade. Essas ações têm como objetivo a contribuição para a descarbonização da indústria, do país e do mundo como um todo. A Mosaic, associada da ABRACE Energia, está preocupada com a redução de impactos ambientais das suas operações e, por isso, adota políticas e metas de curto, médio e longo prazo.

Nesse sentido, a empresa anunciou, em 2021, a meta Net-Zero, com o intuito de zerar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em toda a empresa até 2040. O compromisso ambicioso foi também pioneiro no setor de agromineração. De acordo com Elias Lima, vice-presidente de Operações para a América do Sul da Mosaic, a organização atua para diminuir as emissões diretas e indiretas e, até 2025, pretende reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 20% por tonelada de produto. “A Mosaic é uma empresa de agromineração comprometida com a segurança alimentar e com o agronegócio sustentável. Por isso, a companhia também desenvolve produtos e soluções que elevam a produtividade do campo, poupa recursos naturais e entrega produção agrícola sustentável”, completa.

A ABRACE Energia reforça, com frequência, em seus discursos a importância de a indústria estabelecer e divulgar suas metas de descarbonização. A partir dessa sinalização e do comprometimento do setor produtivo, é possível contribuir com o desenvolvimento nacional em busca de uma economia mais sustentável. “O Brasil tem o potencial de ser um grande exportador de produtos de baixo carbono. Mas esse potencial só pode ser atingido a partir de uma política industrial robusta, com incentivos adequados e oferta de energia limpa e barata para os grandes consumidores”, afirma o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Associação, Fernando Teixeirense.

Considerando o cenário atual, o setor produtivo tem avançado na pauta da descarbonização e já apresenta resultados factíveis. O caminho, no entanto, conta com uma série de desafios. No caso da Mosaic, segundo Lima, os aspectos econômicos, tecnológicos e políticas regulatórias são os principais, uma vez que para alcançar a ambiciosa meta Net-Zero a empresa considera tecnologias que ainda estão em desenvolvimento e, portanto, a compreensão da verdadeira redução de sua aplicação ainda está evoluindo.

São diversos projetos em andamento em toda a empresa, considerando as plantas localizadas no Brasil e no exterior. Entre eles estão a exploração de captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS); o desenvolvimento de metodologia para avaliação de oportunidades para projetos de descarbonização; workshops com foco em descarbonização nas principais unidades globais; e a compilação de projetos em um banco de dados mestre de portfólio de projetos. No Brasil, o destaque está nos testes para substituição de óleo BPF por óleo vegetal na unidade de Catalão e o projeto de substituição de óleo combustível por gás natural na unidade de Uberaba. Conheça mais sobre as ações da Mosaic voltadas à sustentabilidade clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *