Notícias

Resposta da Demanda: o consumidor como ferramenta para garantir o suprimento nos momentos críticos do sistema

O QUE É RESPOSTA DA DEMANDA

O programa de Resposta da Demanda tem como intuito viabilizar a redução de consumo em momentos críticos de abastecimento de energia elétrica, propiciando mais flexibilidade na operação do sistema e podendo gerar redução do custo da energia global consumida.

Este objetivo é alcançado a partir da participação ativa de agentes consumidores previamente habilitados que se disponibilizam a reduzir o consumo mediante uma compensação financeira.

Desde 2022, o setor conta com o Programa Estrutural de Resposta da Demanda, cuja contratação é semanal e permite conseguir volumes maiores. A partir de 2024 foi possível realizar a contratação de um novo produto, a Resposta da Demanda por disponibilidade.

ENTENDA O PRODUTO DISPONIBILIDADE
Em 2024, a modalidade Resposta da Demanda – Produto Disponibilidade começou sua fase de testes. Na primeira edição foram contratados 93 MW de 4 unidades industriais do submercado Sudeste/Centro-Oeste.

  • Para participar do leilão é preciso ter flexibilidade na gestão da carga, uma vez que o contrato abrange uma extensão maior de tempo para estar disponível.
  • Remuneração: O processo passa por fases de lances, nas quais os vencedores terão direito a uma receita fixa a ser estabelecida pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). A indústria participante também pode receber uma parcela variável quando a energia contratada for liquidada ao Preço Da Liquidação das Diferenças (PLD) na entrega da redução.
  • Penalidades: O descumprimento do contrato pode render redução da receita fixa do consumidor. As penalidades se acumulam, podendo atingir até 10% acima da receita fixa.

A modalidade por disponibilidade será reavaliada em 2026, quando o ONS apresentará os resultados obtidos com a proposta de manutenção ou não do programa.

PRÓXIMA CONTRATAÇÃO

  • Inscrições: 2 de junho a 14 de julho de 2025
  • Realização do leilão: 16 de julho de 2025
  • Duração: 5 meses (1º de setembro de 2025 até 31 de janeiro de 2026)
  • Lances: de 5 MW (mínimo) a 100 MW (máximo) por ofertante
  • Produtos contratados: 4 ou 6 acionamentos mensais por período de 4 horas (18h às 22h) para dias úteis
  • Quem pode participar:
    • Consumidores eletrointensivos
    • Agregadores de carga (comercializador, gerador ou consumidor)

Se a sua empresa tem interesse em saber mais detalhes sobre o programa e deseja receber instruções e diretrizes acerca do ingresso, fale com a ABRACE Energia (abrace@abrace.org.br).

A ABRACE Energia elaborou uma cartilha com o passo-a-passo de como participar do Mecanismo Competitivo a ser realizado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Confira:

    Carilha - PRODUTO DISPONIBILIDADE DE RESPOSTA DA DEMANDA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *