Apenas uma semana depois de ter anunciado recorde na oferta de redução do consumo de energia elétrica para suprimento no momento de ponta do sistema, o modelo de Produto Estrutural da Resposta da Demanda atingiu hoje (16) um patamar ainda maior, com redução de 320 MW. O valor supera o recorde anterior, que foi de 260 MW de redução total no dia 08 de outubro.
Este novo marco consolida o programa, que permite redução no consumo de grandes indústrias para aliviar o sistema no auge do consumo de energia, como um caminho mais seguro e sustentável para garantir a estabilidade das redes elétricas. “A resposta da demanda é hoje uma alternativa importante para se evitar custos desnecessários e garantir segurança ao sistema elétrico quando o consumo está muito alto e o operador do sistema precisa buscar alternativas”, diz Paulo Pedrosa, presidente da ABRACE Energia.
A Braskem, empresa associada da ABRACE Energia, alcançou hoje também o recorde de despacho por um único agente desde o lançamento do programa, em agosto de 2022, com 80 MW. Anteriormente, a posição pertencia à Ternium, com 73 MW, alcançado no dia 21 de agosto.
Consolidação – Cada vez mais o programa Resposta da Demanda vem ganhando espaço e sendo ofertado por diversos consumidores como um recurso auxiliar ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que traz benefícios para o consumidor e aumenta a robustez do Sistema Interligado Nacional (SIN), refletindo na redução do custo da energia, já que evita a geração de usinas termelétricas.
Ontem, o ONS realizou o processo competitivo para contratação de Resposta da Demanda por produto Disponibilidade. O mecanismo foi avaliado como um sucesso, obtendo um deságio máximo de 14%, ou seja, o menor preço negociado ficou 14% abaixo do preço-teto definido. Nos próximos dias, após a assinaturas dos contratos, o volume negociado será divulgado. As próximas etapas são as empresas vencedoras formalizarem contratos com vigência de três meses, de novembro a janeiro, e receberem uma receita fixa mensal. Em troca, deverão estar disponíveis para reduzir sua demanda de energia elétrica quatro vezes por mês, por períodos de quatro horas, entre 18h e 22h, nos dias úteis.