Notícias

O setor elétrico e o Coliseu dos Jabutis

Por Paulo Pedrosa, Presidente Executivo da Abrace Energia

No mundo da política costuma-se dizer que quando se encontra um jabuti em cima de uma árvore, ele chegou lá por enchente ou por mão de gente. Este seria o caso de diversos dispositivos nas leis de energia difíceis de serem explicados, que atendem a interesses específicos, por mais legítimos que sejam, e em troca ampliam e espalham custos para todos os consumidores.

Os jabutis são uma marca registrada do setor elétrico e explicam talvez mais da metade do custo da conta de luz, que tira dinheiro das famílias brasileiras com as faturas mais caras e impacta também no preço de todos os produtos feitos aqui. São tantos os jabutis, que hoje eles competem entre si e se destroem, como em um gigantesco Coliseu, em que no final a própria plateia, os consumidores, serão jogados na arena e devorados.

Os jabutis da energia incentivada e da geração distribuída (GD), por exemplo, criaram uma sobreoferta de energia no Brasil e prejudicam profundamente os geradores hidrelétricos, que teriam uma melhor energia e que são obrigados a vender em um mercado super ofertado de preços baixos.

[…]

Este artigo foi publicado no JOTA, em 29/01/2025

Para conferir a íntegra, clique aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *