Na primeira reunião ordinária de 2025 do Conselho Temático de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria (COINFRA/CNI), a ABRACE foi convidada a apresentar um panorama sobre os vetos da Lei das Eólicas Offshore e as perspectivas para o setor elétrico. O encontro foi realizado na terça-feira (18), em Brasília-DF, e contou com a presença do Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Serafim Costa Filho.
Na oportunidade, o Presidente da Associação, Paulo Pedrosa, e o Diretor de Energia Elétrica, Victor Iocca, apontaram os custos dos jabutis das Eólicas Offshore, que foram vetados pela Presidência. Ao todo, os itens que fogem à pauta principal da matéria somariam R$545 bilhões aos brasileiros até 2050. A ABRACE reforçou a importância de a indústria nacional se mobilizar em prol da manutenção dos vetos, sob o risco de impacto negativo na competitividade da energia e do desenvolvimento nacional.
Ainda no encontro, a Associação apresentou os resultados preliminares do estudo “Transição Energética como driver da reindustrialização”, elaborado em parceria com a PwC Strategy&. O trabalho aponta os caminhos que o Brasil deve seguir para que a transição energética seja fator de transformação da sociedade brasileira em uma sociedade mais próspera e justa. O estudo será apresentado ao público na quinta-feira (20).
Confira aqui a apresentação realizada pela ABRACE no COINFRA/CNI de 18/02/2025.