A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal realizou, na quarta-feira (24), audiência pública para debater os impactos da Consulta Pública ANP nº 08/2025. O processo trata da revisão tarifária dos gasodutos de transporte (TAG, NTS, TBG, GOM e TSB), válida para o período de 2026 a 2030. O diretor de gás natural da ABRACE, Adrianno Lorenzon, esteve presente na audiência representando a Associação e o Conselho de Usuários (CdU).
A revisão tarifária em discussão apresenta um risco iminente de aumento do custo do gás natural para os consumidores. De acordo com a proposta das transportadoras do insumo, pode-se esperar um aumento de cerca de 20% na tarifa – número que pode ser ainda maior, segundo Lorenzon.
Entre os pontos de discordância em relação à proposta das transportadoras estão a valoração dos ativos das transportadoras, a taxa de retorno do WACC e o investimento versus demanda. “É uma proposta que vai na contramão de tudo que foi desenhado de política pública nos últimos 10 anos”, afirma o diretor.
Veja a íntegra da audiência pública a seguir:
Foto destaque: Saulo Cruz/Agência Senado

