Choque de Energia – Preço de energia e a crise hídrica

Na 28ª edição do Choque de Energia a ABRACE traz para o debate o PLD, o preço da energia que é a base do planejamento do setor elétrico, da operação e do mercado. Hoje, temos um cenário em que estamos despachando termelétricas mais caras e o preço da energia está caindo. A consequência é a explosão do ESS.

Ou seja, o modelo utilizado não funciona, uma vez que desvaloriza o que há de mais sagrado no mercado: a contratação. O resultado é uma gigantesca transferência de renda de quem se preveniu e contratou, para agentes de mercado do setor elétrico.

A crise hídrica é importante e deve ser enfrentada com o olhar da modernização. O PL 414 em tramitação na Câmara dos Deputados corrige essas distorções. Além disso, aponta para a melhoria do preço, para a separação do lastro e da energia, para a valorização dos atributos e a alocação correta dos riscos do mercado.

Só assim nós vamos poder abrir o mercado livre e ter um setor elétrico eficiente para todos os consumidores do país. Confira o vídeo a seguir e saiba mais sobre o que a ABRACE pensa sobre o tema:

Sobre o Choque de Energia    

A cada duas semanas a ABRACE compartilha o Choque de Energia, uma série de vídeos com o objetivo de expor a opinião da associação acerca das temáticas mais relevantes para o setor de energia e de gás natural. Com apresentação de Paulo Pedrosa, presidente da ABRACE, os vídeos trazem, de forma rápida, o que mais mobiliza ou impacta os grandes consumidores e o setor de energia.     

Confira os vídeos anteriores e acompanhe as novidades no canal oficial da Abrace no Youtube e nas redes sociais. Você também pode participar, enviando a sua contribuição para abrace@abrace.org.br.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *