Choque de Energia: O futuro da energia vai chegar?

O futuro da energia foi o tema escolhido para o último Choque de Energia. Apresentado pelo presidente da ABRACE, Paulo Pedrosa, o episódio apresentou a necessidade e a urgência da discussão e da aprovação do PL 414/21, que trata da modernização do setor elétrico. O projeto já passou pelo Senado, está na Câmara e tem o potencial de modificar o setor de energia, dando maior consistência e permitindo a evolução a partir da competição e da inovação.

“É importante avançar na modernização do setor elétrico, pois estamos em um estado que os problemas se acumulam, as deformações crescem e direitos são adquiridos. Hoje, a cultura do setor consiste em um sistema que olha os custos e repassa para os consumidores pagarem através das tarifas, dos encargos e dos preços. O PL entra em cena para consertar o preço da energia e acabar com uma malha de mecanismos do setor que criou reservas de mercado, subsídios cruzados e estimulou ineficiências e oportunismos.”, destacou Pedrosa.

Por isso, segundo o executivo, é imperativo mudar a cultura do setor, modernizando-a por meio da competição, da inovação e do empoderamento dos consumidores. Garantindo, assim, que cada um pague e receba conforme o que usa e o que contribui com o sistema.

Participe do debate! Confira o vídeo completo abaixo:

Choque de energia #08 – O futuro da energia (e um convite)

Sobre o Choque de Energia

Toda semana a ABRACE compartilha o Choque de Energia, uma série de vídeos com o objetivo de expor a opinião da associação acerca das temáticas mais relevantes para o setor de energia e de gás natural. Com apresentação de Paulo Pedrosa, presidente da ABRACE, os vídeos trazem, de forma rápida, o que mais mobiliza ou impacta os grandes consumidores e o setor de energia naquela semana.

O Choque de Energia vai ao ar semanalmente no canal oficial da Abrace no Youtube e nas redes sociais. Você também pode participar, enviando a sua contribuição para abrace@abrace.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *