Choque de Energia – O agravamento da Crise Hídrica

Na 24ª edição do Choque de Energia falamos sobre o assunto que foi a grande pauta da semana: o combate à crise hídrica. Na última quarta-feira (25), a cúpula do setor elétrico apresentou medidas para ajudar o país a superar este momento, tais como:

  • Ações para segurar água nos reservatórios;
  • Ações para flexibilizar a operação do sistema;
  • Contratação de energia nova de térmicas e importação de energia da Argentina e do Uruguai;
  • Plano de Resposta Voluntária da Demanda (RVD) para grandes consumidores do mercado livre (quase operacional) e para os consumidores das distribuidoras.

Nesse sentido, no que concerne à participação dos eletrointensivos nas ações propostas, lembramos que não é de interesse da indústria abandonar seu negócio para especular energia no curto prazo, especialmente em um momento de recuperação da economia. 

Por fim, reiteramos que os grandes consumidores estão prontos para colaborar e esperamos que o país como um todo também faça parte desse processo, trabalhando para evitar a possibilidade de cortes de carga no horário de ponta ao final desse ano e nos dar uma condição de segurança maior no ano que vem.

Confira o vídeo a seguir e saiba mais sobre o que a ABRACE pensa sobre o tema:

Sobre o Choque de Energia    

A cada duas semanas a ABRACE compartilha o Choque de Energia, uma série de vídeos com o objetivo de expor a opinião da associação acerca das temáticas mais relevantes para o setor de energia e de gás natural. Com apresentação de Paulo Pedrosa, presidente da ABRACE, os vídeos trazem, de forma rápida, o que mais mobiliza ou impacta os grandes consumidores e o setor de energia.     

Confira os vídeos anteriores e acompanhe as novidades no canal oficial da Abrace no Youtube e nas redes sociais. Você também pode participar, enviando a sua contribuição para abrace@abrace.org.br.   

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *